Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Recursos para Pernambuco por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Seis municípios de Pernambuco serão beneficiados com a recente liberação de recursos da Codevasf. Nos últimos dias, a superintendente regional da Companhia em Petrolina, Isabel Cristina de Oliveira, assinou convênios com os prefeitos de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho; de São José do Egito, Evandro Perazzo; de Custódia, Nemias Gonçalves; de Floresta, Afonso Ferraz; de Lagoa Grande, Robson Amorim; e de Serrita, Maviael Sampaio.

Conhecimento gera crescimento regional por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Os projetos apresentados na conclusão do MBA em Gestão Pública na Superintendência Regional da Codevasf em Teresina servirão como instrumento prático para o desenvolvimento regional. Os trabalhos de conclusão de curso foram “Projeto de viveiros para muda florestal”, “Projeto de estruturação e fortalecimento dos APLs: apicultura, ovinocaprinocultura e piscicultura no Vale do Parnaíba”, “Modelo de avaliação de resultados de projetos da Codevasf”, “A cadeia produtiva da tilápia em Parnaíba”, “Consciência e responsabilidade ecológica através da reciclagem” e “Geração de renda para as famílias de assentados nos perímetros: início da implantação”.

Projeto piloto na Barragem Mesa de Pedra por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Foi realizada a primeira despesca do projeto de piscicultura em tanques-rede de Valença do Piauí (PI), instalado na barragem Mesa de Pedra localizada a 35 km do município. Hoje, mais de 50 famílias estão instaladas na agrovila e no entorno. O Projeto tem o objetivo de fomentar ações que fortaleçam a piscicultura na região, através da capacitação de pescadores artesanais ou pequenos produtores.

por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09
Busca da eficiência na execução de convênios em Alagoas por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O Superintendente da Codevasf/Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, reuniu-se com prefeitos e assessores dos municípios que possuem convênios em execução no vale do São Francisco alagoano. O objetivo foi orientar quanto aos cuidados relativos às prestações de contas dos convênios celebrados.

Desocupação do Projeto Salitre por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

As cerca de 200 famílias de agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) têm prazo até amanhã (16/03) para abandonar a área do Projeto de Irrigação do Salitre, em Juazeiro (BA), ocupada por elas desde a madrugada da última segunda-feira. A decisão consta de mandado de reintegração de posse expedido ontem (14/03) pelo juiz federal de Juazeiro, que acolheu solicitação nesse sentido da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), dona da área e responsável pela implantação do projeto.

Codevasf e MDA assinam protocolo de intenções por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O protocolo de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá permitir a execução de obras e a aquisição de equipamentos para a implantação de projetos de beneficiamento de carne caprina e ovina, esmagamento de oleaginosas para fins de produção de biodiesel e produção e beneficiamento de peixes em tanques rede. O MDA foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, José Humberto Oliveira e pelo superintendente da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres.

Inscrições para rodada de negócios em aqüicultura por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Empresas, produtores e associações do setor de aqüicultura nos vales do São Francisco e Parnaíba terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios com compradores europeus no mês de março. A “Aquainvest Brasil: Tecnologias e Beneficiamentos Aplicados às Culturas de Pescados", como é chamada, será realizada entre 22 e 24 de março próximo, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte, durante a III Feira Nacional do Camarão - Fenacam.

Ampliada Estação de Piscicultura de Piripiri por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A estação de piscicultura Ademar Braga de Piripiri teve sua capacidade de produção ampliada de 3,5 para 10 milhöes de alevinos ano. Obra orçada em R$ 446.892 e é resultado de um trabalho em parceria entre governo do Piauí, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR e Governo Federal através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba - Codevasf e Departamento Nacional de Obras contra as Secas - Dnocs. A estação produz alevinos de espécies nativas que serão destinadas ao povoamento de reservatórios, açudes, rios e produção em tanques-redes distribuídos em todo Estado.

Alternativas para produzir biodiesel por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Um grupo de 14 produtores dos Perímetros Irrigados de Estreito e Ceraíma e das áreas de assentamento do Projeto Iuiu, acompanhados do supervisor do 2º Núcleo de Guanambi da Codevasf, Antonio Wilson Lélis Costa, esteve em Janaúba (MG), visitando a EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, onde ouviram, em campo, uma apresentação dos pesquisadores Heloisa Mattana Saturnino e Níveo Poubel sobre a cultura do “pinhão-manso” (Jatropha curcas L.).

Modernização nas licitações e convênios por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Durante três dias, técnicos da Codevasf/Montes Claros participaram do curso de licitações e convênios, com destaque para o segmento de licitações nas modalidades de pregão eletrônico e pregão presencial. A iniciativa da Companhia faz parte do esforço do Governo Federal em modernizar, desburocratizar, aumentar a eficiência e reduzir o custo de suas aquisições e contratações e dando-lhes maior grau de transparência.

Salto e reconhecimento profissional por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A Diretora da Área de Administração da Codevasf, Ana Lourdes Nogueira Almeida foi convidada para participar como membro observador da ONU no “Quinto Cômite de Especialistas em Administração Pública” que acontece de 27 a 31 de março, em Nova Iorque (EUA). O convite não foi por acaso, o reconhecimento vem de sua contribuição durante a sua administração como secretária do governo do Ceará e agora com o trabalho do Programa de Realinhamento Estratégico da Codevasf. O nome dela irá compor a lista seleta de seis integrantes brasileiros como convidados.

Comitê de Gestão para as Superintendências por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Os superintendentes regionais da Codevasf reúnem-se hoje (08), em Brasília, com o presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, e os diretores da empresa. O objetivo é discutir o Projeto de Realinhamento Estratégico e a instalação do Comitê de Gestão em cada Superintendência Regional. A reunião conta, também, com a presença dos consultores da FUNDACE/USP, que estão auxiliando no desenvolvimento do projeto.

Pólo sucro-alcooleiro no Piauí por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A formação de um pólo sucro-alcooleiro no Estado foi tema de reunião realizada nessa terça-feira, 7, no Palácio de Karnak, que contou com a participação do governador Wellington Dias; do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Luís Carlos Everton de Farias; do Diretor da Área de Engenharia da Codevasf, Clementino Coelho; dos gerentes Jorge Lopes e Sérgio Vilela, e executivos do banco holandês Rabobank, Carlos Ortiz.

Missão divulga Vale do São Franciso no Exterior por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h09

Produtores de vinhos e uvas do Vale do São Francisco recebem apoio da o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiepe para ampliar seus mercados. De 13 a 15 de março, grupo de empresários daquela região viaja à cidade de Olite, na Espanha, para realizar novos empreendimentos nos setores de viticultura e enologia.

Técnicas de manejo de hortas comunitárias por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Cerca de 25 famílias da comunidade de Nova Descoberta, em Petrolina (PE), participaram do curso sobre manejo de hortas comunitárias e familiares. O objetivo é oferecer às famílias uma renda e aumentar a oferta de alimentos de elevado poder nutritivo, contribuindo, assim, com a inclusão social. A ação, resultado de parceria entre a Codevasf, Embrapa, Cefet e CNPQ, faz parte do Projeto Inovações Tecnológicas em comunidades carentes do semi-árido que está estruturando três hortas comunitárias em Petrolina.

Abatedouro para o município de Salgueiro (PE) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf firmou convênio, hoje (03), com a Prefeitura Municipal de Salgueiro (PE) para construção de uma unidade de abate e processamento de carne de caprinos e ovinos, como parte da estruturação do Arranjo Produtivo Local de caprinovinocultura no município. O convênio da ordem de R$ 260 mil foi assinado pela superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Isabel Cristina, e a prefeita de Salgueiro, Cleuza Pereira, na sede da Companhia em Petrolina (PE).

Saneamento para Campo Azul (MG) por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Através de convênio assinado com a Superintendência Regional de Montes Claros, a prefeitura de Campo Azul (MG) vai poder levar água potável a duas comunidades rurais próximas da sede do município. Segundo disse o prefeito José Carlos Pereira de Almeida, os recursos vão permitir a solução de um grave problema de abastecimento para as duas comunidades.

Presidente Lula em Parnaíba(PI) por andrea.sekeff — última modificação 05/09/2023 17h25

Em Parnaíba (PI), o presidente Luís Inácio Lula da Silva fez o lançamento da expansão da Universidade Federal do Piauí. Foi uma rápida passagem, tempo suficiente para realizar o lançamento do projeto no Campus Ministro Reis Velloso, acompanhado de uma série de autoridades, dentre eles o governador Wellington Dias (PT), o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, o prefeito José Hamilton (PTB) e o reitor Luiz Júnior

por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09