Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Biblioteca Geraldo Rocha
conteúdo

Biblioteca Geraldo Rocha

por Danilo publicado 07/11/2017 19h01, última modificação 28/06/2019 17h24

A Biblioteca Geraldo Rocha é especializada em irrigação, drenagem, recursos hídricos, solos, desenvolvimento sustentável e desenvolvimento regional, com ênfase em técnicas de aproveitamento de recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social dos habitantes das regiões dos vales do São Francisco e do Parnaíba.

Tem como objetivo armazenar, recuperar e disseminar informações para apoiar a Codevasf no cumprimento da missão de “Desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais”.

Está estruturada para atender à Administração Central, sediada em Brasília (DF), e apoiar tecnicamente as oito Unidades de Informação instaladas nas Superintendências Regionais, localizadas nas cidades de Montes Claros (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Petrolina (PE), Aracaju (SE), Penedo (AL), Juazeiro (BA), Teresina (PI) e São Luís (MA).

Mantém em seu acervo - além de documentos técnicos, científicos e históricos - estudos e projetos de irrigação relacionados à atuação da Codevasf e suas antecessoras: a Comissão do Vale do São Francisco e a Superintendência do Vale do São Francisco.

Dentre suas atribuições, destacam-se:

  • Gestão da informação (coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disseminação da informação), em suas diferentes manifestações, produzida pela Codevasf e pelo seu corpo técnico, bem como por outros autores e instituições;
  • Difundir e estimular o acesso à informação na Administração Central e Superintendências Regionais;
  • Oferecer informações necessárias ao desempenho das atividades fim e meio da Codevasf; 
  • Orientar os empregados quanto aos procedimentos de normalização e editoração de documentos;
  • Registrar a memória técnica, científica e organizacional da Codevasf, promovendo seu fluxo e disseminação;
  • Realizar as atividades de aquisição, doação ou permuta, no mercado interno e externo, de todo material convencional ou não da Codevasf.

 

Conheça melhor: