O papel do engenheiro de pesca no desenvolvimento regional do Baixo São Francisco foi tema de palestras proferidas, na quarta-feira (14), pelos engenheiros de pesca da Codevasf Alexandre Delgado e Eduardo Motta. O evento comemorou o dia desses profissionais.
2007
Para acompanhar ainda mais de perto o avanço do programa Água para Todos, o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Luís Eduardo Frota, está vistoriando as obras hídricas coordenadas pela Companhia no estado. Nessa primeira quinzena de dezembro, foram realizadas visitas de inspeção aos sistemas adutores em construção nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista no sertão do São Francisco, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, no sertão de Itaparica.
A Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju (SE) começa a entregar os primeiros lotes do projeto Jacaré-Curituba a partir da próxima segunda-feira, 20 de dezembro. Serão entregues 41 lotes, sendo 25 irrigados com sistemas de irrigação localizada (gotejamento e microaspersão) e 16 com aspersão convencional.
Cerca de quarenta piscicultores familiares do município de Igreja Nova no Baixo São Francisco alagoano receberam da Codevasf a doação de 22 mil alevinos das espécies Tambaqui e Curimatã Pacu, mais conhecida como Xira.
A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, está promovendo capacitações para jovens de municípios pernambucanos. Os cursos, desenvolvidos em parceria com o Senai, são nas áreas de manutenção em refrigeração, manutenção de motos e eletricidade predial e de automóvel. Nesse mês de dezembro, já foram concluídos cursos nos municípios de Parnamirim, Cedro e Mirandiba, formando cerca de 40 novos profissionais. O município de Verdejante também será contemplado com a iniciativa.
Os produtores de frutas do setor Maria Tereza, grande área irrigada do Perímetro Nilo Coelho em Petrolina, terão mais facilidade e segurança no escoamento da produção a partir deste novo ano. É que Codevasf assinou o contrato para construção da ponte sobre o canal secundário e a readequação do traçado da estrada que dá acesso ao KM 25 na área irrigada Maria Tereza.
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua) da Codevasf, localizado no município alagoano de Porto Real do Colégio, conta agora com mais dois equipamentos de última geração para aquicultura no estado, que se somam aos outros já existentes nos laboratório de nutrição, bromatologia, limnologia, patologia, genética e biotecnologia do centro tecnológico.
Um milhão de peixes de espécies nativas do rio São Francisco foram inseridos pela Codevasf no chamado “Rio da Integração Nacional” durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL) no domingo, 09 de janeiro. Os peixes são das espécies curimatã pacu, piau, dourado, niquim e piaba e foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua), centro tecnológico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio (AL).
O asfaltamento da malha viária do Projeto de irrigação Pontal, em Petrolina (PE), está na reta final. A Codevasf asfaltou 35 km entre o povoado de Icozeiro, onde funciona o escritório da Companhia, e a BR 428 (ligação Petrolina/Recife). Agora, homens e máquinas trabalham na construção do entroncamento que terá 500 m de estrada margeando a rodovia federal. A previsão é que a obra seja entregue na primeira quinzena de fevereiro deste ano.
Os municípios do sertão e bacia leiteira de Alagoas receberão o primeiro aterro sanitário gerido por um consórcio de prefeituras e que será financiado pela Codevasf. O aterro sanitário será implantado entre os municípios de Olivença e Olho D'Água das Flores e integra as ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Para isso, a Codevasf está investindo quase R$ 3 milhões de reais a partir de recursos próprios.
O extrativismo do umbu (ou imbu), fruta nativa do Semiárido brasileiro, gera renda para famílias de agricultores na comunidade de Icozeiro, em Petrolina (PE). Cerca de 20 mulheres foram qualificadas pela Codevasf para comercializar a fruta beneficiada ou in natura. Essa é uma das ações do Projeto Pontal Sequeiro, programa oferecido pela Codevasf e desenvolvido pela empresa Projetec, para capacitar famílias desapropriadas pelo projeto irrigado.
Atendendo solicitação do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, a Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju efetuou a doação de meia tonelada de sementes de arroz, variedades EPAGRI 109 e 110, para os assentados vinculados a Comunidade Quilombola “Brejão dos Negros”, localizada no município de Brejo Grande (SE).
Comunidades situadas no interior do município de Paulo Afonso, no norte da Bahia, serão beneficiadas com sistemas de abastecimento de água tratada em 2011 pelo programa Água para Todos, do governo federal. O programa é executado pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Codevasf.
Os produtores do perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba, em Sergipe, apostam nos benefícios do cultivo de “milho verde” na região após diagnóstico da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Os levantamentos levaram em consideração, entre outros fatores, a vocação dos irrigantes e as condições edafoclimáticas favoráveis.
A Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, juntamente com técnicos da Prefeitura Municipal de Valença(PI), a 200km de Teresina, concluiu projeto de avicultura alternativa de frango colonial para corte.
Produtores de manga do Perímetro Irrigado Fulgêncio, integrante do Sistema Itaparica, participam hoje do Dia Especial da Cultura da Mangueira.
A Codevasf no Piauí, por meio do seu escritório de apoio no município de Parnaíba (PI), recepcionou e acompanhou no último dia 05 um grupo de 22 alunos e 03 professores do Curso de Engenharia de Pesca do Campus Bragança da Universidade Federal do Pará, distante cerca de 300Km de Belém (PA).
Empresários cooperados de Itajaí (SC) estão percorrendo Alagoas e Sergipe para conhecer o processo de produção e comercialização do arroz produzido no Baixo São Francisco.
Vinte mulheres sertanejas do povoado Porto da Barra, no município alagoano de Delmiro Gouveia, encontraram uma alternativa para complementação da renda familiar com a criação de tilápias em tanques-rede no lago Moxotó, na barragem Apolônio Sales.
Piscicultores ligados à Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha, localizada em Palmeirais, a 108km de Teresina (PI), foram beneficiados com o curso sobre Piscicultura Básica, realizado pela Codevasf e Sebrae/PI.