conteúdo

Publicações

por Fernando Néto publicado 16/04/2021 14h23, última modificação 21/12/2023 16h13

As publicações editadas pela Codevasf são referência de pesquisa para diversos públicos. São estudos, pesquisas, levantamentos de dados, planos, projetos, manuais e cartilhas que podem ajudar a relação do produtor e da sociedade em geral com as interfaces ambientais, sociais e empreendedoras.

As publicações estão disponíveis para download em formato PDF. Para visualizar os arquivos é necessário ter o programa Acrobat Reader instalado no computador. Algumas delas também podem ser adquiridas na Codevasf, desde que haja disponibilidade de exemplares. Os pedidos podem ser feitos por carta, telefone e e-mail.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (61) 2028-4812 ou pelo e-mail .

Manuais e cartilhas

Capa - Manual de criação de peixes em viveiros.jpg

Manual de criação de peixes em viveiros / (formato .pdf, tamanho 45 MB)

Considerando a realidade dos empreendimentos piscícolas caracterizados, na sua grande maioria, por pisciculturas de pequeno porte, a Codevasf elaborou o Manual de criação de peixes em viveiros. Um dos objetivos é proporcionar, especialmente ao técnico extensionista e ao pequeno produtor rural, o acesso gratuito a conhecimentos atualizados de piscicultura com espécies tropicais, tendo como horizonte o substancial crescimento da oferta de pescado, e, por conseguinte, o alcance da meta do consumo de 12 kg/habitante/ano, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Capa - Manual de criação de peixes em tanques-rede.jpg

Manual de criação de peixes em tanques-rede / (formato .pdf, tamanho 14,6 MB)

A Codevasf possui como foco principal o desenvolvimento regional, sendo responsável por grandes avanços registrados na piscicultura brasileira. A empresa desenvolveu a tecnologia de reprodução artificial de dezenas de espécies nativas da bacia do São Francisco, entre elas o surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e o pirá (Conorhynchos conirostris), sendo este último considerado o peixe símbolo do São Francisco.

Capa - Ações ambientais em propriedades rurais

Ações ambientais em propriedades rurais / (formato .pdf, tamanho 886 KB)

A cartilha Ações ambientais em propriedades rurais tem como um de seus objetivos despertar em toda a comunidade rural a consciência da necessidade de cada um adotar ações ambientais na sua propriedade, de forma que a união em torno do objetivo comum de produzir água, certamente transformará a região em produtora de mais água com qualidade para uso rural e nas cidades. Pensando nisso, a Codevasf elaborou a cartilha de forma bastante didática visando o pleno entendimento dos conhecimentos básicos acerca das ações de “conservação” a serem adotadas nas propriedades rurais.

Capa - Manual de Comunicação e Organização Social: Esgotamento Sanitário.jpg

Manual de comunicação e organização social: Esgotamento sanitário / (formato .pdf, tamanho 12,7 MB)

No Manual de comunicação e organização social: Esgotamento sanitário estão descritas todas as etapas a que está submetido o sistema a ser implantado, como a instrução de formação de comitês com o envolvimento da prefeitura e câmara dos vereadores em todo o processo. Serve ainda, como uma ferramenta para auxiliar as ações de educação ambiental e comunicação social, que são obrigações assumidas pela Codevasf no âmbito do processo de licenciamento ambiental. Como resultado, espera-se que por meio do controle de participação social, o sistema seja conduzido com maior eficácia, com benefícios gerados ao meio ambiente, à saúde pública e valorização econômica da localidade.

Capa - Manual de criação de caprinos e ovinos.jpg

Manual de criação de caprinos e ovinos / (formato .pdf, tamanho 13,8 MB)

A Codevasf lançou o Manual de criação de caprinos e ovinos com o objetivo de auxiliar o profissional e o produtor, atuantes nessa área, com o fornecimento de material didático sobre o tema.

Planos

Capa - Plano Nascente Itapecuru : plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Itapecuru.jpg

Plano Nascente Itapecuru : Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru / (formato .pdf, tamanho 11,4 MB)

A Codevasf promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas de forma integrada, contribuindo para a redução das desigualdades regionais com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas. Para a elaboração do Plano Nascente Itapecuru: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Itapecuru, a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Itapecuru por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Plano Nascente Mearim: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia hidrográfica do rio Mearim.jpg

Plano Nascente Mearim : Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Mearim / (formato .pdf, tamanho 11,9 MB)

Para a elaboração do Plano Nascente Mearim: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Mearim, a Codevasf realizou amplos estudos e diagnósticos de campo que resultaram em um trabalho da mais alta qualidade técnica e científica, objetivando garantir segurança hídrica à bacia do rio Mearim por meio da recuperação e preservação de suas nascentes e do uso adequado do solo, ações estratégicas para o desenvolvimento regional sustentável.

Capa - Plano Nascente São Francisco.jpg

Plano Nascente São Francisco: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio São Francisco / (formato .pdf, tamanho 10 MB)

As causas da degradação do rio São Francisco remontam ao período colonial, cujos principais efeitos são o contínuo e intenso processo de assoreamento, a perda de solo, o secamento de nascentes, a destruição de matas ciliares e a poluição química. Para enfrentar as causas dessa degradação, a Codevasf apresenta o Plano Nascente São Francisco: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio São Francisco, o qual propõe, como uma de suas estratégias, integrar os governos (união, estados e municípios), a iniciativa privada, as organizações não governamentais e a sociedade da bacia do rio São Francisco.

Capa - Plano Nascente Parnaíba: plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba.jpg

Plano Nascente Parnaíba: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba / (formato .pdf, tamanho 27,3 MB)

Plano Nascente Parnaíba: Plano de preservação e recuperação de nascentes da bacia do rio Parnaíba foi fundamentado na experiência da Codevasf em recuperação e controle de processos erosivos, contendo bases teóricas, aspectos legais, diretrizes do plano de de preservação e recuperação de nascentes, caracterização da bacia hidrográfica, arranjo e proposta executiva, monitoramento da quantidade e qualidade da água das nascentes etc.

Outras publicações

capa-Projeto Formoso - Impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa-BA.jpg

Projeto Formoso: Impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa (BA) / (formato .pdf, tamanho 7,7 MB)

O livro Projeto Formoso: Impactos socioeconômicos e ambientais no município de Bom Jesus da Lapa (BA) apresenta impactos do projeto de irrigação da Codevasf numa região tipicamente seca do semiárido baiano. A publicação traz ainda um histórico do pensamento econômico sobre desenvolvimento regional no mundo e sua influência no Brasil, evidenciado pelas ações dos projetos públicos de irrigação.

Caderno de caracterização do Mato Grosso

Caderno de Caracterização do Estado do Mato Grosso / (formato .pdf, tamanho 4,6 MB)

Caderno de Caracterização do Estado do Mato Grosso apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado do Mato Grosso e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

capa-Caderno de Caracterização do Estado do Pará.jpg

Caderno de Caracterização do Estado do Pará / (formato .pdf, tamanho 5,4 MB)

O Caderno de Caracterização do Estado do Pará apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado do Pará e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

capa-Produção Agropecuária nos Projetos Públicos de Irrigação da Codevasf - 2021.jpg

Produção Agropecuária nos Projetos Públicos de Irrigação da Codevasf - 2021 / (formato .pdf, tamanho 3,1 MB)

Esta publicação não apenas demonstra os resultados da produção agrícola dos projetos públicos de irrigação da Codevasf do ano de 2021, como também destaca as características particulares de cada projeto, de forma a permitir sua diferenciação não apenas por números, mas pelos aspectos das culturas produzidas, perfis dos produtores, histórico do projeto entre outros fatores. O documento constitui um verdadeiro mapa da atual situação agrícola e econômica dos projetos públicos de irrigação da Companhia apresentando uma linguagem simples e acessível ao público em geral.

capa-caderno-de-caracterizacao-paraiba.png

Caderno de Caracterização: Estado da Paraíba / (formato .pdf, tamanho 5,8 MB)

O Caderno de Caracterização do Estado da Paraíba apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado da Paraíba e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

capa-caderno-de-caracterizacao-distrito-federal.pngCaderno de Caracterização do Distrito Federal / (formato .pdf, tamanho 5 MB)

O Caderno de Caracterização do Distrito Federal apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Distrito Federal e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

capa-caderno-de-caracterizacao-estado-do-ceará.pngCaderno de Caracterização: Estado do Ceará / (formato .pdf, tamanho 8,4 MB)

O Caderno de Caracterização: Estado do Ceará apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado do Ceará e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região..

Cartilha de Emendas Parlamentares 2023-2024Alocação de Emendas Parlamentares ao Orçamento da Codevasf - 2023 - 2024 / (formato .pdf, tamanho 10,6 MB)

Um dos objetivos da publicação Alocação de Emendas Parlamentares ao Orçamento da Codevasf é garantir que o propósito da Emenda Parlamentar coincida com os programas e os projetos estruturantes da Codevasf – ora complementando os recursos alocados pelo Poder Executivo ao Projeto de Lei do Orçamento Geral da União, ora apoiando ações inicialmente não contempladas neste Projeto.

Capa - Catálogo Codevasf.jpegCatálogo Codevasf - 2023 / (formato .pdf, tamanho 14,9 MB)

O Catálogo Codevasf apresenta a relação de máquinas, implementos, veículos, materiais e serviços que têm papel determinante nesses processos de integração e desenvolvimento das principais linhas de negócios apoiadas pela empresa: Agricultura Irrigada, Estruturação de Atividades Produtivas, Infraestrutura Urbana, Escoamento da Produção, Comercialização, Infraestrutura Hídrica e Revitalização de Bacias Hidrográficas.

Capa - Caderno de Caracterização Estado do Amapá.jpgCaderno de Caracterização: Estado do Amapá / (formato .pdf, tamanho 5,4 MB)

Caderno de Caracterização: Estado do Amapá apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

Capa - Caderno de Caracterização Estado do Rio Grande do Norte.pngCaderno de Caracterização: Estado do Rio Grande do Norte / (formato .pdf, tamanho 6,2 MB)

O Caderno de Caracterização: Estado do Rio Grande do Norte apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado do Rio Grande do Norte e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

capa-Diagnóstico desenvolvimento hidroagrícola dos assentamentos - Canal Sertão Alagoano.jpgDiagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola dos Assentamentos na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano / (formato .pdf, tamanho 32,1 MB)

Diagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola dos Assentamentos na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano tem como finalidade apresentar o levantamento social e produtivo de 13 assentamentos existentes no município de Delmiro Gouveia e em quatro assentamentos no município de Água Branca, inseridos no semiárido do estado de Alagoas. Os dados identificados pelo estudo foram obtidos por meio de aplicação de questionário participativo junto às 710 famílias ali existentes, constatando-se uma população de 2.851 habitantes com vocação para a produção agropecuária, organizados em associações comunitárias presentes em cada assentamento. O resultado do estudo descrito no livro representa uma importante ferramenta de planejamento para o desenvolvimento regional, contendo elementos que revelam as potencialidades e limitações socioambientais daquelas respectivas localidades, como também das condições produtivas e as limitações de acesso à água. A partir da implementação do plano estruturante de acesso a água a partir do Canal do Sertão Alagoano apresentado no trabalho, busca-se promover o desenvolvimento econômico e social dos assentamentos existentes na área de abrangência do canal.

Capa-Diagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Rurais na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano.jpgDiagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Rurais na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano / (formato .pdf, tamanho 22,4 MB)

O Diagnóstico para o Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Rurais na Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano é uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento regional, contendo dados que revelam as potencialidades e limitações socioambientais, como também das condições produtivas e de acesso à água de 544 comunidades rurais em 12 municípios do Alto Sertão Alagoano, no trecho compreendido entre o marco zero e o quilômetro 123 do canal. Esse estudo possibilita a elaboração e a execução de projetos de acesso à água tanto para o consumo humano quanto para a inclusão produtiva, essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e social daquelas localidades. O trabalho tem como objetivo apresentar a realidade e as condições hidroagrícolas e de convivência com o semiárido das comunidades inseridas no diagnóstico realizado, localizadas nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Pariconha, Olho D’Água do Casado, Inhapi, Piranhas, Mata Grande, Canapi, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Carneiros e Pão de Açúcar. Por meio desse diagnóstico apresentam-se as condições necessárias à elaboração de projetos estruturantes e sustentáveis a partir do uso da água do canal e, assim, promover a transformação econômica e social da população rural beneficiária, por meio do uso racional da água e do solo de aproximadamente 157 mil famílias com aptidão agrícola existentes nos respectivos municípios, localizados no sertão alagoano. 

capa-caderno-de-caracterizacao-estado-do-tocantins.jpgCaderno de Caracterização: Estado do Tocantins / (formato .pdf, tamanho 5,5 MB)

O Caderno de Caracterização: Estado do Tocantins apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado do Tocantins e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

Capa - Agricultura irrigada em ambientes salinos.jpgAgricultura irrigada em ambientes salinos / (formato .pdf, tamanho 8,7 MB)

Agricultura Irrigada em Ambientes Salinos se constitui em uma rica coletânea de informações e pesquisas de profissionais da Codevasf em conjunto com instituições parceiras de órgãos de desenvolvimento, pesquisa e ensino, trazendo contribuições técnico-científicas para aqueles que precisam conhecer o tema, mas principalmente para os que querem aplicar as experiências de produção agrícola com recursos “biossalinos”, aspectos básicos de drenagem agrícola, sustentabilidade de projetos de irrigação, monitoramento da salinidade, técnicas de recuperação dos solos afetados por sais, estresse salino em plantas, caracterização das águas salobras superficiais e subterrâneas do nordeste brasileiro, cultivos hidropônicos, produção de forragem com águas salobras, cultivo de halófitas e experiências com comunidades rurais com exemplos práticos que podem ser incorporados nos sistemas produtivos irrigados dos agricultores, principalmente do semiárido e demais biomas do Brasil e do mundo.

capa-caderno-de-caracterização-estado-de-goiás.jpgCaderno de Caracterização: Estado de Goiás / (formato .pdf, tamanho 3,2 MB)

O Caderno de Caracterização: Estado de Goiás apresenta o trabalho de consolidação e sistematização de informações atualizadas sobre o Estado de Goiás e tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf na sua área de atuação, compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

Capa - Evolução da divisão territorial Codevasf: 1974-2020

Evolução da divisão territorial da Codevasf: 1974-2020 / (formato .pdf, tamanho 4,7 MB)

A publicação disponibiliza informações fundamentais à compreensão da dinâmica de promoção do desenvolvimento regional no Brasil, em especial nas áreas onde a Codevasf está presente, estabelecendo um marco para acompanhamento de ações da empresa e contando sua história por meio de mapas que caracterizam a atuação da Companhia no território brasileiro, desde sua criação em 1974. Agrega ainda à representação espacial, valor histórico-documental com informações de caráter político-administrativo, através da listagem dos municípios para onde a presença do Estado brasileiro se intensifica e se reorganiza por meio da Codevasf.

Capa - Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas

Anais do 4º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas / (formato .pdf, tamanho 17 MB)

O documento tem como objetivo socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto de desenvolvimento em bacias hidrográficas; selecionando trabalhos do corpo técnico da Codevasf e de instituições parceiras e interessados.

 

Conheça também:

Anais do 3º Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas / (formato .pdf, tamanho 14,1 MB)

 

Anais do 2º Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas / (formato .pdf, tamanho 20,7 MB)

 

Anais do 1º Seminário Água e Solo no contexto de Desenvolvimento de Bacias Hidrográficas / (formato .pdf, tamanho 17,5 MB)

 

Capa - Guia de uso da sala de coleta e apoio à amamentação.jpg

Guia de uso da sala de coleta e apoio à amamentação / (formato .pdf, tamanho 3 MB)

Os procedimentos relativos à coleta de leite materno requerem cuidados específicos. Por essa razão, a Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf, responsável pela implantação da sala de coleta e apoio à amamentação na Sede da empresa, em Brasília, deu um passo adiante e sintetizou no guia orientações relevantes às profissionais que fazem ou farão uso do espaço.


Conheça também:

Cartilha – Amamentação: Mitos e Verdades / (formato .pdf, tamanho 3,8 MB)

Capa - A agência para o desenvolvimento das bacias hidrográficas

A agência para o Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas / (formato .pdf, tamanho 4,7 MB)

A revista mostra que a Codevasf é uma empresa pública federal responsável pelo desenvolvimento regional de várias bacias hidrográficas do Brasil. Inicialmente as ações da empresa concentraram-se no Vale do Rio São Francisco, utilizando como principal suporte a irrigação. As ações da Companhia têm contribuído para consolidar o desenvolvimento sustentável e integrado nas regiões onde atua.

Capa - Catálogo da produção científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias - 2015

Catálogo da produção científica apoiada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias: 1980-2013 / (formato .pdf, tamanho 11,5 MB)

No catálogo estão listadas referências bibliográficas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, trabalhos, livros e capítulos de livros, além de monografias, dissertações, teses e resumos apresentados em congressos no Brasil e no exterior, totalizando mais de 1,3 mil títulos entre 1980 e 2013.

 

Confira também:

 

*No Catálogo on-line - Sophia Biblioteca é possível consultar as obras e os documentos disponíveis no acervo da Biblioteca Geraldo Rocha. Também é possível acessar o conteúdo digital de algumas publicações editadas pela Codevasf .