Você está aqui: Página Inicial > Área de Atuação > Geo Codevasf
conteúdo

Geo Codevasf

por Renan Loureiro Xavier Nascimento publicado 21/11/2023 12h00, última modificação 24/01/2024 14h49
Portal de Informações Geoespaciais da Codevasf

Geo Codevasf - Portal de Informações Geoespaciais

Clique para ser direcionado ao Portal de Informações Geoespaciais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Geo Codevasf

 

O Geo Codevasf constitui-se num geoportal ou portal de geoinformação, com a função de disponibilizar o acervo de produtos geoespaciais, bem como dados estatísticos e gerenciais de interesse corporativo. Foi elaborado pela Unidade de Suporte Geotecnológico - AE/GPE/USG, sobre plataformas de soluções de tecnologia da informação e geoprocessamento, a partir da compilação e organização das informações geoespaciais da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba para uso corporativo e público.

O Geo Codevasf está organizado em seções que apresentam as informações geoespaciais de modo sistematizado, para maior facilidade e agilidade no acesso ao conteúdo, e que podem ser acessadas por meio de menu localizado na parte superior da tela do navegador da internet.

A primeira seção – Mapas, agrupa os mapas básicos de configuração territorial da Companhia no espaço geográfico nacional, sob os principais recortes geográficos utilizados no âmbito governamental. Na segunda seção – Dados, são disponibilizados, para download, arquivos em formato vetorial de banco de dados geográficos – shapefiles, bem como planilhas contendo tabelas com informações relacionadas ao panorama de ações na área de atuação da Companhia. Na terceira seção – Aplicativos, destacam-se os Observatórios Codevasf. Nesta seção são apresentadas ferramentas elaboradas pela Codevasf para divulgação institucional e suporte geotecnológico às ações desenvolvidas na área de atuação. Na quarta seção – Metadados, está configurado o Catálogo de Metadados da Codevasf, com referência especial aos principais produtos cartográficos elaborados pela Companhia. Na última seção – Documentos, estão disponibilizados documentos de destaque pela íntima relação com produtos geoespaciais do acervo de obras de referência e publicações voltadas, em especial, ao Planejamento Estratégico da Codevasf.  

O Geo Codevasf complementa o conteúdo do site oficial da Codevasf, onde há informações institucionais de comunicação de interesse à sociedade.