Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016
conteúdo

2016

por acp publicado 01/07/2022 14h31, última modificação 01/11/2022 13h57

Estudos para implantação da Embrapa em Alagoas contam com o apoio da Codevasf

Os estudos para implantação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Alagoas contam também com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Na quinta-feira (03), uma missão da Embrapa foi recebida na sede da 5ª Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas em Penedo (AL), onde conheceu as principais ações, programas e projetos da companhia no estado, a exemplo das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, de fomento à economia solidária com estruturação da agricultura familiar e de implantação de empreendimentos de irrigação.

por Walter Moura Costa publicado 07/03/2016 10h26 Notícia

Codevasf inicia nova fase da campanha contra o Aedes aegypti na Bahia

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Juazeiro, no norte da Bahia, iniciou uma nova fase da campanha de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 500 panfletos foram entregues pela Assessoria Regional de Comunicação da Codevasf à direção do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), instituição de ensino médio que atende mais de 800 alunos do bairro de Piranga.

por Fernando Néto publicado 07/03/2016 14h53 Notícia

Centro da Codevasf recebe especialista internacional para estudo de microparasitas em espécies nativas da bacia do São Francisco

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), em Porto Real do Colégio (AL), vem se tornando um espaço privilegiado para produção científica e tecnológica. No último final de semana, o local recebeu a visita do professor Carlos Azevedo, da Universidade do Porto, em Portugal, um dos principais especialistas em microparasitas em animais aquáticos na comunidade internacional. No centro tecnológico e científico mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o pesquisador português executou a etapa de uma investigação realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sobre três animais aquáticos de valor comercial, um deles o curimatã-pacu, espécie nativa da bacia do São Francisco conhecida na região como xira.

por Walter Moura Costa publicado 10/03/2016 12h31 Notícia

Estudantes participam de curso de construções para aquicultura promovido pela Codevasf

A Codevasf promoveu um curso sobre construções para aquicultura voltado a estudantes universitários. A capacitação foi realizada nessa quarta-feira (09), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, e reuniu 14 alunos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As atividades tiveram como foco o aprimoramento de técnicas e a identificação de localidades para o cultivo de peixes e alevinos.

por Fernando Néto publicado 10/03/2016 16h51 Notícia

Codevasf participa de nova mobilização do governo federal contra o Aedes Aegypit

Na manhã desta sexta-feira (11), a Codevasf participou da mobilização das repartições públicas federais para o combate ao mosquito Aedes Aegypit. Entre 9h e 11h da manhã, os empregados da empresa receberam mensagens com informações sobre medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito que transmite a dengue, a febre chicungunya e o zika vírus. Os visitantes receberam panfletos com informações educativas.

por fernanda.matos publicado 11/03/2016 17h14 Notícia

Codevasf intensifica o combate ao mosquito aedes aegypti no Maranhão

Na manhã desta sexta-feira foi realizada na sede da 8ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em São Luís (MA), uma vistoria em busca de focos de reprodução do mosquito aedes aegypti. A ação faz parte da nova mobilização do governo federal com servidores em prédios públicos federais e de empresas estatais em todo o país, organizada pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/03/2016 17h40 Notícia

Codevasf agenda vistoria em unidades descentralizadas para eliminar focos do mosquito da dengue em Sergipe

A 4ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizará, na próxima semana, uma vistoria completa às unidades descentralizadas da empresa no estado de Sergipe para eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação está agendada para o dia 16 de março e será acompanhada por uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde. A vistoria faz parte da estratégia de monitoramento constante desenvolvida pela Codevasf.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/03/2016 18h27 Notícia

Combate ao Aedes aegypti na 1ª Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG)

Na manhã desta sexta-feira (11), a Equipe de Combate ao Aedes aegypti da 1ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Montes Claros (MG), realizou vistoria no pátio e no prédio da instituição. A Equipe estava acompanhada de gestores da Superintendência. Não foram encontrados focos do mosquito. A equipe entregou a empregados, terceirizados e visitantes panfletos educativos “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”. A ação envolveu todos os empregados, que foram chamados à guerra contra o Aedes aegypti, na empresa e nas suas residências. Foram envolvidos também na ação as Unidades descentralizadas.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 11/03/2016 18h42 Notícia

Codevasf vai fortalecer o trabalho de apicultores do Norte de Minas

Mais de 250 apicultores da região Norte de Minas Gerais terão melhores condições de desenvolver suas atividades com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Companhia firmou convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), para prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em apicultura.

por fernanda.matos publicado 14/03/2016 12h36 Notícia

Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe (AL) deve receber plano de desenvolvimento turístico

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, também conhecida como “Pantanal Alagoano”, deve adotar um plano de desenvolvimento turístico. O documento está sendo elaborado por instituições que compõem o Conselho Gestor da APA, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Sebrae/AL e o Governo de Alagoas. A previsão é de que o plano seja executado por dez meses e contribua para tornar a região da várzea – situada entre os municípios de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, todos em Alagoas – um importante polo de turismo gastronômico, científico e ecológico.

por Thiago de Sousa Brandão publicado 14/03/2016 19h09 Notícia

Superintendência da Codevasf intensifica ação de combate ao Aedes Aegypti em mobilização da Administração Pública Federal

A 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), está fazendo parte da mobilização nacional do governo federal para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, junto com as outras superintendências e a sede da Companhia. As atividades da ação que está sendo chamada de “faxinaço” estão previstas para acontecerem desta sexta-feira (29/01) até a quinta-feira (04/02), mas já foram iniciadas na sede da 2ª Superintendência nesta quinta-feira (28/01).

por fernanda.matos publicado 28/01/2016 19h24 Notícia

Secretário-Executivo do Ministério da Integração abre palestra sobre combate ao Aedes Aegypti na sede da Codevasf

Como parte das ações da Codevasf na mobilização nacional da Administração Pública Federal para o combate do mosquito Aedes Aegypti – uma convocação da presidenta Dilma Rousseff, a tecnologista do Ministério da Saúde, Kauara Brito Campos, realizou na tarde desta quinta-feira (28/01) uma palestra sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, no auditório Avelino Costalonga. A palestra contou com a participação do secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Antônio Vieira que, a pedido do ministro Gilberto Occhi, agendou e abriu a palestra.

por fernanda.matos publicado 28/01/2016 19h45 Notícia

Codevasf convoca agricultores dos projetos de irrigação para renegociar débitos vencidos de K1

Produtores dos projetos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais, têm até o dia 02 de fevereiro de 2016 para renegociar os débitos referentes à tarifa para amortização da infraestrutura de irrigação de uso comum, conhecida como tarifa K1.

por fernanda.matos publicado 22/01/2016 15h35 Notícia