Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2013 > Barreiros implantados pela Codevasf irão ampliar oferta de água no semiárido mineiro
conteúdo

Notícias

Barreiros implantados pela Codevasf irão ampliar oferta de água no semiárido mineiro

Com o objetivo de minimizar o impacto das estiagens prolongadas em comunidades rurais do norte de Minas Gerais, a Codevasf irá iniciar nos próximos dias a construção de 30 barreiros em seis municípios da região da Serra Geral. A meta é implantar 80 barreiros no semiárido mineiro até o final de 2014.
publicado: 22/11/2013 19h24, última modificação: 01/11/2022 14h21

Com o objetivo de minimizar o impacto das estiagens prolongadas em comunidades rurais do norte de Minas Gerais, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá iniciar nos próximos dias a construção de 30 barreiros em seis municípios da região da Serra Geral. A meta é implantar 80 barreiros no semiárido mineiro até o final de 2014.

Os barreiros, capazes de acumular seis milhões de litros de água, beneficiarão mais de 1,5 mil pequenos produtores rurais que têm na agricultura o meio de sustento de suas famílias.  Em alguns casos, a água usada para consumo doméstico atualmente é buscada pelos moradores a vários quilômetros de distância das comunidades.

Para executar essas obras nos municípios de Serranopólis de Minas, Janaúba, Capitão Enéas, Jaíba, Porteirinha e Francisco Sá, a Codevasf está investindo mais de R$ 1,7 milhão, com recursos provenientes do programa Água para Todos, instituído pelo governo federal com a meta de promover a universalização do acesso a água para consumo humano e produção agrícola. O programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

A água dos barreiros será utilizada para consumo animal e para irrigação de pequenas hortas comunitárias, além de ajudar na alimentação do lençol freático. A Codevasf construirá os barreiros em localidades em que há maior facilidade de captação de água das chuvas.

Para Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, levar água às pequenas comunidades rurais que enfrentam dificuldades de armazenamento e abastecimento hídrico é uma das ações do mais alto alcance social que a Codevasf tem promovido em regiões carentes do vale do rio São Francisco. “É situação comum nessa região famílias inteiras ficarem vários dias sem tomar banho, aguardando a visita do carro pipa com a tão esperada água. Isso, pouco a pouco, com as ações do governo federal, está mudando”, afirma o superintendente.

Ouça a notícia na Rádio Codevasf:

http://www.codevasf.gov.br/principal/promocao-e-divulgacao/central-de-radio/materias-e-entrevistas-2013/39-barreiros-implantados-pela-codevasf-irao-ampliar-oferta-de-agua-no-semiarido-mineiro.mp3