Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Codevasf participa de reunião sobre combate à desertificação em Sergipe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) participou nesta quinta-feira (28) da 1ª Reunião Anual do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Combate à Desertificação de Sergipe (GPCD). O encontro, coordenado pelo Governo do Estado de Sergipe, teve como objetivo debater a importância do combate à degradação da terra e à desertificação, discutindo desafios e soluções. A reunião está inserida em agenda promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no estado para comemorar o Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril.

por Fernando Néto publicado 28/04/2016 17h56 Notícia

Novo presidente da Codevasf toma posse em cerimônia no Ministério da Integração

Ex-diretor do Departamento de Engenharia De Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Alexandre da Costa Machado tomou posse, nesta quinta-feira (28), em Brasília, como presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A cerimônia, realizada no Ministério da Integração Nacional (MI), contou com a presença de parlamentares e equipe técnica da Companhia.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 28/04/2016 18h48 Notícia

Obra "Velho Chico" é selecionada para a 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil

A obra "Velho Chico", da artista brasiliense e funcionária da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) há 12 anos, Anoushe Duarte Silveira, foi selecionada para a 13ª edição da Bienal Naïfs do Brasil. O quadro, que retrata o rio São Francisco da nascente à foz, é inspirado nos ribeirinhos, nas paisagens e na beleza do rio. O evento cultural reúne obras com temática popular de diferentes regiões do país.

por fernanda.matos publicado 29/04/2016 11h04 Notícia

Presidente da Codevasf destaca potencial da empresa durante cerimônia de apresentação

Ex-diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), José Alexandre da Costa Machado foi apresentado aos funcionários da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília. O ato de nomeação do novo presidente da Companhia, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 28 de abril.

por Fernando Néto publicado 03/05/2016 17h00 Notícia

Futuros técnicos agropecuários conhecem trabalho da Codevasf no vale do São Francisco alagoano

A atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas foi objeto de visita técnica de estudantes e professores do curso Técnico Agropecuário do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Santana do Ipanema, na sexta-feira (06). Durante todo o dia, o grupo visitou o perímetro irrigado do Itiúba e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), para conhecer a secular cultura do arroz na região e o centro tecnológico e científico da Codevasf que atua para fomento às atividades aquícolas e pesqueiras e para revitalização do rio São Francisco.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 09/05/2016 12h46 Notícia

Plano contempla ações para conservação de peixes ameaçados de extinção da Bacia do São Francisco

Aprimorar o conhecimento sobre espécies ameaçadas de extinção e mitigar atividades de impacto para promover a conservação e a recuperação da fauna aquática da bacia do rio São Francisco. Esses são os principais objetivos do PAN São Francisco – Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do São Francisco –, que é coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conta com apoio de diversos parceiros, entre eles a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 09/05/2016 16h44 Notícia

Codevasf emite ordem de serviço para implantação de 60 sistemas simplificados de abastecimento de água no norte de MG

A Codevasf emitiu nesta segunda-feira (9) ordem de serviço para a execução de obras de montagem de sessenta poços tubulares já perfurados e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água em municípios do norte de Minas Gerais. Os sistemas são compostos por poços, caixas d'água e tubulações. Os investimentos somam R$ 5 milhões e beneficiam projetos de assentamento do Incra.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 09/05/2016 19h30 Notícia

Codevasf participa de ação do Ministério Público no norte baiano para preservação do rio São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 6ª Superintendência Regional em Juazeiro (BA), participou das ações de Fiscalização Integrada Preventiva (FIP), desenvolvidas pelo Ministério Público da Bahia através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF). O objetivo foi avaliar a situação ambiental existente na bacia do rio São Francisco e propor ações de prevenção e combate à degradação ambiental, que está prejudicando o cenário ecológico e social dos municípios envolvidos.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 11/05/2016 10h45 Notícia

Safra de arroz do perímetro irrigado Itiúba aumenta em produção e produtividade

O final da colheita da safra verão 2016 de arroz do Perímetro Irrigado Itiúba trouxe boas notícias para a rizicultura no Baixo São Francisco alagoano. Os dados preliminares apontam incremento na produção e na produtividade da safra, permitido pela entrada em funcionamento da nova estrutura flutuante de captação de água para irrigação implantada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

por fernanda.matos publicado 17/05/2016 13h25 Notícia

Dia do apicultor: Apicultura gera emprego e renda para apicultores do semiárido brasileiro

Considerada importante alternativa para geração de emprego e renda, principalmente durante o período de seca, a apicultura vem transformando a vida de milhares de famílias do semiárido brasileiro. Com o avanço da atividade, a qualidade de vida dos produtores melhorou e foi possível gerar inúmeros postos de trabalho e emprego no meio rural. Para marcar o Dia do apicultor, comemorado neste 22 de maio, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) destaca os resultados do apoio aos produtores atendidos em sua área de atuação.

por fernanda.matos publicado 20/05/2016 15h57 Notícia