Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Superintendente da Codevasf em Juazeiro vistoria implantação de flutuantes no perímetro irrigado Maniçoba

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Hailton de Oliveira, fez vistoria na implantação dos flutuantes para o bombeamento de água beneficiando o perímetro irrigado Maniçoba, localizado no município. A visita foi acompanhada pela equipe da Rede Globo. Os perímetros Curaçá e Pedra Branca também irão receber as motobombas flutuantes para garantir o abastecimento de água mesmo se houver baixa na vazão do lago de Sobradinho. A obra vai garantir a segurança hídrica para os produtores da região. Veja o vídeo.

por Walter Moura Costa publicado 11/02/2016 12h40 Notícia

Presidente da Codevasf participa do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes Aegypti no Piauí

Neste sábado (13/02), acontece uma grande mobilização em todo o território nacional contra o Aedes Aegypti - transmissor do vírus Zika, da Dengue e da Chikungunya. A ação, articulada pela Casa Civil, Ministérios da Saúde e Defesa, terá a participação de todos os órgãos do Governo Federal, envolvendo ministros e secretários-executivos, além dos governos estaduais e municipais. O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, participa do mutirão no Piauí, na cidade de Parnaíba, litoral do estado.

por Walter Moura Costa publicado 12/02/2016 11h41 Notícia

Sistema de tratamento de água desenvolvido pela Codevasf auxilia no combate ao Aedes aegypti

O armazenamento inadequado da água proporciona o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. No norte baiano, uma tecnologia testada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é uma importante aliada para o combate ao mosquito.

por fernanda.matos publicado 12/02/2016 20h20 Notícia

Presidente da Codevasf participa do combate ao Aedes aegypti

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, esteve no município de Parnaíba (PI) para participar do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, realizado no sábado (13) em todo o Brasil. A ação – articulada pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios da Saúde e da Defesa – teve a participação de todos os órgãos do governo federal, além dos governos estaduais e municipais.

por Fernando Néto publicado 15/02/2016 16h15 Notícia

Aprovado o saldamento do déficit do Plano de Benefício I da Fundação São Francisco

O saldamento do déficit do Plano de Benefício I (BD) da Fundação São Francisco de Seguridade Social foi aprovado pelo Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST – órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O departamento também aprovou o ajuste no regulamento do Plano de Benefício II (CD). Essas reivindicações transcorrem desde 2012 e a decisão atual é fruto da boa avaliação do DEST em relação ao desempenho da Codevasf.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 16/02/2016 19h49 Notícia

Centro de piscicultura da Codevasf produziu cerca de 3,5 milhões de alevinos no semiárido pernambucano

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, localizado no município de Petrolina, produziu, em 2015, cerca de 3,5 milhões de alevinos no semiárido pernambucano. A produção foi destinada à recomposição da ictiofauna (população de peixes) de rios, lagoas e grandes reservatórios hídricos, à inclusão produtiva de pequenos produtores e à realização de estudos e pesquisas.

por fernanda.matos publicado 17/02/2016 11h53 Notícia

Peixamento da Codevasf une tradição popular e revitalização do “Velho Chico” em Porto Real do Colégio (AL)

A Codevasf uniu mais uma vez a tradição popular e a revitalização do “Velho Chico” no último final de semana durante a Festa do Bom Jesus dos Navegantes do município ribeirinho de Porto Real do Colégio (AL). Em mais um peixamento na região do Baixo São Francisco alagoano, a Codevasf inseriu milhares de peixes de espécies nativas da bacia hidrográfica em trechos do rio entre Alagoas e Sergipe. Esse foi o terceiro peixamento realizado pela Companhia em 2016 durante as festas de Bom Jesus dos Navegantes, uma da mais tracionais representatividades da cultura e religiosidade do Baixo São Francisco.

por Fernando Néto publicado 17/02/2016 16h48 Notícia

Projeto busca preservação de abelhas e desenvolvimento da apicultura regional

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, recebeu representantes do projeto Abelha Viva – que trabalha com a captura correta dos enxames encontrados em área urbana, visando preservar a biodiversidade e promover o campo da apicultura na região. De acordo com a idealizadora do projeto, Lícia Regina Lopes, o objetivo da reunião foi firmar uma parceria e buscar apoio em relação à organização dos apicultores do município.

por Fernando Néto publicado 18/02/2016 18h02 Notícia

Codevasf e engenheiros do Exército norte-americano promovem curso de capacitação em projetos de recursos hídricos

Um grupo de técnicos da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional (MI) participou de curso ministrado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), na sede da Codevasf, em Brasília, sobre planejamento de recursos hídricos. O treinamento, que teve início no último dia 15, foi encerrado nesta sexta-feira (19), com a presença do presidente da Companhia, Felipe Mendes, e do diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta.

por Fernando Néto publicado 19/02/2016 17h10 Notícia