Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Revitalização da Bacia do São Francisco por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foram debatidos durante dois dias, em Aracaju (SE), os Termos de Referência (TRs), para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Florestal e Estudos Fitossociológicos para a definição de Modelos de Recuperação de Áreas Degradadas. O evento foi organizado pelo Programa Nacional de Florestas, Ministério do Meio Ambiente. Os objetivos do evento foram recolher sugestões para o aperfeiçoamento de três Termos de Referência.

Recuperação da Barragem em Serra Telhada (PE) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A barragem Bernardo Vieira, em Serra Talhada (PE), está sendo recuperada por meio do Programa de Apoio a Projetos de Desenvolvimento Sustentável aos Municípios do Vale do São Francisco. As ações estão sendo desenvolvidas pela Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina, com recursos do governo federal. A iniciativa vai minimizar os efeitos que a estiagem prolongada vem causando à população da zona rural do sertão de Pernambuco.

Piauí Sampa por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

A cultura, o artesanato, a música, o turismo e a culinária do Piauí voltam à capital paulista. O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, participou da abertura do evento “PiauíSampa - A Terra do Sol na Terra da Garoa - edição 2006”. De 26 de maio a 4 de junho, o Mercado Municipal, na região central de São Paulo, sedia as atividades que prometem repetir o sucesso do ano passado.

Concessão de uso da Unidade de Propriá por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Acontece na próxima segunda-feira, 29/05, às 11 horas, na sede da Codevasf, a assinatura do contrato de concessão de uso da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Propriá pelo prazo de dez anos. A solenidade consolida o processo de transferência de gestão da Unidade para o Consórcio de empresas UNIPEIXE, vencedor da licitação objeto do Edital nº 01/2006 – Concorrência Nacional. O Consórcio de Empresas Unipeixe é constituído pelas empresas Indústria de Pescados Penedo Ltda., com sede em Penedo/AL e a Santana Algodoeira Fibras e Óleos Vegetais Ltda., sediada em Alto do Rodrigues/RN.

Fim da praga por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O estado da Bahia foi reconhecido como Área Livre da praga Sigatoka Negra, pela Secretária de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento. A decisão é de grande relevância para a Codevasf, pois impacta diretamente nos projetos públicos de irrigação da Empresa. A maioria da área plantada nos perímetros públicos da Bahia corresponde à cultura da banana, tendo o Projeto Formoso com 5.000 ha plantados da Fruta, correspondendo ao maior produtor do Estado.

Programa do BNDES pode ser viável para Codevasf por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) podem proporcionar parcerias de sucesso através do Programa de Investimentos Coletivos Produtivos (PROINCO), com foco nos Arranjos Produtivos Locais (APLs), coordenados pela Codevasf. Além de assessores das instituições, estavam presentes na reunião, o presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias; o vice-governador do Piauí, Osmar Júnior, o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Reginaldo Alves e o chefe do departamento Regional Nordeste do BNDES, Francisco José Couceiro de Oliveira.

Codevasf participa de Congresso de Apicultura por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Com o tema central os “50 Anos de Abelha Africanizada” teve início, o 16º Congresso Brasileiro de Apicultura, em paralelo ao 2º Congresso Brasileiro de Meliponicultura e Expoapis 2006, em Aracaju, no Centro de Convenções de Sergipe. O evento, cujo término está programado para o próximo dia 25, é promovido pela Confederação Brasileira de Apicultura e Federação Apícola do Estado de Sergipe, conta com o apoio da Codevasf e diversos parceiros institucionais e está reunindo 3.200 participantes.

Turismo sustentável no Médio São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

O Conselho Regional de Turismo – Caminhos do Oeste, representado por mais de 10 municípios, apresentou ao superintendente da Regional de Bom Jesus da Lapa (BA), Jonas Paulo, suas ações, principalmente sobre o turismo sustentável na bacia do rio São Francisco.

36ª Feira Agropecuária de Floriano por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi oficialmente aberta ontem, 21 de maio, a 36ª Feira Agropecuária de Floriano (PI). A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Valério Carvalho; do superintendente de Agronegócios da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilvan Araújo; do presidente da Associação dos Criadores do Médio Paraíba, Conegundes Oliveira; do diretor do Emater, Adalberto Pereira; da assessora da Codevasf, Márcia Alex e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Floriano, Honorato Drummont e demais representantes do Banco do Brasil e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Do Sertão nordestino para o mundo por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O Rio Sol foi mais uma vez premiado pela revista inglesa Decanter, especializada no assunto, com a medalha Commended, prémio atribuído na sequência da edição 2006 do Decanter World Wine Awards. O Rio Sol Reserva, envelhecido em barricas de carvalho francês de 225 litros, além de ser o vinho brasileiro mais vendido no mundo é novamente o melhor pontuado. Saboroso e de grande frescor, é um vinho de boa presença, com toques de fruta seca, fruta branca madura, toques de mel e grande leveza ao final.

Saneamento básico em Bom Jesus da Lapa por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

O superintendente da regional em Bom Jesus da Lapa (BA), Jonas Paulo, anunciou a liberação de R$ 1,2 milhão para a construção do serviço de drenagem do Bairro São Gotardo, em complemento à ação de Esgotamento Sanitário da cidade. A obra de saneamento básico de Bom Jesus da Lapa, orçada em quase R$ 4 milhões, é objeto dos recursos aplicados pela Codevasf, em convênio com a Prefeitura Municipal, e faz parte do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco.

USP reconhece ação da Codevasf por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Diante de uma platéia formada por acadêmicos - a maioria especialista, mestre e doutor - o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luiz Carlos Everton de Farias, apresentou a evolução da Companhia com foco na atual fase de mudança e no Projeto de Realinhamento Estratégico. Convidado para participar do encerramento das atividades do IV Seminário de Gestão Pública pela Universidade de São Paulo (USP), parte do encerramento da disciplina de Gestão Pública, do mestrado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. O tema foi considerado pertinente e necessário para a compressão dessa nova realidade.

Ações para Chapada do Araripe por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As ações na Mesorregião da Chapada do Araripe foram tema de discussão, hoje, em Picos (PI). Técnicos do Ministério da Integração Nacional/Secretaria de Programas Regionais, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Codevasf, Governo do Estado do Piauí, Sebrae/PI, Embrapa, Consórcio Municipal, Conselho do Fórum da Mesorregião da Chapada do Araripe e representantes das Associações de Produtores de Apicultura e Ovinocaprinocultura participaram do encontro. Foram apresentados os resultados dos projetos desenvolvidos na Mesorregião, que abrange 60 municípios piauienses. O objetivo é acompanhar e articular ações para construção do projeto de ações para 2006.

Fórum de Desenvolvimento na Mesorregião de Xingó por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Encerrou hoje (17) a programação que durou dois dias, onde foi constituído e formado o Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião de Xingó e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional para a Mesorregião, promovida pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional na cidade de Paulo Afonso (BA).

MESORREGIÃO DE XINGÓ CRIA FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Encerrou hoje (17) a programação que durou dois dias, onde foi constituído e formado o Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião de Xingó e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional para a Mesorregião, promovida pela Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional na cidade de Paulo Afonso (BA).

Projeto de Irrigação do Marituba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

A equipe da diretoria de Engenharia da Codevasf reuniu-se com o superintendente da Codevasf de Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, e o corpo técnico das divisões e assessorias da Superintendência Regional em Penedo (AL), para definirem os objetivos, os termos de referência e o edital para concessão de serviços público de drenagem e irrigação e a concessão de direito real de uso de terras públicas do Projeto de Irrigação do Marituba.

Ações para Mesorregião da Chapada do Araripe, no Piauí por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O gerente da Mesorregião da Chapada do Araripe, da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Ricardo Dias Ramagem, encontra-se no Piauí, de hoje (16) até a próxima sexta-feira, para realizar reunião de trabalho em Picos. O objetivo é acompanhar e articular ações para construção do projeto de ações para 2006 referente à Mesorregião da Chapada do Araripe, no lado piauiense, definindo estratégias com as instituições parceiras.

Mesorregiaõ de Xingó tem Fórum de Desenvolvimento por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Secretaria de Programas Regionais, do Ministério da Integração Nacional lança amanhã, na cidade baiana de Paulo Afonso, o Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião de Xingó. O lançamento será às 14h, no auditório do Memorial da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF). O fórum fará a articulação institucional entre o governo federal e as prefeituras, o setor privado e a sociedade civil organizada e será responsável pela identificação e encaminhamento de propostas de ação ao Ministério da Integração Nacional e aos parceiros da mesorregião. Também ficará encarregado de acompanhar os projetos de Arranjos Produtivos Locais (APLs) já em desenvolvimento no Xingó. Outra atribuição do fórum será a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional da mesorregião.

Codevasf reúne-se com a Petrobras por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O protocolo de intenções firmado entre a Codevasf, a Petrobras, o governo do Estado da Bahia e o Banco do Nordeste foi discutido hoje na sede da Petrobras no Rio de Janeiro. A proposta é garantir estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um programa do Agronegócio da Cultura de Oleaginosas e a implantação de uma unidade de produção de biodiesel, no estado da Bahia. A intenção é fomentar a produção de culturas oleaginosas através da assitência técnica, pesquisa agropecuária e do desenvolvimento industrial.

por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09