Notícias
Planap na sede da Codevasf
O Planap - Plano de Desenvolvimento Integrado para a Bacia do Parnaíba é tema de palestra realizada, na sede da Codevasf. A explanação foi feita pela consultora Rejane Tavares, que coordenou a execução dos trabalhos para elaboração do Plano. O Planap, lançado em junho na cidade de Teresina (PI), consiste em um plano de ações integradas para o desenvolvimento sustentável da bacia do Parnaíba, abrangendo municípios dos Estados do Piauí, do Maranhão e do Ceará.
O Planap está sintetizado em 16 volumes com todas as informações referentes ao estudo realizado durante o ano de 2005. Os territórios em análise são o da Planície Litorânea, dos Cocais, dos Carnaubais, entre Rios; dos vale do Sambito, do rio Guaribas, do rio Canindé, dos rios Piauí e Itaueiras; da Serra da Capivara; Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras. Há ainda publicação sobre o uso da terra e do cerrado, um plano de ação de curto prazo com indicadores de aproveitamento das infra-estruturas hídricas da Bacia do Parnaíba e o Relatório Final com o Plano de Ações estratégicas da Bacia.
A participação dos governos dos estados do Piauí, do Maranhão e do Ceará, das prefeituras municipais, das universidades, de instituições financeiras, de organismos não governamentais, incluindo associações e sindicatos, foi expressiva, envolvendo mais de cinco mil atores sociais. Para a sua elaboração, foram considerados também os diversos planos e programas dos governos federal, dos estados e dos municípios que integram a Bacia.
O Planap busca fomentar o desenvolvimento integrado da bacia, com o crescimento da economia regional e melhoria da qualidade de vida da população local. A sustentabilidade das ações é o ponto forte de todo o estudo, que apresenta o grande potencial existente para o desenvolvimento de projetos florestais no estado, iniciando com a implantação de grandes empreendimentos de florestas plantadas em áreas alteradas.
EXPOSIÇÃO
Encontra-se em exposição, no Espaço Cultura Codevasf (hall do Auditório Avelino Costalonga), uma mostra com parte do atlas da Bacia do Parnaíba e do conjunto de 92 mapas elaborado pelo laboratório do geoprocessamento da Codevasf para apoiar o Planap. A mostra está aberta ao público, no horário comercial, até a próxima sexta-feira (14).