Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação
conteúdo

Projetos Públicos de Irrigação

A Codevasf atua há quase 50 anos em Projetos Públicos de Irrigação (PPIs). As ações  vão desde a concepção e implantação dos projetos até o acompanhamento da operação e manutenção dos empreendimentos. A produção agrícola dessas áreas irrigadas serve ao abastecimento de mercados internos e também a demandas internacionais.

No total, a Companhia mantém 39 Projetos Públicos de Irrigação que beneficiam diretamente 16 mil famílias. Os 29 Projetos Públicos de Irrigação em produção implantados e mantidos pela Codevasf na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco estão localizados nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. 

A empresa também atua em outros dez projetos implantados pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na década de 1990, onde produzem famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga (PE) — esses projetos são identificados conjuntamente como Sistema Itaparica.

Segundo o balanço de produção da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, em 2022, esses empreendimentos produziram 4,03 milhões de toneladas de itens agrícolas e alcançaram R$ 4,57 bilhões em valor bruto de produção (VBP). Foram gerados mais de 330 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. No ano, a área cultivada nos projetos de irrigação foi de 116,6 mil hectares, nos quais atuam 16 mil produtores.

Os números mostram que a presença desses projetos resultam em aumento da produção e da produtividade agrícola; maior oferta de alimentos; e ampliação da oferta de empregos diretos e indiretos, nas zonas rural e urbana. A fruticultura tem destaque na produção: manga, banana e uva são alguns dos principais itens cultivados nos projetos. Por exemplo, atualmente, o Projeto Público de Irrigação Formoso, na Bahia, é um dos maiores produtores de banana do país. Por sua vez, o polo de irrigação Petrolina/Juazeiro exporta uva de mesa e manga para diferentes países.

A Companhia trabalha ainda na implantação e na concessão de outros projetos, como o Projeto Hidroagrícola do Jequitaí (MG), além do estudo de viabilidade técnica de outros empreendimentos.

Elenco de projetos

Os projetos de irrigação da Codevasf são classificados em três fases até a sua plena operacionalização:

  • Em estudo - quando os aspectos técnicos de viabilidade e implantação ainda estão sendo analisados e detalhados.
  • Em implantação - com o início real das obras.
  • Em produção - quando está em pleno funcionamento e recebe o nome de Projeto Público de Irrigação.

Projetos Públicos Irrigação implantados pela Codevasf: