Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013
conteúdo

2013

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h04, última modificação 01/11/2022 13h56

Ações de convivência com o semiárido serão destaque durante evento em Juazeiro

Ações governamentais que visam ampliar o acesso a água no norte da Bahia, bem como promover o desenvolvimento regional neste pedaço do semiárido, serão executadas e debatidas nesta segunda-feira (4) durante evento promovido pelo governo do estado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA). O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, estará presente ao lado do chefe da Casa Civil do governo do estado, Rui Costa, que também é coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência e Desenvolvimento do Semiárido.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/11/2013 19h35 Notícia

Codevasf retoma Ater em perímetros irrigados de Pernambuco

Mais de 2,5 mil famílias de produtores de perímetros públicos irrigados de Petrolina, no sertão pernambucano, estão sendo beneficiadas com a retomada, a partir desta segunda-feira (4), dos trabalhos de assistência técnica e extensão rural (Ater) fornecidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O investimento é de R$ 6 milhões, para o período de um ano.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 04/11/2013 18h21 Notícia

Codevasf reforça ações que ampliam o acesso a água no norte da Bahia

As ações governamentais que visam ampliar o acesso a água no norte da Bahia e promover o desenvolvimento desta região do semiárido ganharam reforço nesta segunda-feira (4) em Juazeiro (BA). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Governo do Estado da Bahia anunciaram ações que serão executadas nos municípios pertencentes ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão do São Francisco e realizaram a entrega simbólica de equipamentos para representantes desses municípios.

por Fernando Néto publicado 04/11/2013 20h32 Notícia

Audiência pública discutirá etapas de licenciamento ambiental do Projeto Pontal Norte, em Pernambuco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) realizam, na próxima sexta-feira (08), às 9h30, em Petrolina (PE), uma audiência pública sobre as etapas do licenciamento ambiental do Projeto de Irrigação Pontal - Área Norte. O encontro será no Centro Cultural Dom Bosco (Pça. Dom Malan, n°205, Centro).

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 05/11/2013 12h36 Notícia

Codevasf apoia industrialização do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba

A industrialização do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba é uma das alternativas para estimular a exploração sustentável e agregar valor ao produto final, beneficiando os mais de 4,5 mil catadores que vivem da captura e comercialização da espécie na divisa dos estados do Maranhão e do Piauí. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – em parceria com outras instituições – apoia a estruturação da cadeia produtiva com ações que buscam o desenvolvimento sustentável da atividade.

por Fernando Néto publicado 05/11/2013 17h13 Notícia

Kits de apicultura doados pela Codevasf beneficiam comunidades de Igaporã

Famílias das comunidades de Capão e Imbiruçu, do município de Igaporã, na Bahia, foram contempladas com a doação de 18 kits de apicultura, uma ação que integra o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria e é executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 06/11/2013 18h57 Notícia

Codevasf apresenta ações de fomento à piscicultura no Médio São Francisco baiano durante seminário

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresenta suas ações relacionadas à piscicultura no Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, que é baseada em Bom Jesus da Lapa (BA) – nesta quinta e sexta (7 e 8), quando acontece, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Barreiras (BA), o I Seminário de Pesca e Aquicultura do Oeste da Bahia.

por Fernando Néto publicado 07/11/2013 11h42 Notícia

Capacitação em apicultura pela Codevasf beneficia 548 produtores familiares em Alagoas

A capacitação de 548 produtores familiares em 22 municípios, para atuar em atividades apícolas (produção de mel, cera e própolis), é a marca alcançada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, coordenado no governo federal pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 07/11/2013 12h41 Notícia

Codevasf expõe suas ações no Piauí durante evento em Teresina

As ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Piauí, como obras de infraestrutura hídrica, estão presentes na 6ª Feira dos Municípios do Estado, que ocorre até sábado (9) no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), em Teresina. O evento, organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), tem como tema “Piauí de Muitas Cores, Formas, Riquezas e Belezas”.

por Fernando Néto publicado 07/11/2013 19h23 Notícia

Codevasf conclui audiências públicas para licenciamento do Canal do Xingó

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) encerrou, em Nossa Senhora da Glória (SE), as audiências públicas para discutir o licenciamento ambiental do Canal do Xingó. Na última quinta-feira (7), centenas de moradores dos cinco municípios sergipanos que serão beneficiados pelo empreendimento debateram os possíveis impactos ambientais a serem provocados pela implantação do canal e as medidas para amenizá-los. Um dia antes, a população de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, se reuniu com o mesmo objetivo.

por Walter Moura Costa publicado 08/11/2013 12h04 Notícia

Codevasf apresenta ações de apoio à apicultura durante evento em Ibotirama (BA)

Agricultores familiares interessados na atividade da apicultura lotaram o auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico (CETEP), em Ibotirama, no Médio São Francisco baiano, durante a 1ª Jornada do Desenvolvimento da Apicultura no Velho Chico, nessa quinta-feira (7). O evento teve destacada participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que apresentou as ações relacionadas à apicultura nos municípios da área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, em Bom Jesus da Lapa (BA).

por Fernando Néto publicado 08/11/2013 18h17 Notícia

Codevasf inclui famílias em situação de pobreza na Rota do Mel em Alagoas

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou nesta sexta-feira (8) a entrega de kits de apicultura e de certificados de capacitação em criação de abelhas a 30 famílias de Alagoas. Com esta ação, que integra o trabalho de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria (PBSM), as famílias serão incluídas na rota de produção de mel do estado – Rota do Mel. Na quinta-feira (7), outras 51 famílias em situação de extrema pobreza receberam os kits de apicultura e os certificados de capacitação.

por Fernando Néto publicado 08/11/2013 19h56 Notícia

Codevasf e governo baiano reforçam ações de acesso a água e inclusão produtiva no semiárido

Ações de acesso a água e de inclusão produtiva serão levadas nesta segunda-feira (11) à população da região de Irecê, no semiárido baiano, pela Codevasf e pelo governo da Bahia. Durante o evento, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, assinará ordens de serviço para instalação de cisternas de consumo humano a famílias que vivem em comunidades rurais difusas de 11 municípios da região, e para perfuração de 119 poços artesianos em 15 municípios.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 08/11/2013 19h59 Notícia

Ações da Codevasf vão garantir acesso a água e inclusão produtiva de famílias do semiárido baiano

Uma série de ações destinadas a viabilizar acesso a água e inclusão produtiva a famílias residentes no semiárido baiano foi autorizada nesta segunda-feira (11), com a assinatura de ordens de serviço pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, em evento realizado em Irecê (BA) – no qual também foram levadas à população ações do governo do estado. Ao todo, serão investidos pela Codevasf na região recursos da ordem de R$ 25,2 milhões para instalação de cisternas de consumo e kits de irrigação familiar, perfuração de poços artesianos e entrega de kits de produção para o fortalecimento da ovinocaprinocultura e da apicultura na região.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/11/2013 18h46 Notícia

Codevasf promove oficina do Água para Todos em Pernambuco

Prefeitos, parlamentares, técnicos e representantes de municípios do agreste pernambucano participaram nesta segunda-feira (11), na cidade de Arcoverde, a 257 quilômetros de Recife, da primeira oficina para implantação de sistemas simplificados em comunidades rurais no âmbito do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). A oficina foi ministrada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento das Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), executora do programa na região.

por Fernando Néto publicado 11/11/2013 19h00 Notícia

Codevasf incentiva produção agrícola no semiárido baiano

Visando oferecer o acesso à água e estimular a produção agrícola nas comunidades de Jatobazinho, Casinhas, Três Irmãos, Bom Princípio, Ouro Verde, Lagoa d’Água, Aroeira, Tanquinho, Salininha e Jatobazeiro, localizadas no interior do município de Remanso, no norte da Bahia, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investiu recursos da ordem de R$ 3,5 mil na doação de materiais permanentes.

por Walter Moura Costa publicado 12/11/2013 12h10 Notícia

Projeto Rota do Peixe foi destaque durante evento no oeste da Bahia

O projeto Rota do Peixe Barreiras-Irecê, que foi idealizado pela Codevasf e está sendo analisado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi um dos principais destaques do I Seminário de Pesca e Aquicultura do Oeste da Bahia. O evento ocorreu em Barreiras, no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Bom Jesus da Lapa (BA).

por Fernando Néto publicado 12/11/2013 17h43 Notícia

Codevasf doa colmeias a 147 famílias e fortalece produção de mel no semiárido

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançou a marca de 1.470 colmeias doadas a apicultores de cinco municípios do sertão sergipano. Nesta semana as doações beneficiaram o município de Nossa Senhora da Glória, onde 25 famílias foram contempladas com kits para a produção de mel. Na próxima quinta-feira (14) nove famílias de Graccho Cardoso receberão kits para o desenvolvimento da apicultura.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 12/11/2013 18h47 Notícia