Notícias
Presidente da Codevasf participa do combate ao Aedes aegypti
O
presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São
Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, esteve no
município de Parnaíba (PI) para participar do Dia Nacional de Mobilização Zika Zero,
realizado no sábado (13) em todo o Brasil. A ação – articulada
pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios da
Saúde e da Defesa – teve a participação de todos os órgãos do
governo federal, além dos governos estaduais e municipais.
O mutirão teve início no Calçadão Cultural da Beira do Rio, com o hasteamento da Bandeira Nacional, e contou com a presença do prefeito Florentino Neto, do capitão-de-fragata e comandante da Capitania dos Portos do Piauí, Miguel Sobrinho, e de representantes do legislativo municipal, da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da sociedade civil e de agentes de saúde e endemias.
Em Parnaíba, a comitiva visitou casas e conversou com moradores a fim de conscientizar à população e distribuir materiais com orientações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika, da dengue e da chikungunya.
“Todos
precisam entrar na
guerra contra o mosquito Aedes
aegypti.
O principal instrumento de combate está em nossas mãos e exige o
esforço de todos os brasileiros: o cuidado permanente em nossas
casas, nos locais de trabalho, nas escolas, nos logradouros públicos,
em todos os lugares, para que esses ambientes não se tornem locais
de proliferação do mosquito”, destaca Felipe Mendes.
Na
oportunidade, Felipe Mendes também visitou o Escritório de Apoio
Técnico da Codevasf em Parnaíba; o Centro de Referência em
Aquicultura e Recursos Pesqueiros (Ceraqua), implantado pela
Companhia em parceria com o Governo do Estado do Piauí e a Embrapa;
o Centro de Piscicultura da UFPI, que teve a participação da
Codevasf durante a implantação e estruturação; e o Projeto de
Produção de Peixes em tanques-rede desenvolvido na Lagoa da Prata,
apoiado pela Codevasf nas diversas etapas, como implantação,
estruturação, capacitação, gestão, licenciamento e
comercialização.
Próximas
agendas
Na mobilização contra o Aedes aegypti, está prevista, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, a realização de uma força-tarefa de combate aos focos dos mosquitos envolvendo 50 mil militares, que estão sendo treinados para atuar nas regiões prioritárias.
No dia 19 de fevereiro será realizado o Dia “Z” na Educação (mobilização nas escolas com apoio das Forças Armadas) e a realização de atividades de mobilização com comunidades vulneráveis pelos 7.300 Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e 2.300 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
No período de 15 de fevereiro a 4 de março, também ocorrerão jornadas de mobilização de estudantes do ensino médio, creches e pré-escolas, além de pró-reitores de extensão.
Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157662376628993