Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Mais 175 famílias alagoanas são beneficiadas com cisternas do Água para Todos nesta semana
conteúdo

Notícias

Mais 175 famílias alagoanas são beneficiadas com cisternas do Água para Todos nesta semana

Nesta semana, o Água para Todos beneficiará com cisternas mais 175 famílias dos municípios de Arapiraca e Belo Monte, em Alagoas. Com isso, o estado já soma 5.095 reservatórios instalados pelo programa. A capacitação de famílias do município de Craíbas é outro destaque entre atividades semanais em Alagoas.
publicado: 06/11/2012 17h50, última modificação: 06/10/2023 17h10

Nesta semana, o Água para Todos beneficiará com cisternas mais 175 famílias dos municípios de Arapiraca e Belo Monte, em Alagoas. Com isso, o estado já soma 5.095 reservatórios instalados pelo programa.

A capacitação de famílias do município de Craíbas é outro destaque entre atividades semanais em Alagoas. Nesta etapa, os beneficiários aprendem a como manter as cisternas e a utilizar a água sem desperdícios. É o caso de Ana Maria dos Santos, do povoado de Marruás, que recebeu a capacitação para usufruir dos benefícios do reservatório. “Antes da cisterna, tínhamos que andar muito todos os dias para pegar água no riacho. Agora, a cisterna guarda água por uns três meses, sem que precisemos reabastecê-la”, conta a beneficiária.

Segundo o membro do Comitê Gestor Municipal de Craíbas, José Carlos Alves da Silva, a qualidade de vida dos moradores do município melhorou graças à chegada das cisternas nas casas. “Antes víamos muitas crianças com diarreia e pessoas doentes por conta da água consumida, que era contaminada. Agora, graças à água limpa que as cisternas armazenam, a quantidade de pessoas doentes diminuiu muito”, conta.

Ainda nesta semana em Craíbas, a equipe do Água para Todos realizará validação de cadastros de famílias a serem beneficiadas e marcação de áreas para a instalação de novas cisternas.

Avanços do programa

O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra o Plano Brasil Sem Miséria. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou 28.953 cisternas em 45 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro. Além disso, já são 55.785 beneficiários validados em 93 municípios, ou seja, eles estão aptos a receber os reservatórios.

Antes da instalação da cisterna, a Codevasf segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios. Para isso, o programa organiza Comitês Gestores Municipais formado por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de Comissões Comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando ao cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas.

A indicação das localidades cabe ao comitê, bem como a relação dos beneficiários, obedecendo aos critérios do programa – famílias de áreas rurais, prioritariamente do semiárido, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda per capita de até R$ 140,00, desde que inscritas no CadÚnico, e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.

Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, são promovidos cursos de Gestão da Água com as famílias beneficiadas. Nessas capacitações os participantes são orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.