conteúdo

Publicações

por Fernando Néto publicado 16/04/2021 14h23, última modificação 08/07/2021 14h09

As publicações editadas pela Codevasf são referência de pesquisa para diversos públicos. São estudos, pesquisas, levantamentos de dados, planos, projetos, manuais e cartilhas que podem ajudar a relação do produtor e da sociedade em geral com as interfaces ambientais, sociais e empreendedoras.

As publicações estão disponíveis para download em formato PDF. Para visualizar os arquivos é necessário ter o programa Acrobat Reader instalado no computador. Algumas delas também podem ser adquiridas na Codevasf, desde que haja disponibilidade de exemplares. Os pedidos podem ser feitos por carta, telefone e e-mail.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (61) 2028-4812 ou pelo e-mail .

Manuais e cartilhas

Capa - Manual de criação de peixes em viveiros.jpg

Manual de criação de peixes em viveiros (formato .pdf, tamanho 45 MB)

Considerando a realidade dos empreendimentos piscícolas caracterizados, na sua grande maioria, por pisciculturas de pequeno porte, a Codevasf elaborou o Manual de criação de peixes em viveiros. Um dos objetivos é proporcionar, especialmente ao técnico extensionista e ao pequeno produtor rural, o acesso gratuito a conhecimentos atualizados de piscicultura com espécies tropicais, tendo como horizonte o substancial crescimento da oferta de pescado, e, por conseguinte, o alcance da meta do consumo de 12 kg/habitante/ano, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Capa - Manual de criação de peixes em tanques-rede.jpg

Manual de criação de peixes em tanques-rede (formato .pdf, tamanho 14,6 MB)

A Codevasf possui como foco principal o desenvolvimento regional, sendo responsável por grandes avanços registrados na piscicultura brasileira. A empresa desenvolveu a tecnologia de reprodução artificial de dezenas de espécies nativas da bacia do São Francisco, entre elas o surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e o pirá (Conorhynchos conirostris), sendo este último considerado o peixe símbolo do São Francisco.

Capa - Ações ambientais em propriedades rurais

Ações ambientais em propriedades rurais (formato .pdf, tamanho 886 KB)

A cartilha Ações ambientais em propriedades rurais tem como um de seus objetivos despertar em toda a comunidade rural a consciência da necessidade de cada um adotar ações ambientais na sua propriedade, de forma que a união em torno do objetivo comum de produzir água, certamente transformará a região em produtora de mais água com qualidade para uso rural e nas cidades. Pensando nisso, a Codevasf elaborou a cartilha de forma bastante didática visando o pleno entendimento dos conhecimentos básicos acerca das ações de “conservação” a serem adotadas nas propriedades rurais.

Capa - Manual de Comunicação e Organização Social: Esgotamento Sanitário.jpg

Manual de comunicação e organização social: Esgotamento sanitário (formato .pdf, tamanho 12,7 MB)

No Manual de comunicação e organização social: Esgotamento sanitário estão descritas todas as etapas a que está submetido o sistema a ser implantado, como a instrução de formação de comitês com o envolvimento da prefeitura e câmara dos vereadores em todo o processo. Serve ainda, como uma ferramenta para auxiliar as ações de educação ambiental e comunicação social, que são obrigações assumidas pela Codevasf no âmbito do processo de licenciamento ambiental. Como resultado, espera-se que por meio do controle de participação social, o sistema seja conduzido com maior eficácia, com benefícios gerados ao meio ambiente, à saúde pública e valorização econômica da localidade.

Capa - Manual de criação de caprinos e ovinos.jpg

Manual de criação de caprinos e ovinos (formato .pdf, tamanho 13,7 MB)

A Codevasf lançou o Manual de criação de caprinos e ovinos com o objetivo de auxiliar o profissional e o produtor, atuantes nessa área, com o fornecimento de material didático sobre o tema.

Planos

Capa - Plano Nascente Itapecuru : plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Itapecuru.jpg

Plano Nascente Itapecuru : Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru (formato .pdf, tamanho 11,4 MB)

A Codevasf promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas de forma integrada, contribuindo para a redução das desigualdades regionais com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas. Para a elaboração do Plano Nascente Itapecuru: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru , a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Itapecuru por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Plano Nascente Mearim: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Mearim.jpg

Plano Nascente Mearim : Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Mearim (formato .pdf, tamanho 11,9 MB)

Para a elaboração do Plano Nascente Mearim: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Mearim, a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Mearim por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Plano Nascente São Francisco.jpg

Plano Nascente São Francisco: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio São Francisco (formato .pdf, tamanho 10 MB)

As causas da degradação do rio São Francisco remontam ao período colonial, cujos principais efeitos são o contínuo e intenso processo de assoreamento, a perda de solo, o secamento de nascentes, a destruição de matas ciliares e a poluição química. Para enfrentar as causas dessa degradação, a Codevasf apresenta o Plano Nascente São Francisco: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio São Francisco, o qual propõe, como uma de suas estratégias, integrar os governos (união, estados e municípios), a iniciativa privada, as organizações não governamentais e a sociedade da bacia do rio São Francisco.

Capa - Plano Nascente Parnaíba: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba.jpg

Plano Nascente Parnaíba: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba (formato .pdf, tamanho 27,3 MB)

O Plano Nascente Parnaíba: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba foi fundamentado na experiência da Codevasf em recuperação e controle de processos erosivos, contendo bases teóricas, aspectos legais, diretrizes do plano de de preservação e recuperação de nascentes, caracterização da bacia hidrográfica, arranjo e proposta executiva, monitoramento da quantidade e qualidade da água das nascentes etc.

Outras publicações

capa-caderno-de-caracterização-estado-de-goiás.jpgCaderno de Caracterização do Estado de Goiás (formato .pdf, tamanho 3,2 MB)

O Caderno de Caracterização do Estado de Goiás apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado de Goiás e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

Capa - Evolução da divisão territorial Codevasf: 1974-2020

Evolução da divisão territorial da Codevasf: 1974-2020 (formato .pdf, tamanho 4,7 MB)

A publicação disponibiliza informações fundamentais à compreensão da dinâmica de promoção do desenvolvimento regional no Brasil, em especial nas áreas onde a Codevasf está presente, estabelecendo um marco para acompanhamento de ações da empresa e contando sua história por meio de mapas que caracterizam a atuação da Companhia no território brasileiro, desde sua criação em 1974. Agrega ainda à representação espacial, valor histórico-documental com informações de caráter político-administrativo, através da listagem dos municípios para onde a presença do Estado brasileiro se intensifica e se reorganiza por meio da Codevasf.

Capa - Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas (formato .pdf, tamanho 17 MB)

O documento tem como objetivo socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto de desenvolvimento em bacias hidrográficas; selecionando trabalhos do corpo técnico da Codevasf e de instituições parceiras e interessados.

 

Conheça também:

Anais do 3º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas (formato .pdf, tamanho 14,1 MB)

 

Anais do 2º Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas (formato .pdf, tamanho 20,7 MB)

 

Anais do 1º Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas (formato .pdf, tamanho 17,5 MB)

 

Capa - Guia de uso da sala de coleta e apoio à amamentação.jpg

Guia de uso da sala de coleta e apoio à amamentação (formato .pdf, tamanho 3 MB)

Os procedimentos relativos à coleta de leite materno requerem cuidados específicos. Por essa razão, a Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf, responsável pela implantação da sala de coleta e apoio à amamentação na Sede da empresa, em Brasília, deu um passo adiante e sintetizou no guia orientações relevantes às profissionais que fazem ou farão uso do espaço.

Capa - Alocação de emendas parlamentares ao Orçamento da Codevasf 2019

Alocação de emendas parlamentares ao orçamento da Codevasf 2019 (formato .pdf, tamanho 33,8 MB)

A publicação pretende servir de referência para a construção de novos parâmetros de relacionamento com o Congresso Nacional, a fim de melhorar a eficiência na apresentação, tramitação e alocação das emendas parlamentares, que são fontes importantes para o financiamento das ações desenvolvidas pela Codevasf.

Capa - A agência para o desenvolvimento das bacias hidrográficas

A agência para o Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas (formato .pdf, tamanho 4,7 MB)

A revista mostra que a Codevasf é uma empresa pública federal responsável pelo desenvolvimento regional de várias bacias hidrográficas do Brasil. Inicialmente as ações da empresa concentraram-se no Vale do Rio São Francisco, utilizando como principal suporte a irrigação. As ações da Companhia têm contribuído para consolidar o desenvolvimento sustentável e integrado nas regiões onde atua.

Capa - Catálogo da produção científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias - 2015

Catálogo da produção científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias: 1980-2013 (formato .pdf, tamanho 11,5 MB)

No catálogo estão listadas referências bibliográficas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhos, livros e capítulos de livros, além de monografias, dissertações, teses e resumos apresentados em congressos no Brasil e no exterior, totalizando mais de 1,3 mil títulos entre 1980 e 2013.

 

Confira também:

 

*No Catálogo on-line - Sophia Biblioteca é possível consultar as obras e os documentos disponíveis no acervo da Biblioteca Geraldo Rocha. Também é possível acessar o conteúdo digital de algumas publicações editadas pela Codevasf .