conteúdo

Gestão de Resíduos

por Fernando Néto publicado 04/07/2019 17h31, última modificação 19/04/2023 17h26

Em atenção ao cumprimento do Decreto nº 5.940/2006, que instituiu a implantação da Coleta Seletiva Solidária pelos diferentes órgãos e instituições da administração pública federal direta e indireta, e para atender a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, a Codevasf, por meio da Decisão nº 804/2016, constituiu uma comissão para gestão dos resíduos gerados na empresa.

Símbolo reciclagemComissão de Gestão de Resíduos tem como principais responsabilidades:

I - Planejamento das atividades de Coleta Seletiva, com a criação de uma Agenda de Ações da Comissão;

II - Diagnóstico: Análise dos tipos de resíduos gerados, identificação de problemas, criação de indicadores e metas;

II - Adequação da infraestrutura para separação, armazenamento e descarte dos resíduos, com aquisição de materiais necessários para monitoramento e ações da comissão;

IV - Sensibilização e educação ambiental de todo corpo funcional da empresa, visando à correta separação e descarte dos resíduos;

V - Monitoramento e adequações das ações da comissão;

VI - Interlocução com a cooperativa responsável pelo recolhimento do resíduo reciclável e Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Governo do Distrito Federal.

Alinhado com o Decreto nº 5940/2006 e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, considera-se a necessidade de cumprimento do objetivo e metas do Tema 6 – Coleta Seletiva, do Plano de Gestão de Logística Sustentável Codevasf/Sede, que dispõe:

"Práticas de Sustentabilidade e de Racionalização do Uso de Materiais e Serviços.

Coleta Seletiva

Objetivo: Promover o descarte adequado de todo resíduo gerado na Empresa, em conformidade com a Política Nacional de resíduos Sólidos.

Meta: Aumentar o percentual de separação e coleta dos materiais recicláveis gerados na empresa."

Ecoponto

Inaugurado em 25 de setembro de 2018, o Ecoponto da sede da Codevasf tem como objetivo possibilitar o condicionamento e armazenamento temporário e correto dos resíduos gerados na empresa, possibilitando a posterior destinação ambientalmente adequada.

No Ecoponto podem ser descartados materiais como papéis, papelões, pilhas, baterias, óleo de fritura, medicamentos vencidos, equipamentos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes. Com isso, evita-se a proliferação de vetores que transmitem e propagam doenças, como mosquitos, moscas, baratas, formigas, ratos, camundongos e pombos. O descarte adequado também evita danos ambientais e prejuízos à qualidade de vida dos empregados e da população.

Ecoponto na Codevasf SedePara o transporte e descarte final dos resíduos, são parceiros da Codevasf: Projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Coleta Seletiva do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU); Cooperativa de Reciclagem, Trabalho e Produção (Coortrap); Estação de Metarreciclagem e 3R Ambiental, entre outros.

Construído em sintonia com o estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), com apoio da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, o espaço configura-se como importante ferramenta para a gestão ambientalmente correta dos resíduos gerados na empresa, complementando o serviço público de coleta e manejo. Também tem função pedagógica, auxiliando na promoção, entre os servidores, da noção de responsabilidade compartilhada pelos resíduos gerados. 

A implantação do Ecoponto também está alinhada com os objetivos estabelecidos nas comissões de sustentabilidade da empresa, Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) Codevasf/Sede, Gestão de Resíduos, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), e com a Política Ambiental da Codevasf, institucionalizada em 1999 e atualizada em 2014.