Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Codevasf e distritos de irrigação debatem campanha de saúde e renegociação de dívidas em Juazeiro (BA)

Numa nova etapa do combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti – causador da dengue e da chikungunya e transmissor do zika vírus – a Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, no norte da Bahia, reuniu os representantes administrativos dos perímetros de irrigação de Maniçoba, Tourão, Curaçá e Mandacaru para apresentar a campanha deflagrada pelo governo federal, em instituições de todo o país, com o objetivo de combater a transmissão dessas doenças.

por Fernando Néto publicado 23/05/2016 14h45 Notícia

Codevasf beneficia mais de 2.300 produtores com inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Mais de 214 mil hectares de áreas públicas federais do vale do rio São Francisco em Minas Gerais foram objeto de cadastramento pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em atendimento à legislação federal que rege as normas do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com esse trabalho executado por técnicos das áreas de meio ambiente, produção agrícola e jurídica, a Codevasf, a partir de agora, de forma inédita, passa a contar com um banco de dados completo e altamente útil ao desenvolvimento de seus programas e projetos na região.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 25/05/2016 12h23 Notícia

Codevasf instala bombas flutuantes e soluciona efeitos da baixa vazão do São Francisco

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a instalação de novos sistemas de captação flutuantes nos perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. A ação visa à readequação dos sistemas de bombeamento dos perímetros do Baixo São Francisco sergipano, amenizando os efeitos da baixa vazão do rio São Francisco. O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões em recursos provenientes de destaque orçamentário da Defesa Civil.

por imprensa publicado 27/05/2016 10h27 Notícia

Codevasf apresentou subprodutos da piscicultura na Fenagri 2016

Uma feira que começou ainda na década de 80 como Festa do Melão, na cidade de Juazeiro, norte da Bahia, e que foi criada com o objetivo de divulgar os frutos do trabalho do homem no campo, principalmente na agricultura irrigada, foi transformada anos depois, devido à sua importância econômica para a região, em Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri, com realização anual, tendo como anfitriã este ano a cidade de Petrolina (PE).

por Thiago de Sousa Brandão publicado 27/05/2016 18h55 Notícia

Codevasf participa da 26ª edição da Fenagri, em Petrolina (PE)

Acontece até este sábado (28), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), a 26ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma das patrocinadoras do evento, considerado o maior do seguimento de fruticultura irrigada da América Latina.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 27/05/2016 19h00 Notícia

Codevasf foi destaque na 26ª FENAGRI em Petrolina (PE)

Terminou no último sábado, dia 28, a 26ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2016, que foi realizada durante quatro noites no Centro de Convenções e Petrolina (PE). Segundo os organizadores, mais de 50 mil pessoas passaram pelo local nesse período, a maioria delas visitando a área destinada a agricultura familiar.

por Walter Moura Costa publicado 30/05/2016 11h02 Notícia

Produção orgânica no vale do São Francisco tem apoio da Codevasf

Com apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), produtores da agricultura familiar têm apostado no cultivo de produtos orgânicos. Um bom exemplo é a Associação dos Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco (Aprovasf), localizada em Petrolina (PE). A entidade foi uma das expositoras da 26ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI e chamou a atenção de visitantes e curiosos durante o evento, que terminou no último final de semana e teve na agricultura familiar um dos seus pontos altos.

por Walter Moura Costa publicado 30/05/2016 12h23 Notícia

Produtores familiares do Piauí recebem capacitação para uso de equipamentos agrícolas

Agricultores familiares de municípios piauienses beneficiados pelos projetos Repalma (Desenvolvimento Sustentável da Palma Forrageira) e Reniva (Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária) participaram de um curso de tratorista, uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

por Fernando Néto publicado 31/05/2016 08h00 Notícia

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 03/06/2016 12h27 Notícia

Dia Mundial do Meio Ambiente: Ações da Codevasf promovem conservação e revitalização na Bacia do Rio São Francisco

A preservação e a revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco estão no centro das preocupações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Codevasf se associa à reflexão sobre o tema e destaca a importância de ações de proteção e revitalização desenvolvidas na bacia do São Francisco.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 03/06/2016 20h06 Notícia

Codevasf empreende ações para melhoria da qualidade da água do São Francisco e Parnaíba

Atenta aos problemas sociais e ambientais advindos da falta de tratamento dos esgotos sanitários domésticos, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) investe cerca de R$ 1,8 bilhão na implantação de sistemas de tratamento de esgoto. A implantação desses sistemas contribui para preservação dos mananciais que abastecem os municípios, ajudando a assegurar a qualidade da água da Bacia do São Francisco.

por fernanda.matos publicado 07/06/2016 11h19 Notícia