Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Codevasf revitaliza nascente e distribui mudas no Dia Mundial da Água em Sergipe

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou uma ação ambiental no Baixo São Francisco sergipano para celebrar o Dia Mundial da Água. Nesta terça-feira (22), a Companhia promoveu a revitalização de uma nascente no povoado Pindoba, no município de Neópolis (SE), e efetuou a distribuição de 1,5 mil mudas para a população na praça principal da cidade. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Neópolis.

por Fernando Néto publicado 22/03/2016 18h15 Notícia

Dia Mundial da Água: sistemas de abastecimento construídos pela Codevasf beneficiam comunidades rurais do Médio São Francisco baiano

Possibilitar o acesso à água a milhares de famílias tem sido uma das ações executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Médio São Francisco baiano. A construção de sistemas de abastecimento que visam prover acesso ao recurso hídrico para a população afetada pelos efeitos das estiagens e para matar a sede dos animais é destaque nesta semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março).

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 23/03/2016 12h58 Notícia

Centro de Aquicultura da Codevasf em Xique-Xique (BA) realiza peixamentos e fornece alevinos para marcar Dia Mundial da Água

Como forma de marcar o Dia Mundial da Água (22 de março), foram realizadas, ao longo do mês de março, diversas atividades de repovoamento e fornecimento de alevinos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 24/03/2016 11h14 Notícia

Dia Mundial da Água: Kits de irrigação melhoram a produção familiar no Norte da Bahia

Atendendo à solicitação dos agricultores familiares da horta comunitária Povo Unido, no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA), a 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) implantou kits de irrigação para melhorar a atividade dos produtores e evitar o desperdiço de água na plantação. Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, a Codevasf investiu até agora mais de R$ 150 mil com a distribuição de aproximadamente 200 conjuntos para irrigação.

por Fernando Néto publicado 25/03/2016 08h00 Notícia

Dia Mundial da Água: Revitalização do rio São Francisco gera emprego e renda em Minas Gerais

Na semana em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, com o lema “investir em água é investir em empregos”, a 1ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Montes Claros (MG), ressalta a importância das ações de recuperação e controle de processos erosivos desenvolvidas pela empresa na região. As ações, que fazem parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, têm contribuído para a sobrevivência do rio e para a revitalização de vários afluentes e córregos, antes considerados intermitentes e hoje perenes na maior parte do ano – possibilitando, assim, o ressurgimento da agricultura familiar para milhares de famílias.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 24/03/2016 19h04 Notícia

Monitoramento da Codevasf indica reaparecimento da espécie Curimatã Pioa no baixo São Francisco

O projeto de monitoramento de peixes (ictiológico) realizado desde 2009 no Baixo São Francisco pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) revelou o retorno da espécie curimatã pioa à região. O peixe é endêmico da bacia hidrográfica do rio São Francisco, onde é popularmente conhecido como bambá piau. De acordo com relatos de pescadores, comprovados pelo monitoramento, a espécie estava praticamente desaparecida na área. Agora os técnicos da Codevasf vão aprofundar os estudos para identificar se o retorno da espécie está relacionado com os peixamentos realizados pela Companhia, que desde 2014 produz a espécie em centros especializados e a insere no São Francisco por meio de peixamentos.

por Walter Moura Costa publicado 29/03/2016 10h30 Notícia

Pesquisadores norte-americanos visitam centros de aquicultura da Codevasf para estudar potencial aquícola do submédio e do baixo São Francisco

Pesquisadores da Universidade de Auburn, sediada no estado do Alabama, nos Estados Unidos, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (4/4) no gabinete do presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Felipe Mendes. Ao longo das próximas duas semanas, a equipe de especialistas fará visita técnica ao submédio e ao baixo São Francisco com o objetivo de conhecer e realizar diagnóstico sobre o potencial de pesca e aquicultura dessas regiões. A ideia é montar um protocolo de indução de reprodução, desova e larvicultura do Pirá (Conorhynchos conirostris), espécie endêmica e considerado peixe-símbolo do bacia do rio São Francisco, além de avaliar alternativas visando otimizar e dinamizar as potencialidades dos recursos pesqueiros da região.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 04/04/2016 18h54 Notícia

Especialistas norte-americanos visitam empreendimentos de pesca apoiados pela Codevasf na Bahia

Como parte das ações do Convênio de Cooperação Técnica e Acadêmica firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Universidade de Auburn, sediada no estado do Alabama, nos Estados Unidos, um grupo de professores especialistas da Escola de Pesca, Aquicultura e Ciências Aquáticas da universidade está visitando a região norte da Bahia, onde a Codevasf apoia empreendimentos voltados para a área de piscicultura e aquicultura.

por Fernando Néto publicado 05/04/2016 18h46 Notícia

Nova captação de água do perímetro de Itiúba acompanha nível do rio São Francisco

Os agricultores do Perímetro Irrigado do Itiúba, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) às margens do rio São Francisco em Porto Real do Colégio (AL), já contam com uma nova estrutura para captação de água no rio São Francisco. Numa ação emergencial por conta da redução da vazão do rio, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, implantou uma estrutura de captação flutuante que acompanha o nível do rio suprindo a indisponibilidade do sistema de captação fixa de água.

por Fernando Néto publicado 06/04/2016 16h39 Notícia