conteúdo

Acervo

por Fernando Néto publicado 29/03/2021 16h52, última modificação 07/01/2022 15h16

O acervo da Biblioteca Geraldo Rocha é especializado em irrigação, drenagem, recursos hídricos, solos, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional, com ênfase em técnicas de aproveitamento de recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social dos habitantes da área de atuação da Codevasf, assim como documentos históricos sobre os vales do São Francisco e do Parnaíba e técnico-gerenciais referentes à atuação da Codevasf e suas antecessoras. São aproximadamente 40 mil itens distribuídos em livros, folhetos, periódicos, vídeos, fotografias, slides, filmes (película, VHS, U-Matic, CD e DVD), negativos, entre outros.

Tipos de acervo

- Acervo Geral é composto por obras de várias áreas do conhecimento, principalmente aquelas voltadas para a área de interesse da Codevasf.

- Acervo de Estudos e Projetos de Irrigação é formado por obras produzidas direta ou indiretamente pela Codevasf em sua área de atuação. Entre os documentos que compõem esse acervo, encontram-se projetos já implantados ou que se encontram nas fases de estudos e de implantação.

- Acervo Memória Institucional é composto por documentos de teor histórico, sociológico, socioeconômico, técnico, científico e administrativo, produzidos pelo corpo técnico da empresa, sob chancela direta ou em parceira com ela, que registram sua atuação no vale do São Francisco e do Parnaíba ao longo de sua história. São documentos produzidos desde o período da Comissão do Vale do São Francisco – CVSF, criada em 1948, passando pela Superintendência do Vale do São Francisco – Suvale (1967), até a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf (1974).