Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > Biblioteca da Codevasf em Juazeiro (BA) atende estudantes
conteúdo

Notícias

Biblioteca da Codevasf em Juazeiro (BA) atende estudantes

Estudantes de escolas públicas situadas no bairro de Piranga, em Juazeiro (BA), já contam com uma nova referência para pesquisas escolares. Nesta semana, cerca de 22 alunos da Escola Professor Pedro Moreira Rêgo estiveram na sala de leitura da Biblioteca Geraldo Rocha, instalada no prédio da 6ª Superintendência Regional da Codevasf para realizarem pesquisas sobre o município e a região do São Francisco.
publicado: 02/08/2012 12h25, última modificação: 06/10/2023 17h10

Estudantes de escolas públicas situadas no bairro de Piranga, em Juazeiro (BA), já contam com uma nova referência para pesquisas escolares. Nesta semana, cerca de 22 alunos da Escola Professor Pedro Moreira Rêgo estiveram na sala de leitura da Biblioteca Geraldo Rocha, instalada no prédio da 6ª Superintendência Regional da Codevasf para realizarem pesquisas sobre o município e a região do São Francisco.

A ideia de colocar a biblioteca da Superintendência Regional à disposição de estudantes foi do bibliotecário João Coimbra Neto, responsável pela organização do acervo. “Como estamos instalados próximo a um bairro carente, fizemos uma panfletagem pelas escolas locais e hoje recebemos alunos dos ensinos fundamental, médio e até de nível superior, que nos procuram em busca de informações, principalmente sobre o Vale do São Francisco”, afirma João Coimbra.

O bibliotecário, que tem formação superior, chegou à região no início do ano. Ele acumula em seu currículo 15 anos como policial militar no Batalhão de Polícia de Choque do estado do Pará e mais três anos como técnico de gestão cultural do governo do mesmo estado.“Quando ingressei na Codevasf, em janeiro deste ano, o que encontrei foi um depósito de livros. De lá para cá, começamos a estruturar nossa biblioteca. Com o auxílio dos bibliotecários da sede em Brasília (DF), nosso primeiro passo foi colocar em funcionamento o sistema SOPHIA - software de tratamento de acervos bibliográficos. O próximo passo foi arrumar um local para instalação física de uma pequena biblioteca, com mesas e cadeiras para leitura”, afirma João Coimbra.

Outra ação realizada por João Coimbra foi a implantação de um catálogo virtual, que é divulgado pela internet para todos os funcionários da 6ª SR, e também para alguns contatos na Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves” e na Policia Militar daquele estado.

Hoje, a biblioteca da 6ª SR está vinculada à Unidade de Tecnologia da Informação (UTI), ligada à Gerência Regional de Gestão Estratégica (GRG). O espaço funciona no primeiro andar do prédio da Superintendência, em um lugar de fácil acesso. Apesar de pequeno, o local oferece as condições necessárias para a realização de pesquisas.

Recentemente a biblioteca recebeu a visita de um professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que veio em busca de informações sobre a região do São Francisco para o seu curso de doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Biblioteca Geraldo Rocha

A Biblioteca Geraldo Rocha da 6ª SR é uma extensão da biblioteca de mesmo nome que funciona na sede da Codevasf em Brasília (DF). Ela foi criada com a missão de viabilizar o acesso a informações técnico-científicas e histórico-gerenciais contribuindo para a eficácia da atuação da Codevasf na promoção do desenvolvimento sustentado das regiões dos vales do São Francisco e do Parnaíba.

O seu acervo é composto de aproximadamente 55 mil itens - entre livros, folhetos, projetos da Codevasf, teses, dissertações, monografias, periódicos, documentos histórico-gerenciais, filmes, vídeos, CDs, fotografias etc. O local é especializado em desenvolvimento sustentável dos vales do São Francisco e do Parnaíba, com ênfase no aproveitamento dos recursos de água e solo para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais.

A Biblioteca Geraldo Rocha mantém ainda os acervos das Unidades de Informação instaladas nas Superintendências Regionais da empresa, que somam aproximadamente 13 mil documentos.

Ela foi Institucionalizada em 31 de outubro de 1975 em homenagem ao engenheiro baiano, um dos responsáveis pela criação, em 1948, da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF) que, mais tarde, em 1974, daria origem à Codevasf. O homenageado também é autor da publicação "O Rio São Francisco: fator precípuo da existência do Brasil".

Contatos:

Em Juazeiro:

Avenida Comissão do Vale, S/Nº

Bairro de Piranga – 1º Andar

Telefone para contato - (74) 3614-6273

E-mail: joao.coimbra@codevasf.gov.br


Em Brasília;

SGAN - Quadra 601 - Conj. I - Térreo

CEP: 70830-901 Brasília - DF

Telefones para contato:

Supervisão - (61) 2028-4752

Serviço de Atendimento ao Usuário - (61) 2028-4812

Email: biblioteca@codevasf.gov.br