Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09
CODEVASF FAZ REUNIÃO COM A PETROBRAS por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O protocolo de intenções firmado entre a Codevasf, a Petrobras, o governo do Estado da Bahia e o Banco do Nordeste foi discutido hoje na sede da Petrobras no Rio de Janeiro. A proposta é garantir estudos de viabilidade técnica e econômica para a implantação de um programa do Agronegócio da Cultura de Oleaginosas e a implantação de uma unidade de produção de biodiesel, no estado da Bahia. A intenção é fomentar a produção de culturas oleaginosas através da assitência técnica, pesquisa agropecuária e do desenvolvimento industrial.

Presidente da Codevasf no perímetro irrigado de Estreito por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Os produtores do Perímetro Irrigado de Estreito receberam a visita do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, acompanhado do superintendente da regional em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo de Oliveira Neres, para discussão de propostas voltadas à revitalização do Perímetro. Diversas melhorias foram apontadas, como o acesso viário ao projeto e a remodelação do sistema de irrigação por superfície (sulco) ainda existente. Na ocasião, o presidente autorizou a inclusão na proposta orçamentária da Codevasf de recursos destinados à elaboração de projeto para um possível asfaltamento da estrada que interliga o Perímetro a BR-122.

Cacau em tempos áureos por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Com o título “Cacau consorciado à banana no semi-árido”, o jornal Gazeta Mercantil noticiou em sua edição do dia 10 de maio, com destaque, o plantio de cacau na região do semi-árido baiano. “Uma cooperativa de produtores de Bom Jesus da Lapa, a 700 quilômetros de Salvador, iniciou o plantio de 150 mil mudas do fruto, o equivalente a 110 hectares no perímetro de irrigação do Formoso”, descreve a matéria. Em novembro de 2005, estudos realizados pela CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e a Codevasf realizaram estudos sobre a produção de cacau no Vale do São Francisco.

Pontal na esfera federal por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O Projeto de Irrigação do Pontal da Codevasf será apresentado durante o seminário “Estrutura institucional e procedimentos para implementação de projetos”, organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no dia 16 de maio, terça-feira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A finalidade do seminário é apresentar conceitos sobre PPP (parceria público-privada) e parâmetros para modelagem de projetos, além de orientar os órgãos quanto aos procedimentos para apresentação de projetos ao Comitê Gestor, responsável pela viabilização dessas iniciativas.

Ampliação de abastecimento de água para Guanambi por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, apresentou na Câmara de Vereadores de Guanambi (BA), em sessão solene, o projeto de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água que beneficiará o município, além de Candiba, Pilões, Pindaí e outras localidades situadas ao longo da adutora, a partir do reservatório da Barragem do Poço do Magro.

Regularização de áreas ribeirinhas em Bom Jesus da Lapa por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Áreas do Patrimônio da União, na região do Médio São Francisco, serão repassadas em definitivo para o Incra. O anúncio foi feito durante reunião entre a gerente regional do Patrimômio da União (GRPU), Ana Vilas Boas; o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, e representantes de áreas remanescentes dos quilombos. O repasse tem o intuito de efetivar a legalização dos assentamentos e áreas quilombolas na região. A Codevasf, pelo conhecimento da região e tecnologia de mapeamento e cartografia, fará a identificação e regularização das áreas.

Fórum da Revitalização do Alto São Francisco por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Mais de cem representantes de ONGs, prefeitos e secretários de 29 municípios da região do Alto São Francisco se reuniram com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Bambuí (MG), para a realização do I Fórum da Revitalização do Rio São Francisco. Durante o Fórum foi instalada a Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Social e Ambiental (Colmeia).

13 anos do Projeto Amanhã em Alagoas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As comemorações dos 13 anos do Projeto Amanhã, em Alagoas, terão início dia 12 de maio. O programa social da Codevasf capacita jovens rurais, preparando-os para atuar com competência e autonomia em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para o mercado de trabalho. A Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas em parceria com as prefeituras de Arapiraca e Piranhas, Instituto Xingó, Sebrae e Cooperativa Pindorama implantou seis unidades de capacitação e treinamento. Desde a implantação do Projeto Amanhã em Alagoas já foram ministrados 90 cursos, tendo sido capacitados 1385 jovens.

Fornecimento de tilápia para Conab por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Vinte e nove famílias do Assentamento Boa Esperança, localizado no município alagoano de Olho D’água do Casado, estão negociando a renovação de contrato para fornecimento de tilápia para a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Em 2005, o contrato, no valor de R$ 75 mil, rendeu para cada piscicultor cerca de R$ 2,5 mil.

Programa Irriga Fácil por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito lança nessa quinta-feira (04/05) um programa que irá reduzir o desperdício de água nos perímetros públicos irrigados. É o Programa Irriga Fácil que, desenvolvido em parceria com a Embrapa, estabelecerá a duração e o momento correto da irrigação e o volume de água a ser utilizado ao longo de todo o ciclo de cada cultura, mesmo antes do seu plantio.

Codevasf na Expoagri por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf participou da oitava edição da Exposição Agropecuária da Região de Irecê - Expoagri, que encerrou no final de abril, em Irecê (BA). Em seu stand, a Empresa apresentou ao público ações de piscicultura, fruticultura, do Projeto Amanhã, Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e a construção do Projeto Baixio de Irecê.

Disk Tilápia por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Numa parceria com a Prefeitura Municipal de Janaúba e a Associação dos Pequenos Produtores do Bico da Pedra, a Codevasf inaugurou uma Unidade de Comercialização de Pescado no Mercado Municipal. A implantação dessa unidade de comercialização faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais – APLs da aqüicultura, que tem por objetivo a capacitação de pequenos produtores rurais na produção, beneficiamento e comercialização do pescado. A partir de agora, o consumidor de Janaúba e Nova Porteirnha (MG) terá acesso direto ao pescado de tilápia no Mercado Municipal daquela cidade e através de um serviço de entrega domiciliar, denominado “Disk Tilápia”.

CODEVASF RECEBE A SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), recebeu hoje a visita da secretária-executiva do Ministério da Integração Nacional, Silvana Parente. A reunião aconteceu na sede da Codevasf. O presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, aproveitou o momento para dar uma visão da empresa, mostrou os principais projetos e as prioridades para 2006. A missão e os objetivos apresentados trazem o novo perfil da Codevasf com base no Realinhamento Estratégico.

Secretária executiva do MI visita Codevasf por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), recebeu hoje a visita da secretária-executiva do Ministério da Integração Nacional, Silvana Parente. A reunião aconteceu na sede da Codevasf. O presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, aproveitou o momento para dar uma visão da empresa, mostrou os principais projetos e as prioridades para 2006. A missão e os objetivos apresentados trazem o novo perfil da Codevasf com base no Realinhamento Estratégico.

Emprego e renda no Norte de Minas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Com a presença do representante do Ministério das Minas e Energia (MME), Aurélio Pavão e do superintendente da Codevasf em Minas, Anderson Chaves, foi inaugurado o Centro Comunitário de Produção de Mandioca, no município de Pai Pedro. A implantação dessa unidade produtiva, é resultado de um convênio firmado entre o Ministério das Minas e Energia, através do Programa Luz Para Todos e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.

Recuperação de estradas em Penedo por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Os Perímetros de Irrigação de Boacica e Santa Eliza, em Penedo, foram beneficiados com a recuperação das vias que dão acesso ao povoado Marizeiro. As estradas vicinais, com extensão superior a 10 km, que ligam a AL-110 ao Perímetro Irrigado do Boacica, foram recuperadas com a utilização de máquinas e caminhões basculantes da Companhia, atualmente cedidos à prefeitura. A recuperação é resultado de parceria entre a Codevasf e a Prefeitura Municipal de Penedo.

Casa de Farinha em Pai Pedro por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A superintendência regional da Codevasf em Minas Gerais inaugura Centro Comunitário em Pai Pedro, um pequeno município com pouco mais de seis mil habitantes. A unidade irá beneficiar 30 famílias, pertencentes a seis associações comunitárias. Serão criados mais de 150 empregos diretos e mais de 450 indiretos. A proposta é criar emprego e renda, além de oferecer ocupação para as pessoas da comunidade que conheciam o ofício não não tinham oportunidade de trabalho.

Investimentos em Cotinguiba-Pindoba por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Como parte dos esforços da Superintendência Regional da Codevasf em Sergipe na revitalização dos perímetros irrigados, serão entregues aos produtores do Distrito Irrigado de Cotinguiba-Pindoba, em Propriá (SE), uma escavadeira hidráulica, veículo utilitário e motos. A solenidade de entrega dos equipamentos será amanhã (28), às 10h, na sede do Distrito.

Dignidade humana é tema de congresso por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

Com o tema "Dignidade Humana – Moralidade Democrática, Meio Ambiente e Sustentabilidade", tem início hoje (26), no Centro de Convenções de Sergipe, o IX CONORH – Congresso Nordestino de Recursos Humanos e a EXPORH, com término no dia 28. O evento conta com a participação da Codevasf, que expõe em estande promocional ações e projetos que vem desenvolvendo em Sergipe, tendo como foco o desenvolvimento sustentável da região do Baixo São Francisco.