Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Kits de irrigação doados pela Codevasf garantem segurança alimentar de 71 famílias em Sergipe
conteúdo

Notícias

Kits de irrigação doados pela Codevasf garantem segurança alimentar de 71 famílias em Sergipe

Kits de irrigação doados esta semana pela Codevasf vão possibilitar o plantio de frutas, hortaliças e garantir assim a segurança alimentar de 71 famílias do sertão sergipano. Os kits, com capacidade para irrigar uma área de até 500 m², foram destinados a famílias de agricultores moradoras dos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu e Propriá.
publicado: 29/11/2013 17h06, última modificação: 01/11/2022 14h21

Kits de irrigação doados esta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vão possibilitar o plantio de frutas, hortaliças e garantir assim a segurança alimentar de 71 famílias do sertão sergipano. Os kits, com capacidade para irrigar uma área de até 500 m², foram destinados a famílias de agricultores moradoras dos municípios de Canindé de São Francisco, Gararu e Propriá.

A implantação dos kits de irrigação é uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (2ª Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva), ambos vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria. Os recursos são provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Na quarta-feira, 27, a primeira comunidade contemplada com os sistemas de irrigação foi a Colônia Agrícola Valmir Mota, em Canindé de São Francisco, onde foram doados 22 kits. A irrigação vai viabilizar o plantio orgânico de hortaliças e a produção de forragem para a alimentação dos animais da comunidade. Em seguida, foram doados 12 kits de irrigação para a comunidade Gualter, também em Canindé de São Francisco. A comunidade Giboia, em Gararu, recebeu 15 kits e o município de Propriá recebeu 22 kits.

Genildo Alves Cordeiro, presidente da Associação Comunitária dos Produtores da Colônia Agrícola Valmir Mota (Ascomprav), agradeceu à Codevasf e ressaltou os benefícios trazidos para a comunidade. “Muitos assentados já têm áreas prontas para a plantação, mas faltava o complemento, que são os kits de irrigação. Esperamos ter futuramente uma grande produção e esses kits vão ser importantes para a geração de alimentos tanto para a venda como para o sustento das famílias”, declarou o líder comunitário.

O produtor José Iris da Silva disse que, além de hortaliças, pretende cultivar milho e sorgo para alimentar seu pequeno rebanho. “Estamos muito felizes, porque com um kit de irrigação a gente pode produzir no dia que a gente quiser. Nos últimos três anos ninguém conseguiu produzir nada justamente por causa da falta de chuva. No sertão, o que a gente sempre sonha é com a irrigação. Aqui a gente tem terra boa e sol para ninguém botar defeito, por isso a água é tão importante”, disse o produtor.

O superintendente regional Paulo Viana afirma que a doação dos kits de irrigação contribui para ampliar as oportunidades de renda para as famílias beneficiadas. “Estamos avançando na diversificação das atividades produtivas. Esses kits de irrigação têm grande importância porque vão garantir segurança alimentar para as comunidades e permitir que o excedente seja comercializado e entre na composição da merenda escolar”, explicou Paulo Viana.

Os kits de irrigação doados pela Codevasf atendem ao produtor diretamente em sua residência com o uso de pouca água e utilizando tecnologia de baixo custo, dando rápido retorno ao agricultor. A Codevasf vai orientar os agricultores para o uso correto do sistema de irrigação e vai preparar uma equipe para acompanhar os produtores durante a operação dos sistemas de irrigação.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/01-kits-dem-irrigacao-doados-pela-codevaf-impusionan-agricultores-familiar-mem-sergipe.mp3