Um grupo de 35 membros da Cooperativa Agrária Agroindustrial (Agrária), do Paraná, está visitando as regiões norte e centro oeste da Bahia com o objetivo de conhecer as potencialidades agrícolas do estado. A comitiva é formada por diretores, membros do Conselho Administrativo e Fiscal e 25 cooperados.
2007
O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, participou nesta quarta (25), em São Paulo, de visita técnica ao sistema hidroviário Tietê-Paraná, que possui 2,4 mil quilômetros de vias navegáveis de Piracicaba e Conchas (ambos em São Paulo) até Goiás e Minas Gerais (ao norte) e Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai (ao sul). O sistema liga cinco dos maiores estados produtores de soja do país e é considerada a hidrovia do Mercosul.
As mais de 2 mil cisternas de polietileno para consumo humano de água previstas para serem instaladas até o final desse ano em Arapiraca (AL), dentro do programa Água para Todos, começaram a ser recebidas esta semana pelas famílias do município, cujo cadastramento e validação vinham sendo feitos desde abril. Estrela de Alagoas, no sertão alagoano, e Craíbas, que integra o agreste de Alagoas - assim como Arapiraca -, foram os primeiros a receber as cisternas, que deverão contemplar, numa primeira fase, 7.429 famílias do semiárido do estado, de acordo com a meta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Esgotamento sanitário é uma das ações prioritárias da Codevasf. A empresa pública, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai investir R$ 2,2 bilhões até 2014.
Durante a manhã desta quinta (26) e sexta (27), às margens do Velho Chico, nas Pedrinhas, pescadores de Petrolina puderam aprender um pouco mais sobre piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes), por meio da capacitação realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
O presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz, esteve nesta segunda (30) em Sergipe, para um encontro com o superintendente da 4ª Superintendência Regional (SR) da Companhia, Paulo Viana, e com os servidores da SR, onde conversou sobre a atuação da Codevasf no estado.
Atualmente, centenas de famílias que vivem no semiárido nordestino estão sendo beneficiadas com água de qualidade no terreiro de suas residências. Por meio do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água – o Água para Todos -, lançado em julho de 2011, o governo federal irá beneficiar, até 2014, 750 mil famílias com a instalação de cisternas de polietileno com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água. Com uso desta tecnologia, as populações terão melhores condições de enfrentar os longos períodos de estiagem armazenando a água da chuva captada dos telhados das casas.
As ações da Codevasf na área de esgotamento sanitário, no âmbito do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, foram um dos destaques na edição da última segunda-feira (31/07) do Jornal NBR Notícias (TV NBR). O assessor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Athadeu Ferreira, prestou informações sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela empresa e os benefícios para as cidades atendidas.
A ação da Codevasf no estado de Alagoas foi tema da conversa entre o presidente da Companhia, Elmo Vaz, e o governador daquele estado, Teotonio Vilela Filho, que esteve nesta quarta (1º) junto com o secretário estadual de infraestrutura, Marcos Fireman, na sede da Codevasf, em Brasilia. Em Alagoas, a Codevasf é responsável pelos perímetros de irrigação do Marituba, Boacica e Itiúba, onde as principais atividades econômicas praticadas são a bovinocultura de leite (Marituba) e a rizicultura (Itiúba e Boacica).
Estudantes de escolas públicas situadas no bairro de Piranga, em Juazeiro (BA), já contam com uma nova referência para pesquisas escolares. Nesta semana, cerca de 22 alunos da Escola Professor Pedro Moreira Rêgo estiveram na sala de leitura da Biblioteca Geraldo Rocha, instalada no prédio da 6ª Superintendência Regional da Codevasf para realizarem pesquisas sobre o município e a região do São Francisco.
A atividade apícola vem se consolidando como uma boa alternativa para geração de emprego e renda, principalmente durante o período de seca, tornando-se uma atividade importante para os pequenos produtores rurais.
O Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho acaba de receber mais de 5 mil metros de pavimentação asfáltica concluídos.
Os perímetros de irrigação Jaíba e Gorutuba, no norte de Minas Gerais, foram visitados nesta segunda (06) pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, junto com o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Solon Braga, e o superintendente Dimas Rodrigues.
A inclusão socioeconômica de jovens da zona rural é também foco das ações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na sua área de atuação. Nos estados onde está presente, a empresa realiza capacitações para esse público-alvo em diversas áreas por meio do Projeto Amanhã. O objetivo é a inserção dos jovens no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com participação em cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo para oportunizar o primeiro emprego.
As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos estados onde atua, chegam esta semana a sete municípios piauienses: Conceição, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença. Ao todo, o estado do Piauí será contemplado com mais de 3,5 mil cisternas de polietileno, o que facilitará o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.
As ações do programa Água para Todos executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nos estados onde atua chegam esta semana a sete municípios maranhenses: Cantanhede, Anajatuba, Codó, Alto Alegre, Arari, Matões do Norte e Pirapemas. Ao todo, o estado do Maranhão será contemplado com 4.302 cisternas de polietileno, o que facilitará o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Um grupo de 21 agricultores familiares do perímetro irrigado de Curaçá recebeu da Codevasf cerca de 8,5 mil alevinos para serem criados em tanques escavados, de aproximadamente mil a 2 mil metros quadrados, localizados em suas propriedades.
O município pernambucano de Águas Belas é mais um dos beneficiados com as ações do programa Água para Todos. Nessa quarta-feira (08), foi concluída a entrega de 1.000 cisternas que permitem à população armazenar a água que pode chegar da chuva ou por meio de carros pipa, poços ou outros meios.
O Programa Globo Rural desta sexta-feira (10) destacou os benefícios que o projeto irrigação Jacaré-Curituba está trazendo para agricultores em Poço Redondo(SE).
O programa Água para Todos continua, esta semana, com atividades em oito municípios do Maranhão – Cantanhede, Anajatuba, Codó, Alto Alegre, Arari, Matões do Norte, Pirapemas e São Mateus – que juntos devem receber 2.980 cisternas de polietileno do total de 4.302 unidades previstas para todo o estado. Com essa iniciativa, será permitido o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.