Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Sistemas simplificados de abastecimento levarão água a 4 mil famílias de áreas rurais no Maranhão
conteúdo

Notícias

Sistemas simplificados de abastecimento levarão água a 4 mil famílias de áreas rurais no Maranhão

Cerca de quatro mil famílias da zona rural maranhense passarão a ter acesso assegurado a água. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27) no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís (MA), foi autorizada pela Codevasf a instalação de 100 sistemas simplificados de abastecimento em povoados rurais de 21 municípios.
publicado: 27/11/2013 20h14, última modificação: 01/11/2022 14h21

Cerca de quatro mil famílias da zona rural maranhense passarão a ter acesso assegurado a água. Em solenidade realizada nesta quarta-feira (27) no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís (MA), foi autorizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a instalação de 100 sistemas simplificados de abastecimento em povoados rurais de 21 municípios.

A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão, Cláudio Azevedo, que é presidente do comitê gestor estadual do programa Água para Todos, e do Secretário-Chefe da Casa Civil do estado, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney.

A implantação dos sistemas simplificados de abastecimento inclui perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares. O investimento é de cerca de R$ 16 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no âmbito do programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, os trabalhos de instalação devem começar no próximo mês. “As empresas responsáveis pelos projetos executivos estão em campo para colher as informações junto às prefeituras municipais e o próximo passo será a demarcação das áreas onde os poços, que servirão de fonte de captação de água dos sistemas, serão instalados”, adianta.

O secretário-chefe da Casa Civil do estado do Maranhão, João Abreu, ressaltou a parceria entre a Codevasf e o governo estadual. “Nós temos trabalhado de mãos dadas, procurando a cada programa unir esforços no sentido de disponibilizar os recursos da melhor maneira possível”, frisou.

Os sistemas serão implantados na zona rural dos municípios de Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Doce do Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

O superintendente da Codevasf avaliou que obras como esta contribuem, em larga medida, para o aumento da qualidade de vida das pessoas beneficiadas. “O programa Água para Todos apresenta resultados positivos porque ataca de maneira eficaz o problema de acesso a um bem fundamental à vida. Acreditamos que a instalação de cisternas e a construção de poços e de pequenas barragens são ações que mudam a realidade local. Essa é uma maneira de se promover o desenvolvimento regional, dando qualidade de vida às pessoas. Com esses empreendimentos da Codevasf, o Maranhão só tem a ganhar”, destacou.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, observou que os sistemas simplificados atendem a um dos pontos mais demandados no Maranhão, que é a falta de água. “Com essa grande estiagem que estamos vivendo, esse problema se agravou muito e sistemas amenizam um pouco a situação, principalmente nas comunidades rurais”, comentou.

Foto: Ascom/Sagrima-MA

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/46-sistema-simplificados-de-abastecimento-levarao-agua-a-4-mil-familias-de-areas-rurais-do-maranhao.mp3