Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Famílias de Pão de Açúcar são inseridas pela Codevasf na Rota do Mel em Alagoas
conteúdo

Notícias

Famílias de Pão de Açúcar são inseridas pela Codevasf na Rota do Mel em Alagoas

Kits de apicultura e certificados de capacitação em manejo apícola, entregues pela Codevasf, irão garantir o ingresso de 88 famílias do município de Pão de Açúcar, sertão alagoano, na Rota do Mel. As ações integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e são executadas pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).
publicado: 27/11/2013 13h26, última modificação: 01/11/2022 14h21

Kits de apicultura e certificados de capacitação em manejo apícola, entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), irão garantir o ingresso de 88 famílias do município de Pão de Açúcar, sertão alagoano, na Rota do Mel. As ações integram o eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria e são executadas pela Codevasf com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional (MI).

A seleção das famílias que receberam os kits e a capacitação foi baseada nos critérios do cadastro único de programas sociais do governo federal (CadÚnico) para identificar aquelas que estão dentro do perfil do Plano Brasil sem Miséria - ou seja, com renda familiar mensal per capta de R$ 70,00. Essa etapa contou com o apoio dos membros do Comitê Gestor Municipal do Plano em Pão de Açúcar, colegiado formado por representantes de instituições da sociedade civil e do poder público com função de apoiar e realizar o controle social das ações.

Uma das famílias beneficiárias é a de Maria José Agripino. Moradora do povoado Xexéu, a família de dona Maria sobrevive plantando milho, feijão e outros produtos agrícolas para consumo da família e comercialização do excedente, e vê na atividade de apicultura uma oportunidade de incrementar a renda familiar e de fixação da família no campo.

“Nossa família é formada por oito pessoas, e todos estarão envolvidos no trabalho com apicultura. Não quero que meus filhos abandonem a roça por falta de trabalho, e essa atividade será uma grande oportunidade para mantê-los aqui”, comemorou.

José Roberto Silva tem 32 anos e mora há onze anos com a família, esposa e mais três filhos, no assentamento da reforma agrária São José. Atualmente desempregado e sem condições de produzir devido à estiagem prolongada que atingiu o semiárido, ele enxerga na atividade apícola um recomeço que possibilitará a geração de renda para sobrevivência de sua família.

“Eu não tenho como trabalhar em outra atividade, pois não possuo formação, e a agricultura não vem dando nada para que possamos ter uma renda. Passamos por uma grande seca que trouxe muitas perdas para as famílias do assentamento. Eu plantei feijão e perdi tudo. Mas acreditamos que, com a apicultura, eu e minha esposa possamos melhorar nossa vida. Agora queremos nos capacitar mais”, relatou o futuro apicultor. Ele contou ainda que pretende integrar uma cooperativa que atua na área de apicultura para facilitar o escoamento da produção e fortalecer a atuação conjunta.

Experiências de sucesso

Reginaldo Lira é presidente da Cooperativa de Produtores de Mel de Abelha e Derivados (Coopmel), com sede em Pão de Açúcar. Segundo ele, o município é um dos principais produtores de mel de Alagoas, e a cooperativa está preparada para receber os novos apicultores em seu quadro após organização da assistência técnica que será prestada pelo município.

O prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, confirmou que a prefeitura disponibilizá assistência técnica às famílias beneficiadas pela Codevasf com as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

“Essas famílias já conhecem as experiências de sucesso de apicultores familiares cooperados da Coopmel, o que transmite uma mensagem de segurança de que criar abelha dá certo no semiárido. A prefeitura já possui duas motos à disposição, e pretendemos firmar parceria com o executivo municipal, a Coopmel e outros parceiros para disponibilizar os técnicos que acompanharão a introdução dessas famílias na apicultura”, explicou.

“Pão de Açúcar já tem uma grande vocação para a produção de mel, e a inclusão dessas famílias na apicultura irá ampliar bastante a produção local. A Codevasf veio em momento certo, quando estamos renovando nossa capacidade de produção, e o município dará todo apoio. Já conseguimos com a secretaria de agricultora do Estado duas motos que auxiliarão no trabalho de assistência técnica que será disponibilizada pela prefeitura, e estamos trabalhando para viabilizar a oferta de dois técnicos que orientarão essas famílias”, assegurou.

Oportunidade de produção

Para Aníbal Lobo, que representou o superintendente regional da Codevasf na solenidade de entrega, as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria estão levando oportunidade para as famílias.

“O Plano Brasil Sem Miséria inova ao dar oportunidades de produção para quem estava à margem do processo produtivo. Não se oferece esmola a quem quer trabalhar. O que o governo federal oferta às famílias são os meios de produção para geração de trabalho e renda. E através das parcerias entre governos federal, estadual e municípios estamos proporcionando os meios para o desenvolvimento regional”, disse.

Até o momento, as ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria na área de apicultura executadas pela Codevasf já beneficiam famílias de 14 municípios alagoanos, entre eles Santana do Ipanema, Piranhas, Penedo, Inhapi e Piaçabuçu. No total, serão 22 municípios beneficiados no estado por meio da Codevasf, destaca a chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Companhia em Alagoas, Solange Marcelino.

Além da doação de materiais e equipamentos apícolas, faz parte das ações da Codevasf a implantação de unidades de extração e de beneficiamento de mel. Essas ações integram a Rota do Mel em Alagoas, com o objetivo de manter a qualidade dos produtos e propiciar o escoamento da produção dos apicultores familiares.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/48-familias-de-pao-de-acucar-sao-inseridas-pela-codevasf-na-rota-do-mel-em-alagoas.mp3