Revitalização e Integração do rio São Francisco, o mais importante projeto do Governo Federal está ao alcance de todos. Já está no ar, o site sobre o projeto que prevê a Interligação da Bacia do São Francisco com as bacias do Nordeste Setentrional integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido e da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ( veja o link no canto esquerdo deste site).
2004
Em meados de novembro, quando o presidente da China, Hu Jintao, visitar Brasília, provavelmente será anunciada pelo governo chinês a liberação das importações de frutas cítricas do Brasil.
O rio São Francisco completou na última semana 502 anos do seu descobrimento em meio a uma polêmica que acompanha a sua história. O Governo se prepara para tirar do papel um projeto pensado desde o Império: a transposição das águas do Velho Chico para o Semi-árido nordestino.
O empresário paulista Eduardo de Carvalho, 31 anos, está se preparando para, em maio de 2005, descer o Rio São Francisco, do porto fluvial de Pirapora (MG) até o porto de Juazeiro (BA), a bordo de um barco feito com 2.040 embalagens plásticas de PET (Polietileno Tereftalato).
As obras de revitalização do rio São Francisco começaram em julho e já vão ser avaliadas nos próximos dias.
Uma das propostas a serem submetidas aos sete Núcleos de Apoio ao Programa de Revitalização do São Francisco - o último deles foi instalado terça-feira (5) em Pernambuco - será a criação de um parque nacional e de uma área de proteção ambiental (APA) na região do Baixo São Francisco, entre os municípios de Paulo Afonso, na Bahia, e Poço Redondo, em Sergipe.
Em reunião na Abdib, Ciro Gomes (Integração Nacional) disse que não quer esperar a revitalização do rio São Francisco -que levaria 20 anos- para iniciar as obras de integração das bacias.
O agriculor Fabio Moreira, dono de uma área de 10 hectares com lavoura de manga e 5 hectares com uvas no Vale do São Francisco, no sertão pernambucano, foi escolhido como “case” por ter conseguido diminuir o uso de insumos químicos em cerca de 70% e baixar os custos de sua produção.
Produtores e exportadores de manga baianos fazem os últimos ajustes no processo de produção e benefiamento para exportar o fruto para o Japão. O país asiático decretou, na ultima segunda feira, a liberação para a importação da manga brasileira.
As informações sobre o Projeto São Francisco - que levará água do rio São Francisco para a perenização dos rios intermitentes do Nordeste Setentrional, garantindo a segurança hídrica para uma população de 12 milhões de pessoas - estão, agora, disponíveis ao público pela internet.