A produção de pescado tem se apresentado como alternativa econômica no semiárido nordestino. No Piauí, a atividade ganha destaque dentre as ações promovidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do programa de apoio à estruturação de Arranjos Produtivos Locais (APLs).
2007
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, de 7 a 9 de novembro, da III Aquapescabrasil - Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O objetivo do evento é reunir, em um mesmo local, representantes da indústria da aquicultura e da pesca do Brasil e toda sua cadeia produtiva, bem como acadêmicos e demais instituições que atuam no segmento.
A Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - vai participar do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), evento que tem início na próxima segunda-feira (05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e vai até o dia 09 de novembro. O foco das discussões serão as soluções para a sustentabilidade da gestão das águas já que o tema deste ano é “Comitês de Bacias: Trabalhando Soluções para a Sustentabilidade da Gestão das Águas”.
A Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - vai participar do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), evento que tem início na próxima segunda-feira (05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e vai até o dia 09 de novembro. O foco das discussões serão as soluções para a sustentabilidade da gestão das águas já que o tema deste ano é “Comitês de Bacias: Trabalhando Soluções para a Sustentabilidade da Gestão das Águas”.
O Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) - um importante marco para a região do Médio São Francisco – foi inaugurado na última quarta (31), na Universidade de Brasília (UnB), na presença de representantes da Codevasf, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Univasf e da própria UnB, entre outros. A atuação do CR-ad inclui regiões de Minas Gerais, especialmente o município de Paracatu, onde há módulos demonstrativos de recuperação de áreas degradadas que estão sendo implantados pelo centro.
Começa nesta terça-feira (06), em Salvador (BA), a I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Nordeste, com participação de representantes dos nove estados da região (SE, BA, PE, RN, PB, AL, CE, MA e PI), eleitos nas conferências estaduais realizadas até outubro. O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participa da mesa de abertura às 10h30, e também às 16:30 h como debatedor do painel "O papel das instituições na implementação desenvolvimento regional".
Os municípios pernambucanos de Itaíba, Tupanatinga e Águas Belas fazem parte de uma das maiores bacias leiteiras do estado, mas têm sofrido com a forte estiagem que assolou a região este ano. Segundo o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Pernambuco (Sindileite), nestes últimos meses, estão sendo produzidos apenas 45% da média. De 2,2 milhões de litros de leite produzidos por dia em 2011, hoje, são menos de um milhão.
Nesta semana, o Água para Todos beneficiará com cisternas mais 175 famílias dos municípios de Arapiraca e Belo Monte, em Alagoas. Com isso, o Estado já soma 5.095 reservatórios instalados pelo programa. A capacitação de famílias do município de Craíbras é outro destaque entre atividades semanais em Alagoas.
Nesta semana, o Água para Todos beneficiará com cisternas mais 175 famílias dos municípios de Arapiraca e Belo Monte, em Alagoas. Com isso, o estado já soma 5.095 reservatórios instalados pelo programa. A capacitação de famílias do município de Craíbas é outro destaque entre atividades semanais em Alagoas.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participou nesta terça (06), em Salvador, da I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Nordeste. O evento, que vai até quinta-feira (08), reúne 112 delegados dos nove estados nordestinos, eleitos nas conferências estaduais de desenvolvimento regional, representando o poder público, instituições de ensino superior, pesquisa e extensão, sociedade civil e setor empresarial.
As ações da Codevasf na área de irrigação, no combate à seca e na revitalização do rio São Francisco, além de um histórico do trabalho da Companhia – desde sua origem até o início de sua ampliação, iniciada no ano 2000 -, fizeram parte da apresentação da gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kênia Marcelino, durante sua participação no painel "O papel das instituições na implementação do desenvolvimento regional", na I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento do Nordeste, em Salvador.
Numa entrevista coletiva na manhã desta quinta (08), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, irão detalhar para a imprensa baiana a obra, o investimento e os benefícios trazidos à população da região de Gunanambi (Oeste baiano) pela Adutora do Algodão - considerada a maior obra já executada para oferta de água numa região que sofre com os efeitos de estiagens prolongadas.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participa, nesta sexta (09), em Salvador (BA), da 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que terá a presença da presidenta Dilma Rousseff. O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, estará no evento, que acontece às 15h, no Hotel Deville, Itapuã.
A retomada do projeto de irrigação de Ceraíma, paralisado desde 2008 quando a barragem de Ceraíma entrou em exaustão e deixou de fornecer água, será um dos reflexos benéficos da entrada em operação da Adutora do Algodão - parceria do Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que será inaugurada nesta sexta em Malhada, na Bahia, às 9:30 h, pela presidenta Dilma Rousseff.
A inauguração da Adutora do Algodão na manhã desta sexta (09) é destaque da TV NBR, que está fazendo cobertura telejornalística do evento que tem a presença da presidenta Dilma Rousseff em Malhada, no Oeste baiano.
A biodiversidade do rio São Francisco foi tema de uma palestra ministrada pelo biólogo da Codevasf, Yoshimi Sato, na III Aquapescabrasil - Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, que se encerra nesta sexta (09), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Em sua apresentação, Sato, que atua no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias (MG), mostrou um resumo do trabalho desenvolvido para preservação de espécies nativas do chamado rio da integração nacional.
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, foi entrevistado hoje (09) pela repórter Malu Prado, da TV NBR, que fez a cobertura telejornalística da inauguração do sistema adutor da região do Guanambi, na Bahia.
O artesanato com pele de tilápia é um dos destaques do estande da Codevasf na III Aquapescabrasil - Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, que acontece até esta sexta (09), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Segundo os técnicos da Companhia, essa atividade está servindo como mais uma alternativa econômica para as comunidades consideradas em situação de risco, a exemplo do que acontece em Alagoas, onde a empresa atua por meio de sua 5ª Superintendência Regional, com sede em Penedo.
O abastecimento de água não será mais problema para a região de Guanambi, no Oeste da Bahia, que agora conta com uma importante obra hídrica, a Adutora do Algodão. A inauguração da primeira etapa foi feita nesta sexta-feira (09) pela presidenta Dilma Rousseff.
A importância da obra da Adutora do Algodão para a região de Guanambi, no Oeste baiano, foi o foco de matéria da TV NBR – que entrevistou moradores da região, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e transmitiu trecho do discurso da presidenta Dilma Rousseff em Malhada.