Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Estadão diz: “Semi-Árido nordestino pode ser pólo de cítricos" por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O jornal O Estado de São Paulo, traz em sua edição do dia 30 de junho, no caderno Economia e Negócios, matéria sobre estudo elaborado pelo Instituto Pensa (Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Faculdade de Economia e Administração da USP). A reportagem informa que Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) têm potencial para igualar a produção de laranjas do Estado americano da Flórida. Leia a íntegra da matéria.

Esgotamento sanitário para Afrânio por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O prefeito da cidade de Afrânio (PE), Adalberto Cavalcanti, não escondeu a satisfação de poder assinar convênio no valor de dois milhões e seiscentos mil reais que irá garantir saneamento básico para a cidade. “É com grande orgulho que assino esse convênio. Saneamento básico representa obras que as pessoas não enxergam, mas significa qualidade de vida para a população”, reforçou.

Negócio agrícola com plantio de citros por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Os citros podem se tornar o novo negócio dos perímetros irrigados em fase de implantação no Vale do São Francisco. Ancorados em estudos realizados por pesquisadores da Embrapa em parceria com técnicos da Codevasf e do Instituto Pensa (USP) que revelam a viabilidade de cultivos na região desde que submetidos a um manejo especial que considere as condições de clima e solo do semi-árido, laranjas, pomelos, tangerinas e limões devem estar à frente da expansão da citricultura brasileira em direção aos sertões de Pernambuco e Bahia.

Esgotamento para Irecê e Barreiras por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Dois importantes municípios baianos serão beneficiados com ações de esgotamento sanitário. O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Ewerton de Farias, assinou hoje (30) convênios com os prefeitos municipais de Barreiras e Irecê, respectivamente, Saulo Pedrosa e Joacy Nunes Dourado. Somados os recursos chegam a mais de R$ 10 milhões. Os diretores das Áreas de Produção e Engenharia da empresa, respectivamente, Jonas Paulo Neres e Clementino Coelho estavam presentes no ato da assinatura.

Dia da agricultura familiar por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi realizado, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), o dia Estadual da Agricultura Familiar. O evento é parte da programação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com parceria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Codevasf. Houve a participação de cerca de quatro mil produtores familiares de 20 cidades da região.

DIA ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi realizado, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), o dia Estadual da Agricultura Familiar. O evento é parte da programação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com parceria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Codevasf. Houve a participação de cerca de quatro mil produtores familiares de 20 cidades da região.

Êxito na cooperação Brasil-Espanha por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A produção de vinhos de qualidade no vale do São Francisco, com base nas cultivares espanholas tintas Grenache e Tempranillo, foi o tema principal do seminário internacional Oportunidades de Cooperação e Negócios em Viticultura e Enologia Tropical. O evento foi promovido pela Codevasf e Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), como parte de um projeto que instituições mantêm com a Câmara de Comércio e Indústria de Navarra, Espanha, dentro do Programa Al-Invest III, financiado pela Comunidade Econômica Européia.

Capacitação em Piscicultura na Bahia por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, por meio da Estação de Piscicultura de Ceraíma, concluiu o Curso de Capacitação em Piscicultura, organizado pelo Projeto Amanhã. Os participantes atuarão como multiplicadores das técnicas de cultivo de peixes na Unidade Demonstrativas de Piscicultura implantadas pela Companhia na região.

Fórum Intermunicipal da Revitalização do São Francisco em Penedo por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O Fórum Intermunicipal da Revitalização do São Francisco e a Comissão Local do Meio Ambiente e Ação Socioambiental da Foz do São Francisco – Colméia da Foz foi instalado, na cidade de Penedo. O evento foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA. O Superintendente da Codevasf de Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, participou da solenidade. Na oportunidade, ele fez um relato das ações da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional para a revitalização da bacia da São Francisco alagoano. Antônio Nelson será um dos integrantes da Secretaria Executiva da Colméia da Foz.

Piscicultura em canal de irrigação por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Teve início no Projeto Mirorós, em Ibipeba (BA), o Projeto Aproveitamento de Canais Perímetros de Irrigação para Piscicultura. A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura da Codevasf. Uma de suas principais metas é a obtenção de subsídios para solucionar gargalos surgidos em outros experimentos semelhantes realizados pela Empresa e validar metodologia de cultivo de peixes utilizando a estrutura do canal de irrigação.

Qualidade de vida para Ibotirama por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi assinado convênio no valor de três milhões de reais, entre a Codevasf e a prefeitura de Ibotirama (BA), que irá permitir obras de esgotamento sanitário para a cidade. “Esse é o primeiro passo para a desejada consciência ambiental. São ações concretas de preservação do rio São Francisco”, destacou o prefeito Wilson de Oliveira Leite durante ato de assinatura.

Cooperação e negócios em vitivinicultura em discussão por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Acontece quarta-feira (28) o seminário internacional “Oportunidades de Cooperação e Negócios em Viticultura e Enologia Tropical”, no Centro de Convenções de Petrolina (PE). O evento é uma realização da Codevasf e do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Faz parte de um acordo de cooperação técnica em viticultura e enologia tropical, realizado pela FIEPE em parceria com a Codevasf e a Câmara Navarra de Comércio e Indústria, da Espanha, com o objetivo de melhorar a qualidade dos vinhos produzidos no vale do São Francisco.

Saneamento para Bambuí por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Em breve, a cidade mineira de Bambuí terá o problema da falta de saneamento básico resolvido. Foi assinado agora à tarde na sede da Codevasf, em Brasília, convênio que irá permitir obras de esgotamento sanitário, ações relacionadas ao Programa de Revitalização do rio São Francisco. Para a região do Alto São Francisco, em especial para a micro-região das Nascentes, as atividades que favorecem a recuperação do Rio vêm recebendo apoio total da comunidade. O esgotamento sanitário irá, além de agregar valor às ações de revitalização, oferecer qualidade de vida à população.

CAMINHOS DO SÃO FRANCISCO por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

No próximo dia 27 de junho, será lançado na sede da Codevasf em Penedo o Projeto “Caminhos do São Francisco”. Trata-se de uma trilha eco-cultural que atrairá turistas para percorrer os povoados ribeirinhos entre os municípios de Piranhas e Piaçabuçu, até a foz do rio São Francisco. A solenidade de lançamento contará com a presença do superintendente da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo; do secretário de programas e projetos culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, e da diretora-presidente da Associação Cultural Olha o Chico, Dalva de Castro.

Caminhos do São Francisco por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

No próximo dia 27 de junho, será lançado na sede da Codevasf em Penedo o Projeto “Caminhos do São Francisco”. Trata-se de uma trilha eco-cultural que atrairá turistas para percorrer os povoados ribeirinhos entre os municípios de Piranhas e Piaçabuçu, até a foz do rio São Francisco. A solenidade de lançamento contará com a presença do superintendente da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo; do secretário de programas e projetos culturais do Ministério da Cultura, Célio Turino, e da diretora-presidente da Associação Cultural Olha o Chico, Dalva de Castro.

Posse de Jonas Paulo por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A posse do novo diretor da Área de Produção da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres, aconteceu hoje pela manhã, no auditório da Companhia, em Brasília. A solenidade foi prestigiada pelo ministro da Defesa, Waldir Pires; pelos deputados deferais, Givaldo Carimbão (PSB/AL), Guilherme Menezes (PT/BA), João Leão (PP/BA), José Rocha (PFL/BA), Zezéu Ribeiro (PT/BA); pelos superintendentes regionais da empresa; pelos diretores da Codevasf, Ana Lourdes Nogueira Almeida e Clementino Coelho; pelo presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, pelos funcionários e prefeitos do estado da Bahia.

Acordo coletivo de trabalho por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf reajustou as tabelas salariais e de funções gratificadas dos seus empregados com percentual correspondente a 5%, retroativo a primeiro de maio, data base da categoria. A assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2006/2007) aconteceu hoje (dia 20), contando com presença do presidente da Empresa, Luiz Carlos Everton de Farias; do presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), Valter Cauby Endres; além de membros da Diretoria do Sindicato e do coordenador de Recursos Humanos, Luiz Fernando Salgueiro dos Santos.

Fórum da Federação Alagoana de Agricultura e Pecuária por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Em mais uma demonstração da sua importância para o desenvolvimento regional, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Antônio Nélson de Azevedo, proferiu palestra na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas – FAEAL, sobre as ações empresa, com destaque no estado de Alagoas.

Inaugurada Unidade de Piscicultura em Parnaíba (PI) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A cidade de Parnaíba conta agora com uma Unidade de Piscicultura. A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Pedro Brito; do secretário especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin; do governador do Piauí, Wellington Dias e do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, além de políticos e autoridades locais.Foi investido R$ 1,2 milhão no projeto.