Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada
conteúdo

Agricultura Irrigada

A Agricultura Irrigada tem sido um dos grandes focos de atuação da Codevasf desde a sua criação. Ao investir na implantação de infraestruturas de uso comum para irrigação e na gestão de Projetos Públicos de Irrigação, a Companhia promove ações que impactam na melhoria das condições de vida da população com o aumento da produção agrícola, a geração de emprego e renda e a atração de investimentos e geração de divisas nas regiões onde os empreendimentos estão localizados.

As ações executadas pela Codevasf estão alinhadas à Política Nacional de Irrigação — Lei nº 12.787/2013, conduzida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Em parcerias com outras instituições, a Companhia consolidou ao longo do tempo a produção de frutas e culturas tradicionais, como manga, limão, goiaba, melão, coco, maracujá, melancia e banana. Além disso, outras culturas começam a ganhar espaço, como a produção de maçã, uva, pera e romã — frutas de clima temperado ou subtropical cultivadas em pleno semiárido nordestino, que chegam a duas safras por ano.

Além de buscar alternativas que diversifiquem as culturas, a Codevasf fomenta métodos mais eficientes de manejo de água e solo a fim de buscar a modernização e a sustentabilidade dos empreendimentos em sua área de atuação. Como exemplos, a instalação de equipamentos de motobomba flutuante e o desassoreamento de canais de aproximação têm assegurado a sustentabilidade hídrica dos projetos.

Agricultores e agricultoras também recebem acompanhamento técnico e informação visando à educação ambiental e à sustentabilidade. Além de aumentar a produtividade, a consciência sobre boas práticas agrícolas traz benefícios para as gerações futuras, com a preservação do meio ambiente — essencial para que as atividades desenvolvidas nos projetos sejam mantidas com eficiência e eficácia ao longo do tempo.

Assim, ao longo dos anos, a Companhia implantou importantes polos de agricultura irrigada, além de manter projetos públicos de irrigação, que geram milhares de empregos diretos e indiretos, e incrementam a economia regional e nacional.