Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013
conteúdo

2013

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h04, última modificação 01/11/2022 13h56

Codevasf recebe prêmio Tecnologia Social 2013 da Fundação Banco do Brasil

A Codevasf foi uma das ganhadoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013, na categoria “Gestores Públicos”. O projeto vitorioso foi a metodologia para conversão do sistema de irrigação do perímetro Mandacaru, no semiárido baiano, desenvolvido pelos técnicos Rodrigo Franco Vieira, Frederico Calazans e Juan Ramon Fleischmann. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de terça-feira (19), no Teatro Oi, no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 20/11/2013 19h32 Notícia

Codevasf entrega kits de irrigação durante simpósio de recursos hídricos

Os dois kits de irrigação expostos no estande da Codevasf no XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XX SBRH) foram doados durante o evento para uma família de agricultores e para uma universidade gaúcha. O XX SBRH acontece paralelamente à Exposição de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Expohidro-ABRH), em Bento Gonçalves (RS), e vai até até sexta-feira (22).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 21/11/2013 15h10 Notícia

Agricultores familiares realizam colheita em área beneficiada com kits de irrigação entregues pela Codevasf

Os agricultores familiares do Povoado Agro Alegre 2, no município maranhense de Matões do Norte, iniciam na sexta-feira (22) a colheita em área beneficiada com kits de irrigação entregues pela Codevasf. A abertura da colheita será realizada às 9h pela 8ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em São Luís (MA), e pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima).

por Fernando Néto publicado 21/11/2013 15h32 Notícia

Novas ações de acesso a água e inclusão produtiva beneficiarão moradores do Médio São Francisco

Novas ações de promoção de acesso a água e inclusão produtiva para a população dos Territórios da Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico serão anunciadas nesta segunda-feira (25) pela Codevasf e pelo governo da Bahia, durante evento marcado para as 9h na Escola Municipal Agnelo Braga, em São Félix do Coribe, no Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 22/11/2013 17h51 Notícia

Área doada pela Codevasf abriga campus do IFBaiano em Bom Jesus da Lapa

O campus de Bom Jesus da Lapa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), o décimo da instituição em atividade na Bahia, foi inaugurado nesta sexta-feira (22). A área onde foi implantado o instituto, no Projeto Formoso, foi doada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), representada no evento de inauguração pelo superintendente regional Lourival Gusmão. Entre as autoridades presentes, estavam o governador do estado, Jaques Wagner, e o prefeito Eures Ribeiro.

por Fernando Néto publicado 22/11/2013 18h47 Notícia

População do Médio São Francisco baiano comemora novas ações de convivência com semiárido

Acesso a água, inclusão produtiva e mais um importante passo dado na direção de um novo projeto de irrigação estiveram entre as boas notícias recebidas pela população do Médio São Francisco baiano nesta segunda-feira (25). A Codevasf e o governo estadual entregaram equipamentos e anunciaram novas ações para esta parte do semiárido inserida nos Territórios da Bacia do Rio Corrente e do Velho Chico em evento realizado em São Félix do Coribe.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/11/2013 19h11 Notícia

Codevasf incentiva apicultura familiar no sertão pernambucano

Apicultores de Moreilândia, no sertão pernambucano, poderão dar novo impulso à produção de mel. Eles receberam da Codevasf 11 kits para apicultura familiar, um investimento de quase R$ 90 mil. A ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e é executada pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional.

por Fernando Néto publicado 26/11/2013 17h36 Notícia

Ações da Codevasf em pesca e aquicultura são tema de encontro em Parnaíba (PI)

As ações de pesca e aquicultura da Codevasf estão em destaque no I Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura Apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí. O evento acontece nesta quarta (27), durante todo o dia, no auditório da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba (PI), e tem como finalidade principal avaliar as ações e integrar os projetos, buscando o enriquecimento de conhecimentos a partir da troca de experiências entre os beneficiados.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 27/11/2013 11h33 Notícia

Famílias de Pão de Açúcar são inseridas pela Codevasf na Rota do Mel em Alagoas

Kits de apicultura e certificados de capacitação em manejo apícola, entregues pela Codevasf, irão garantir o ingresso de 88 famílias do município de Pão de Açúcar, sertão alagoano, na Rota do Mel. As ações integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e são executadas pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 27/11/2013 13h26 Notícia

Codevasf e parceiros finalizam capacitação em comercialização e industrialização do arroz em Penedo (AL)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Embrapa, o Sebrae/AL e organizações ligadas ao Arranjo Produtivo Local de arroz no Baixo São Francisco finalizaram, na última quarta-feira (27), uma capacitação voltada para profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural (Ater) aos perímetros irrigados alagoanos de Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio. Também participaram da formação irrigantes dos dois perímetros irrigados e pequenos empresários que beneficiam o arroz no Baixo São Francisco alagoano.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 29/11/2013 10h48 Notícia

Codevasf repovoa açude Jacuípe em Igaci (AL) com 15 mil peixes

Cerca de 15 mil peixes jovens foram inseridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no açude Jacuípe, município de Igaci, em Alagoas. O peixamento atende a uma demanda da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Igaci, que pretende repovoar o açude com vistas a garantir aos pescadores artesanais do município, e à população em geral, a geração de trabalho e renda e o pescado tradicional da Semana Santa.

por Walter Moura Costa publicado 29/11/2013 12h59 Notícia

Codevasf avalia viabilidade de uso de energia solar em perímetros irrigados

A Codevasf estuda a possibilidade de utilizar energia solar na operação de seus perímetros irrigados. Os perímetros Mandacaru (BA) e Nilo Coelho (PE) receberão nos dias 1º e 2 de dezembro a visita de uma comitiva composta por representantes da Codevasf junto com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Embaixada da Alemanha e institutos de pesquisa alemães que colaboram com a avaliação do assunto.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 29/11/2013 16h44 Notícia

Kits de irrigação doados pela Codevasf garantem segurança alimentar de 71 famílias em Sergipe

Kits de irrigação doados esta semana pela Codevasf vão possibilitar o plantio de frutas, hortaliças e garantir assim a segurança alimentar de 71 famílias do sertão sergipano. Os kits, com capacidade para irrigar uma área de até 500 m², foram destinados a famílias de agricultores moradoras dos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu e Propriá.

por Fernando Néto publicado 29/11/2013 17h06 Notícia

Equipamentos doados pela Codevasf beneficiam famílias do Médio São Francisco baiano

A população de quatro municípios do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), baseada em Bom Jesus da Lapa (BA) – será beneficiada com a doação de equipamentos, pela Companhia, que fortalecerão a produção agrícola e facilitarão o acesso a água. Os municípios são Correntina, Tabocas do Brejo Velho, Xique-Xique e Irecê.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h55 Notícia

Equipamentos doados pela Codevasf beneficiam famílias do Médio São Francisco baiano

A população de quatro municípios do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), baseada em Bom Jesus da Lapa (BA) – será beneficiada com a doação de equipamentos, pela Companhia, que fortalecerão a produção agrícola e facilitarão o acesso a água. Os municípios são Correntina, Tabocas do Brejo Velho, Xique-Xique e Irecê.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 29/11/2013 19h33 Notícia