Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013
conteúdo

2013

por Thiago de Sousa Brandão publicado 01/07/2022 14h04, última modificação 01/11/2022 13h56

Kits de irrigação são entregues pela Codevasf no semiárido pernambucano

Kits de irrigação estão sendo entregues nesta semana pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) a cinco entidades da região de Petrolina, no semiárido pernambucano. Nesta quarta-feira (23) foi a vez da Associação Ágape, situada na comunidade Serrote do Urubu, zona rural do município, que planeja produzir macaxeira e hortaliças e que tem a produção agrícola como parte da terapia ocupacional aplicada a vinte e cinco internos da associação.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 23/10/2013 18h56 Notícia

Autorizadas obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Canarana, na Bahia

A ordem de serviço das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede do município de Canarana, situado na microrregião de Irecê, na Bahia, foi assinada nesta quinta-feira (24) pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e pelo governador do estado, Jaques Wagner, no Clube Social da cidade. As obras serão realizadas em parceria entre a Companhia e o governo do estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 24/10/2013 17h36 Notícia

Codevasf participa do Projeto CNI Sustentabilidade

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das participantes do Projeto CNI Sustentabilidade - um ciclo de debates que ocorre uma vez por ano e discute o uso racional e a conservação dos recursos naturais.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 24/10/2013 17h52 Notícia

Casa de Mel implantada pela Codevasf é inaugurada em Porteirinha, semiárido mineiro

A apicultura do norte de Minas ganhou um novo impulso para produção e comercialização do mel, alavancando ainda mais o desenvolvimento dessa atividade produtiva na região do semiárido mineiro. É que a Codevasf acaba de entregar aos apicultores do município de Porteirinha uma moderna unidade de beneficiamento e envasamento de mel, totalmente equipada com os materiais necessários à atividade.

por ludmilla.duarte publicado 25/10/2013 13h06 Notícia

Produção familiar de comunidade na zona rural de Remanso (BA) ganha reforço da Codevasf

Agricultores familiares vinculados à Associação dos Produtores de Tamboril, na zona rural do município de Remanso, norte baiano, estão agora equipados para aprimorar sua produção. Os materiais – trator e carreta agrícola, arado reversível, grade niveladora hidráulica e uma roçadeira -, foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª superintendência regional, num investimento viabilizado por recurso de emenda parlamentar.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/10/2013 14h28 Notícia

Mandiocultores familiares do agreste de Alagoas participam do XV Congresso Brasileiro de Mandioca

Produtores familiares de mandioca da região do agreste alagoano que serão beneficiados pelo projeto Desenvolvimento Sustentável da Mandiocultura - Reniva, dentro das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participaram durante toda esta semana do XV Congresso Brasileiro de Mandioca, que termina nesta sexta (25), em Salvador.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 25/10/2013 18h04 Notícia

Codevasf premia melhores trabalhos de mostra infantojuvenil de artes plásticas

A Codevasf premiou nesta sexta-feira (25) os melhores trabalhos inscritos na edição 2013 do salão Brincando com Arte. O evento é uma mostra de artes plásticas de crianças e jovens com idade de 7 a 18 anos promovido pela Companhia há 11 anos, em Brasília. O tema da exposição deste ano foi "Fatores de Desenvolvimento da Região das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim". Os trabalhos foram expostos na sede da Codevasf entre 18 e 25 de outubro.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/10/2013 18h46 Notícia

Codevasf doa 620 colmeias para apicultores do Alto Sertão de Sergipe

A Codevasf iniciou a entrega de kits familiares de apicultura para pequenos produtores sergipanos. Entre os dias 24 e 25 de outubro, 62 apicultores dos municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo receberam um conjunto de materiais para a produção de mel, contendo 10 colmeias, 5 kg de cera, duas vestimentas apícolas completas, um fumigador, um formão e uma carretilha.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 25/10/2013 19h34 Notícia

Codevasf investe em modernização da produção no semiárido pernambucano

A produção de mais de 2,3 mil famílias estabelecidas no perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho - inclusive na área Maria Tereza -, em Petrolina, semiárido pernambucano, será otimizada e modernizada. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela gestão dos projetos, acaba de contratar serviços de integração e atualização tecnológica dos sistemas de automação do perímetro, implantação de novo sistema de acionamento de comportas que regulam o nível dos canais principais, além da implantação de sistema motorizado para as comportas para os canais secundários.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 30/10/2013 13h06 Notícia

Codevasf incentiva pesca artesanal em Sento Sé, no norte da Bahia

A Colônia de Pescadores Z-43, do município de Sento Sé, no norte baiano, ampliou nesta semana seu maquinário para a pesca. A Codevasf, por meio de sua 6ª Superintendência Regional, entregou à entidade – que possui 5 mil filiados –, uma embarcação de alumínio com seis metros de comprimento, capacidade para transportar um tripulante e quatro passageiros, e mais um reboque para carga aberta de 300 kg.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 30/10/2013 13h35 Notícia

Jovens da zona rural de Pernambuco são qualificados por Projeto Amanhã

Jovens da zona rural do município de Petrolina, no semiárido pernambucano, receberam o diploma de padeiro e confeiteiro, curso profissionalizante realizado pela Codevasf por meio do Projeto Amanhã - iniciativa que há duas décadas oferece a jovens de comunidades rurais com idade entre 14 e 26 anos uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 30/10/2013 18h48 Notícia

Codevasf realiza audiências públicas sobre Canal do Xingó nos dias 6 e 7 de novembro

A Codevasf realizará nos próximos dias 6 e 7 de novembro audiências públicas nos municípios de Paulo Afonso (BA) e Nossa Senhora da Glória (SE) para debater com a sociedade o licenciamento ambiental do projeto Canal do Xingó. Projetado para ter extensão aproximada de 300 quilômetros, o canal proverá água a sete municípios localizados nos estados de Sergipe e Bahia.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 31/10/2013 12h47 Notícia

Nova política de desenvolvimento regional é apresentada na Codevasf

A nova proposta de Política Nacional de Desenvolvimento Regional – fase II (PNDR II) foi apresentada nesta sexta (1º) pelo secretário de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro, para uma plateia de gestores públicos no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília.

por Anoushe Duarte Silveira publicado 01/11/2013 19h17 Notícia

Barragem vai beneficiar cerca de 230 famílias em América Dourada (BA)

Cerca de 230 famílias das comunidades de Cana Brava e Garapa, no município de América Dourada, na microrregião de Irecê, na Bahia, a 430 km da capital, serão beneficiadas com a construção de uma barragem para acumulação de água fluvial. O convênio para a obra foi assinado pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Bom Jesus da Lapa, Lourival Gusmão, e pelo prefeito de América Dourada, Joelson do Rosário.

por Fernando Néto publicado 01/11/2013 19h23 Notícia