conteúdo

Selo Verde Ecolmeia

por Fernando Néto publicado 04/07/2019 17h31, última modificação 19/04/2023 17h18

Categoria: Solução Sustentável

Selo Verde_Solução SustentávelSelo Verde EcolmeiaA Codevasf conquistou a certificação socioambiental Selo Verde – Solução Sustentável, em 25 de julho de 2019, pela implantação da “Unidade Demonstrativa de Criação de Peixes, Integrada com Cultivo de Hortaliças – Aquaponia”, na sede da empresa.

O Projeto Aquaponia demonstra, na teoria e na prática, uma solução viável na eliminação, redução, reutilização ou reciclagem no contexto ambiental, social e econômico, ao integrar a criação de peixes com a produção de hortaliças. A ação é executada pela Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial, com apoio da Comissão de Implantação do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). 

Os peixes criados, a princípio, são tilápia, lambari e algumas espécies nativas do rio São Francisco. Já na horta, são cultivadas alface, cebolinha, salsa, coentro, manjericão, agrião, couve e tomate.

Categoria: Diamante

Selo Verde - DiamanteA Codevasf conquistou a certificação socioambiental Selo Verde - Diamante em 3 de junho de 2011. A certificação na categoria máxima é conferida, pela organização não-governamental Ecolmeia, às entidades que buscam e praticam a valorização humana e a sustentabilidade ambiental em suas atividades e/ou processos produtivos, em prol do crescimento econômico das comunidades onde atuam, respeitando à diversidade humana, protegendo o meio ambiente e fortalecendo e desenvolvendo as potencialidades locais.

Em 18 de abril de 2018, a certificação Selo Verde - Diamante da Codevasf foi renovada até 2020. A empresa foi reconhecida por inserir em suas atividades e processos critérios de sustentabilidade, promover a responsabilidade socioambiental e por ter sido identificado na sua área de atuação uma rede de organizações que tem como objetivos a excelência das ações socioambientais nas suas gestões e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania.

A certificação Selo Verde é hoje um dos mais eficientes meios para agregar visibilidade às empresas e organizações que estão de acordo com as boas práticas de sustentabilidade e com a conduta socioambiental responsável. Por isso, a conquista das certificações tem uma relevância para a Codevasf, pois o comprometimento com a sustentabilidade faz parte da política da instituição, ou seja, não se restringe ao cumprimento da legislação em si, visto que está explícito em sua missão institucional e na sua Política Ambiental.

Categoria: Ouro

Selo Verde - OuroA primeira certificação Selo Verde da Codevasf ocorreu em 17 de novembro de 2010 na Categoria Ouro. A certificação, reconhecida nacional e internacionalmente, é concedida a instituições que são preocupadas com questões ambientais e promovem o desenvolvimento sustentável, reduzindo os impactos no solo, ar e água, em toda sua cadeia produtiva.