Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Ações Ambientais > Responsabilidade Socioambiental > Selo Sustentabilidade na Administração Pública e Prêmio A3P
conteúdo

Selo Sustentabilidade na Administração Pública e Prêmio A3P

por Fernando Néto publicado 06/01/2020 18h58, última modificação 19/04/2023 17h18

A3P-8º-Prêmio.jpgEm dezembro de 2020, a Codevasf conquistou o 3º lugar, na categoria Inovação na Gestão Pública, no 8° Prêmio Melhores Práticas A3P – 2020, com o projeto Sala de Coleta e Apoio à Amamentação

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio A3P –  Melhores Práticas de Sustentabilidade visa reconhecer o mérito de iniciativas dos órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade ambiental das atividades públicas, e estimular a implementação de ações inovadoras de gestão ambiental, que instiguem a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente. A 8ª edição do prêmio reuniu 137 projetos, distribuídos em cinco categorias: Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, Destaque da Rede A3P e categoria especial e Combate ao Lixo no Mar.

Selo Sustentabilidade na Administração Pública

Selo Sustentabilidade na Administração Pública.jpegEm outubro de 2016, a Codevasf recebeu o Certificado de Adesão e o Selo Sustentabilidade na Administração Pública, na categoria Verde, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), após a assinatura do Termo de Adesão ao Programa da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A iniciativa reconhece e divulga práticas de gestão de órgãos, parceiros do programa, que se baseiam em conceitos de sustentabilidade.

A assinatura do termo representa o compromisso firmado pela Codevasf de adotar o modelo de gestão do programa, o qual validou a nova fase da sustentabilidade na empresa, intensificada com a elaboração e implantação do Plano de Gestão Logística Sustentável (PLS) – Codevasf/Sede, em agosto de 2015, que desenvolve, fortalece e incentiva a adoção de novas estratégias sustentáveis, oportunizando a conquista de outras premiações.

Sobre o selo

O Selo Sustentabilidade na Administração Pública é dividido em três categorias independentes: Verde, Prata e Laranja. Após o processo de avaliação, as instituições que conquistarem os selos terão reconhecimento público por parte da A3P e autorização para o uso da logomarca do selo recebido.