Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp última modificação 15/04/2020 18h43

Projeto Amanhã promove inclusão digital de jovens de projeto irrigado em Alagoas

A inclusão digital de jovens agricultores do projeto público de irrigação Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL), está tendo continuidade por meio do Projeto Amanhã, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O curso de Noções Básicas de Informática, que teve início no dia 12 de setembro e será encerrado nesta sexta (23), tem o objetivo de preparar os jovens para o mundo do trabalho e para que saibam aliar a Informática à gestão dos lotes agrícolas de suas famílias.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 21/09/2016 15h47 Notícia

Codevasf participa de “blitz” ambiental pelo Dia da Árvore em Alagoas

Uma blitz de educação ambiental movimentou Penedo, Baixo São Francisco alagoano, no Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira, 21 de setembro. A ação foi uma iniciativa conjunta da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

por pr.acp publicado 21/09/2016 16h47 Notícia

Evento da Codevasf sobre apicultura em Minas Gerais está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do 13º Seminário de Apicultura do Norte de Minas, evento que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará no próximo dia 06 de outubro, no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros, que fica no Parque de Exposições João Alencar Athayde. As inscrições são gratuitas.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 22/09/2016 11h37 Notícia

Codevasf monitora ictiofauna e qualidade da água do rio São Francisco em Sergipe

Uma nova campanha de monitoramento da porção sergipana do rio São Francisco foi concluída nesta sexta-feira (23) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação, executada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, tem como objetivo analisar a qualidade da água e a situação da ictiofauna no Baixo São Francisco Sergipano. Os trabalhos tiveram duração de uma semana.

por PR.ACP publicado 23/09/2016 17h28 Notícia

Comunidades rurais do Norte baiano aprendem com Codevasf a produzir mel

O município de Pilão Arcado, no Norte baiano, é um dos 123 da Bahia que tem situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em decorrência da seca – e por isso mesmo os produtores familiares de duas comunidades rurais decidiram que era hora de diversificar a atividade econômica e buscar renda em meio à estiagem.

por PR.ACP publicado 23/09/2016 18h02 Notícia

Comunidades rurais do Norte baiano aprendem com a Codevasf a produzir mel

O município de Pilão Arcado, no Norte baiano, é um dos 123 da Bahia que tem situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em decorrência da seca – e por isso mesmo os produtores familiares de duas comunidades rurais decidiram que era hora de diversificar a atividade econômica e buscar renda em meio à estiagem.

por PR.ACP publicado 23/09/2016 19h14 Notícia

Ação da Codevasf garante água ao Salitrinho e produtores conquistam 40% do mercado regional

Buscar água em cacimba e sobreviver trabalhando como diarista em lavouras de terceiros é uma realidade que ficou para trás para cerca de 300 agricultores familiares do Salitrinho, na calha do rio Salitre, área no Submédio São Francisco baiano onde atua a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Hoje eles celebram a pujança de quem produz, em seus próprios lotes, até 600 toneladas anuais de manga, 40 toneladas anuais de melão e cebola, e responde por 30% a 40% do mercado regional de hortifrutigranjeiros.

por pr.acp publicado 27/09/2016 16h41 Notícia

Codevasf fortalece piscicultura familiar no semiárido baiano com soltura de 167 mil alevinos

Lagoas, tanques-rede e viveiros escavados de cinco municípios do Médio São Francisco baiano estão recebendo nesta semana 167 mil alevinos, ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahia Pesca, cujo objetivo é fortalecer a pesca e a piscicultura na região, gerar renda e fonte de alimentação para as populações ribeirinhas.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 28/09/2016 12h26 Notícia

Codevasf realiza plantio de mudas e peixamento com estudantes em Neópolis (SE)

Estudantes da rede pública participaram nesta quarta (28) de um plantio de mudas e de um peixamento no rio São Francisco em Sergipe. A ação de educação ambiental foi promovida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com alunos da Escola Estadual Zeca Pereira, no povoado Betume. A iniciativa foi realizada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume.

por pr.acp publicado 28/09/2016 16h51 Notícia

Lei é sancionada e irrigantes da Codevasf já podem repactuar dívidas de lotes e K1

Os agricultores dos projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão beneficiados pela Lei 13.340 sancionada pelo presidente Michel Temer, que autoriza a renegociação de dívidas de crédito rural de agricultores principalmente do Nordeste e do Norte. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). No caso dos irrigantes de projetos da Codevasf, a lei beneficia os agricultores pessoas físicas.

por Walter Moura Costa publicado 29/09/2016 11h37 Notícia

Peixamento do São Francisco e palestras marcam em Alagoas os 515 anos de descoberta do rio

Palestras e peixamento do rio São Francisco, com o repovoamento de espécies nativas da bacia hidrográfica, estão na agenda, em Alagoas, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a próxima terça-feira. A programação marca os 515 anos da descoberta do Velho Chico, atribuída aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, no dia 4 de outubro de 1501.

por Talita Christine Ferreira da Silva Cruz publicado 29/09/2016 13h05 Notícia

Peixamento com espécies nativas marca em Pernambuco 515 anos de descoberta do São Francisco

Para marcar a passagem de 515 anos de descoberta do rio São Francisco – feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, em 4 de outubro de 1501 –, a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá promover na terça-feira, às 9h30, um peixamento simbólico às margens do Velho Chico, dentro do perímetro público de irrigação de Bebedouro, zona rural de Petrolina (PE).

por pr.acp publicado 30/09/2016 08h00 Notícia

Parceria da Codevasf com IMA/AL cria espaço para ações ambientais no Pantanal Alagoano

Comunidades que moram na área de proteção ambiental estadual conhecida como “Pantanal Alagoano” contam agora com uma base descentralizada do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O espaço, implantado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na APA da Marituba do Peixe, em Penedo, será destinado para atividades de fiscalização e de educação ambiental na região do Baixo São Francisco alagoano.

por pr.acp publicado 30/09/2016 16h22 Notícia

Parceria científica da Codevasf com UFAL vai ampliar pesquisa em aquicultura

A realização de pesquisas científicas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume será reforçada com uma nova parceria. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que gere a unidade, acaba de celebrar acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cujo prazo de vigência previsto é de cinco anos, para possibilitar a realização de atividades acadêmicas conjuntas entre as duas instituições.

por pr.acp publicado 03/10/2016 07h50 Notícia