Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006
conteúdo

2006

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2006
Troca de Experiências por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O embaixador de Moçambique, Murade Isaac Murargy, esteve em visita ao presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, com o objetivo de conhecer de perto as ações da Companhia e permitir uma aproximação entre as instituições. Na oportunidade, o embaixador mostrou interesse em conhecer as superintendências regionais e preparar uma agenda de visitas às áreas de atuação da Empresa.

Cooperação Brasil-Itália beneficia região da Serra das Confusões, no Piauí por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A região da Serra das Confusões, no Piauí, será beneficiada com ações da Codevasf, em parceria com o Governo do Estado, no âmbito dos projetos elaborados pelo Protocolo de Cooperação Federativa Brasil-Itália. O diretor da Área de Produção, Jonas Paulo Neres, e o assessor da Presidência da Codevasf, Renato Coimbra, participaram da solenidade de celebração dos convênios com o Governo Federal no Palácio do Planalto, além de representantes de outras instituições que irão atuar nos diversos projetos em várias regiões do País, como no Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sintonia de ações para fortalecer APLs por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Com o objetivo de unificar as intervenções institucionais em relação aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), a Codevasf reuniu representantes de instituições que atuam, também, na estruturação das cadeias produtivas nos vales do São Francisco e do Parnaíba. A proposta de trabalho é realizar um mapeamento das áreas prioritárias, com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas que fortaleçam os segmentos identificados.

Aqüicultura na Bahia por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República – SEAP/PR estão formalizando parceria para a complementação das obras civis e da instrumentalização da Estação de Piscicultura de Xique-Xique e da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Barreiras, na Bahia. O objetivo é fortalecer o programa de aqüicultura e pesca na região do médio São Francisco.

Unidades de Beneficiamento Apícola por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Como parte das políticas públicas de desenvolvimento regional, a Codevasf e a Secretaria de Programas Regionais - Ministério da Integração Nacional estão implantando ações para estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Mesorregião de Xingó, Sub-Região Sergipana do Sertão do São Francisco. Dentre as ações desenvolvidas, foi firmado convênio com a Federação dos Apicultores de Sergipe - FAPISE, visando implementar ações, iniciadas em 2005, para estruturação de Unidades de Beneficiamento de Mel na região. O fortalecimento das ações, busca aumentar a produtividade e a competitividade do produto no mercado, e promover a atividade apícola no Estado de Sergipe.

Importância do biodiesel por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf realizou, no dia 18 de julho, o ciclo de palestras “Bioenergia – inserção da Codevasf na matriz energética do País – Programa Nacional do Biodiesel”. O objetivo do evento foi discutir diversos aspectos relacionados da produção do biodiesel, no âmbito do desenvolvimento regional. A programação foi composta de quatro mesas temáticas, constando de palestras com especialistas ligados ao biodiesel.

BIOENERGIA É TEMA DE CICLO DE PALESTRAS NA CODEVASF por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Amanhã (dia 18), a Codevasf promove o ciclo de palestras “Bioenergia – inserção da Codevasf na matriz energética do País – Programa Nacional do Biodiesel”. O evento acontece no horário das 8h30 às 17h30, na sede da Companhia, no Auditório Avelino Costalonga. A programação é composta de quatro mesas temáticas, constando de palestras com especialistas ligados ao biodiesel.

Codevasf e Chesf no Projeto Itaparica por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Encontra-se em andamento a elaboração de um novo convênio entre a Codevasf e a Chesf para beneficiar o Projeto Itaparica. As bases do acordo foram discutidas na sede da Codevasf, em reunião entre o diretor da Área de Produção da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres, e o diretor de Engenharia e Construção da Chesf, José Ailton de Lima, além do coordenador especial do Empreendimento Itaparica, Carlos Roberto Aguiar de Brito; administrador do Convênio Chesf/Codevasf, Severino de Moraes Filho, e técnicos da Codevasf.

Contrastes do século XX por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Como parte das comemorações dos 32 anos da Codevasf, será montada a exposição “Contrastes do Século XX”, com desenhos em bico de pena feitos pelo artista plástico Israel Quirino do Nascimento, além de trabalhos do desenhista peruano Percy Lau, numa homenagem “in memoriam” ao artista. Os trabalhos estarão expostos no Espaço Cultura Codevasf, na sede da Empresa, no período de 17 a 21 de julho, no horário das 8 às 17h30.

Citricultura em Petrolina e Juazeiro por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O Grupo Pensa (Centro de Agronegócios da Universidade de São Paulo)apresentou na Codevasf, em Brasília, estudo sobre a citricultura no Pólo Petrolina/Juazeiro. Hoje também o assunto foi tema de reportagem do jornal Valor Econômico. Com o título "Vale tenta atrair citricultura paulista", o jornalista Fernando Lopes relata que em meio a uma crise na produção de frutas como uva e manga, em virtude de dois anos seguidos de clima desfavorável e da guinada cambial do último ano, o Vale do São Francisco tem a expectativa de receber investimentos da cadeia citrícola nos próximos anos.

Planap na sede da Codevasf por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

O Planap - Plano de Desenvolvimento Integrado para a Bacia do Parnaíba é tema de palestra realizada, na sede da Codevasf. A explanação foi feita pela consultora Rejane Tavares, que coordenou a execução dos trabalhos para elaboração do Plano. O Planap, lançado em junho na cidade de Teresina (PI), consiste em um plano de ações integradas para o desenvolvimento sustentável da bacia do Parnaíba, abrangendo municípios dos Estados do Piauí, do Maranhão e do Ceará.

Codevasf e Banco do Nordeste por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O Superintendente do Banco do Nordeste (BNB), no Estado de Alagoas, Expedito Neiva; o gerente da agência do banco, em Penedo, Vagner Morel Vital Nobre; e equipe técnica foram recepcionados pelo superintendente regional da Codevasf, Antônio Nélson de Azevedo e pelos chefes das divisões de engenharia, administração, produção e planejamento da Companhia em Alagoas.

Construção de cisternas por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

No ano de 2005, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) e a Articulação no Semi-árido, formalizou parcerias para a construção de 13 mil cisternas nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. Até o final do mês de agosto, todas as cisternas estarão concluídas. A Companhia viabilizou recursos para construção de cinco mil cisternas e o MDS para construção de mais oito mil. “Considerando o valor unitário de R$ 1.500 por cisternas, a contrapartida da Codevasf foi de sete milhões e 500 mil do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco no ano de 2005”, informa a zootecnista, Kênia Marcelino, assessora da Presidência da Codevasf. A comunidade dos municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Piauí já estão usufruindo do benefício.

Segurança no trabalho por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

O superintendente regional da Codevasf Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo e os integrantes da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – CIPA da empresa, estiveram reunidos na sede da Companhia, em Penedo, com funcionários que trabalham nos Distritos de Irrigação de Boacica, Marituba e Itiúba para fazer a entrega dos novos Equipamentos de Proteção Individual - EPIs .

Programa de recursos pesqueiros por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Dentre as atividades desenvolvidas pela Codevasf, com significativa repercussão sobre o sistema produtivo e sobre o meio ambiente destaca-se o Programa de Recursos Pesqueiros e de Desenvolvimento da Aqüicultura. Para isso, construiu no vale do São Francisco seis estações de piscicultura e está implantando o Centro de Referência em Aqüicultura do São Francisco, no estado de Alagoas, e no vale do Parnaíba está construindo o Centro de Referência em Aqüicultura e Pesca do Parnaíba, no estado do Piauí, importantes demandas dos produtores e da comunidade científica.

Área de Proteção Permanente por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

Acontece de 12 a 14 de julho, o Seminário Nacional sobre Restauração de APPs (Área de Proteção Permanente), no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, com o objetivo de divulgar e compartilhar experiências e técnicas bem sucedidas, procedimentos e mecanismos de incentivo para ações de recuperação e recomposição no campo e nas cidades.

Conhecimentos na área de licitação por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

Técnicos da sede da Codevasf estão sendo treinados na área de licitação – modalidade pregão eletrônico. O objetivo é atualizar os participantes sobre os novos enfoques jurídicos quanto à obrigatoriedade da aplicação da modalidade pregão nas licitações. Foram formadas cinco turmas com seis participantes cada, de diversas áreas de Empresa. A abertura dos treinamentos aconteceu hoje (04) com a presença do presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias.

Codevasf na Pecnordeste por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A abertura da PecNordeste trouxe boas perspectivas de negócios. Há previsão é de que a feira possa gerar 40 milhões em negócios, o dobro do ano passado. O X Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste 2006) teve início hoje, no Centro de Convenções, em Fortaleza (CE), e prossegue até quarta. O stand da Codevasf levou para exposição as principais ações da Companhia na região. O tema Pecuária Regional: Tecnologia, Meio-Ambiente e Responsabilidade Social deve atrair 40 mil visitantes, contando com 280 expositores de diferentes estados brasileiros e 4 mil participantes. A abertura do Seminário, às 9 horas, contou com a presença do ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin e da Diretora da Área de Administração, Ana Lourdes Nogueira Almeida.

CODEVASF NA PECNORDESTE por andrea.sekeff — última modificação 01/11/2022 14h09

A abertura da PecNordeste trouxe boas perspectivas de negócios. Há previsão é de que a feira possa gerar 40 milhões em negócios, o dobro do ano passado. O X Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste 2006) teve início hoje, no Centro de Convenções, em Fortaleza (CE), e prossegue até quarta. O stand da Codevasf levou para exposição as principais ações da Companhia na região. O tema Pecuária Regional: Tecnologia, Meio-Ambiente e Responsabilidade Social deve atrair 40 mil visitantes, contando com 280 expositores de diferentes estados brasileiros e 4 mil participantes. A abertura do Seminário, às 9 horas, contou com a presença do ministro da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin e da Diretora da Área de Administração, Ana Lourdes Nogueira Almeida.

Codevasf e Fiemg estudam parceria por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h09

A Codevasf e a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) estudam uma forma de atuação conjunta para o desenvolvimento de ações na região do Jaíba. Em reunião, com a presença do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, foram discutidas as diretrizes básicas de um Acordo de Cooperação amplo a ser firmado entre as duas entidades. Da FIEMG, participaram o superintendente do SESI/MG, Raul Von Sperling, e a superintendente do IEL/MG, Eloísa Regina. O superintendente da Codevasf em Montes Claros, Anderson Chaves, e o assessor da presidência, Renato Coimbra, também participaram do encontro.