O principal argumento dos parlamentares contrários ao projeto de transposição de águas do Rio São Francisco para o Semi-Árido nordestino foi desmontado ontem pelos presidentes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti, e da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman.
2004
A economia foi constatada entre os produtores de frutas do Vale do São Francisco que aderiram ao programa de Produção Integrada de Frutas, PIF. Gustavo Chianka, Diretor Executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, afirma que a produção integrada de frutas agrega qualidade, produtividade e sustentabilidade à fruticultura nacional.
A partir da década de 70 e principalmente nos anos 80, a produção de frutas na Bahia ganha impulso e se transforma.
O governo quer iniciar o projeto de transposição do Rio São Francisco a partir de janeiro próximo para levar água para regiões secas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Uma solenidade realizada no Auditório da Embrapa, em Brasília, marcou a posse da nova diretoria nacional do Sinpaf. Os novos diretores e auditores terão um mandado de três anos. O Sinpaf tem mais de nove mil filiados, um dos maiores índices de filiações do país.
O território dos Cocais, que concentra 22 municípios no norte do Piauí, 11 no Ceará e 7 do Maranhão receberá a primeira capacitação prática do Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap).
O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) defendeu hoje o Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias do Nordeste Setentrional, com argumento de que ele garantirá o abastecimento de água a uma população de 12 milhões de pessoas e, também, assegurará o desenvolvimento sustentável do Nordeste Setentrional.
As vendas de frutas e flores no exterior crescem em progressão geométrica e multiplicam as oportunidades de agronegócio no país .
Além de agregar pequenos produtores, o programa transforma a produção convencional em altamente tecnificada. O programa Produção Integrada de Frutas (PIF), estruturado a partir da cadeia produtiva da maçã, fecha 2004 com lista de 15 espécies frutíferas.
Apresentar o estágio atual dos estudos relativos ao “Sistema Xingó – Estudos de Viabilidade de Aproveitamento Múltiplo dos Recursos Naturais” e os resultados dos estudos de viabilidade em andamento, são os objetivos da apresentação que ocorre amanhã, 22 de outubro, às 15h, na sede da Codevasf, em Aracaju (SE).
Estudos feitos em 90 açudes da região demonstraram que cerca de 75% da água são perdidas dessa forma, restando apenas 25% para o abastecimento humano. Pouco ou nada sobra para as atividades produtivas.
O Governo Federal consolidou, na terça-feira, (5/10), em reunião no Recife (PE), a instalação do último Núcleo de Apoio ao Programa de Revitalização do Rio São Francisco (NAP).
A criação do Fundo Constitucional para a Revitalização Hidroambiental e o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco será tema de audiência pública amanhã (20), a partir das 14 h, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, irá se reunir amanhã (20) no plenário, em Brasília, com a Comissão Especial da Revitalização da Bacia do São Francisco para debater a criação do Fundo que irá revitalizar o sistema hidroambiental e promover o desenvolvimento sustentável das populações ribeirinhas.
A transposição das águas do Rio São Francisco foi o assunto mais debatido durante o II Encontro Microrregional do Fórum Araripense de Prevenção e Combate à Desertificação, realizado no final de semana, no Salão Paroquial do município.
A Câmara Consultiva do Baixo São Francisco, que reúne os estados de Alagoas e Sergipe, fará uma consulta pública no próximo dia 14, em Propriá (SE), para discutir as propostas de ampliação de transposição das águas do Rio São Francisco para outros fins, além de abastecimento humano e para matar a sede dos animais.
Principal agente financeiro do Governo Federal para a Região, o Banco do Nordeste aplicou de janeiro a junho deste ano mais de R$ 2,1 bilhões no âmbito de diversos programas de crédito operacionalizados pela empresa.
Está em andamento em Picos, a 306 quilômetros de Teresina, a criação da primeira Central de Cooperativas Apícolas que vai agregar cooperativas de todo o Piauí, do Ceará e de Pernambuco.