conteúdo

Selo Social

por Fernando Néto publicado 29/04/2020 17h30, última modificação 20/04/2023 15h43

logo-selo-social.pngA Codevasf foi certificada com o Selo Social DF em quatro anos consecutivos — dos ciclos 2019 a 2022. A finalidade do selo é reconhecer empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovem desenvolvimento social e impactos positivos nas comunidades onde atuam. A certificação faz interface com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A participação da Companhia no programa é uma iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS) da Codevasf/Sede.

Conheça os projetos da Codevasf certificados em cada ciclo:

2022

Selo Social 2022.jpgNo ciclo 2022, o Instituto Selo Social certificou 53 organizações no Distrito Federal, que geraram 460 impactos sociais. Na Codevasf, a certificação reconheceu o trabalho realizado pelo Projeto Amanhã, que possui grande alcance social e contribui com 8 dos 17 ODS da ONU. São eles: 1 – Erradicação da Pobreza; 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 10 – Redução das Desigualdades; 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Instituído em 1993, o Projeto Amanhã tem por objetivo fomentar a organização e a capacitação de jovens na faixa etária de 14 a 26 anos (estudantes de instituições de ensino regular), principalmente de áreas rurais. O projeto social da Companhia prepara os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho. Mais de 33 mil jovens já participaram de ações educativas na área de atuação da Empresa e tiveram, assim, melhorias de qualidade de vida e mais oportunidades de emprego e renda.

2021

Selo Social 2021Ao todo, 50 organizações receberam o Selo Social — ciclo 2021, com 88 projetos sociais reconhecidos e 326 impactos sociais declarados. A Codevasf foi certificada com o projeto Unidade Demonstrativa de Criação de Peixes, Integrada com Cultivo de Hortaliças — Aquaponia, na sede da empresa, em Brasília.

Com esse projeto, a Companhia contribuiu com 4 dos 17 ODS da ONU. São eles: 3 – Saúde e Bem-Estar; 4 – Educação de Qualidade; 6 – Água Potável e Saneamento e 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

2020

Selo Social 2020Com o tema "Solidariedade", o Selo Social DF — ciclo 2020 teve como objetivo reconhecer e valorizar as iniciativas de boas práticas no combate à pandemia da Covid-19, relacionadas aos ODS da ONU, visando incentivar o maior número de organizações e pessoas a se mobilizarem.

A Companhia participou da certificação com dois projetos: Campanha solidária de arrecadação e doação de cestas básicas – Covid-19 e Campanha interna de doação de máscaras solidárias – Covid-19.

Em 2020, o prêmio teve com foco o reconhecimento de ações realizadas de forma rápida e prática por meio de campanhas solidária e humanitária para ajudar pessoas em situação emergencial e de vulnerabilidade, devido as causas e consequências de desemprego em razão da quarentena e do isolamento social.

2019

A Codevasf recebeu pela primeira vez o Selo Social no ciclo 2019. No Distrito Federal, foram certificados projetos de 33 instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada que demonstraram compromisso social. A Companhia foi a única empresa pública federal que obteve o selo no DF nesse ciclo.

Selo Social 2019As instituições e os projetos certificados passaram por um processo com critérios preestabelecidos por um conselho local e tiveram assessoria do instituto durante o período de capacitação. Em 2019, no terceiro ciclo de avaliação do selo, o tema da campanha foi “Inovando e Integrando o Distrito Federal”. A Codevasf participou da certificação com os projetos Ecoponto e Bazar da Reutilização.

O Ecoponto tem como objetivo possibilitar o condicionamento e armazenamento temporário e correto dos resíduos gerados na empresa, possibilitando a posterior destinação ambientalmente adequada. Já o Bazar da Reutilização foi uma ação alusiva ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, para arrecadar utensílios domésticos e elétricos, calçados, roupas de cama, mesa e de uso pessoal. O material arrecadado foi destinado ao Abrigo dos Idosos, localizado nos arredores de Brasília.

Os dois projetos foram iniciativas da Comissão de Implantação do PLS da Codevasf/Sede, em parceria com a Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico da Codevasf, com apoio da Comissão de Gestão de Resíduos e da Comissão de Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

Revista Selo Social

Revista Selo Social Distrito Federal – DF 2021.jpg

Revista Selo Social Distrito Federal – DF 2021

A edição especial da Revista Selo Social relacionou as organizações certificadas no DF, em 2020, por promoverem projetos de combate e prevenção aos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

Confira o projeto da Codevasf na página 26 (abre numa nova aba).

Revista Selo Social - Edição especial 2020.png

Revista Selo Social - Edição Especial 2020

A edição especial da Revista Selo Social relacionou as organizações certificadas no DF, em 2020, por promoverem projetos de combate e prevenção aos efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19). 

Confira a menção à Codevasf na página 3 (abre numa nova aba).

Revista Selo Social Distrito Federal – DF 2020Revista Selo Social 2019

A Revista Selo Social Distrito Federal – DF 2020 divulgou os projetos desenvolvidos pela Codevasf e outras 32 organizações certificadas no ciclo 2019, por meio de 77 projetos sociais, que resultaram em 179 impactos sociais.

Os dois projetos da Companhia — Ecoponto e Bazar da Reutilização — possibilitaram sete impactos sociais nas áreas de cultura, economia, educação e meio ambiente.

Confira os projetos da empresa na página 40 da publicação (abre numa nova aba).

Sobre o selo

Segundo Instituto Selo Social, o Selo Social é um programa de qualificação e mensuração dos resultados de projetos sociais, por meio de monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais que demonstram a transformação dos territórios, com ênfase na capacitação e integração de empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Além do Distrito Federal, a certificação já foi implantada em municípios de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais.

O Instituto Selo Social é uma organização da sociedade civil que atua para fomentar e potencializar o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades locais.

*Com informações do Instituto Selo Social (www.selosocial.com)

Notícias relacionadas