Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Codevasf leva educação ambiental a escolas públicas dos perímetros de Petrolina (PE)
conteúdo

Notícias

Codevasf leva educação ambiental a escolas públicas dos perímetros de Petrolina (PE)

A Codevasf deu início nesta quarta (27) a mais um projeto de educação ambiental. Em parceria com o Lions Club International de Petrolina, a 3ª Superintendência Regional da Companhia está realizando uma série de palestras semanais nas escolas públicas dos perímetros de irrigação do município pernambucano.
publicado: 27/11/2013 19h20, última modificação: 01/11/2022 14h21

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deu início nesta quarta (27) a mais um projeto de educação ambiental. Em parceria com o Lions Club International de Petrolina, a 3ª Superintendência Regional da Companhia está realizando uma série de palestras semanais nas escolas públicas dos perímetros de irrigação do município pernambucano.

Para a primeira palestra, na Escola Estadual NM-9, no Núcleo 9 do Perímetro Senador Nilo Coelho, o tema escolhido foi reciclagem. Na sala de aula, os líderes e vice-líderes das turmas ouviram atentamente à apresentação da engenheira agrônoma da Codevasf Gláucia Marinho, que abordou a importância da reciclagem e incentivou os alunos a multiplicarem o que aprenderam. Os estudantes também vão desenvolver o projeto de reciclagem proposto durante a palestra: um comedouro para pássaros feito com latas de leite em pó.

“Essas palestras servirão para despertarmos uma consciência ambiental nas crianças que vivem nos núcleos habitacionais dos perímetros. É um público-alvo interessante, porque suas famílias estão sempre envolvidas com o uso de produtos para agricultura que, se mal utilizados, podem poluir de forma praticamente irreversível o ambiente”, destaca Gláucia Marinho.

As crianças, entre 11 e 16 anos, aceitaram o desafio e ficaram ainda mais motivadas pela competição que foi lançada no evento: os alunos da escola com melhor desempenho na área de educação ambiental, ao final do ciclo de palestras, receberão um prêmio surpresa.

Um dos mais jovens em sala de aula, Ítalo Gabriel, 11, aluno do 6º ano, acredita que a reciclagem é um dos caminhos para “no futuro a gente fazer um mundo melhor”. Para reaproveitar os brinquedos velhos, decidiu doá-los em vez de jogá-los fora. Já Andressa Adriana, 15, aluna do 1º ano do ensino médio, aprendeu que “a reciclagem é muito importante para o planeta”, e decidiu que a partir de hoje vai separar o lixo produzido em sua casa e enviá-lo para uma cooperativa de reciclagem.

“É necessário que as próximas gerações não apenas estejam cientes de sua responsabilidade ambiental, como também levem essa consciência para casa e para a vida prática”, diz a engenheira agrônoma da Codevasf.

Após a palestra, saindo da sala para o recreio, com as latas em mãos, os estudantes já discutiam sobre a melhor forma de decorar as latas para atrair os passarinhos.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:
http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/codevasf-leva-educacao-ambiental-a-escolas-publicas-dos-perimetros-de-petrolina-pe.mp3