Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Codevasf participa de nova mobilização do governo federal contra o Aedes Aegypit
conteúdo

Notícias

Codevasf participa de nova mobilização do governo federal contra o Aedes Aegypit

Na manhã desta sexta-feira (11), a Codevasf participou da mobilização das repartições públicas federais para o combate ao mosquito Aedes Aegypit. Entre 9h e 11h da manhã, os empregados da empresa receberam mensagens com informações sobre medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito que transmite a dengue, a febre chicungunya e o zika vírus. Os visitantes receberam panfletos com informações educativas.
publicado: 11/03/2016 17h14, última modificação: 01/11/2022 14h36

Na manhã desta sexta-feira (11), a Codevasf participou da mobilização das repartições públicas federais para o combate ao mosquito Aedes Aegypit. Entre 9h e 11h da manhã, os empregados da empresa receberam mensagens com informações sobre medidas preventivas para evitar a reprodução do mosquito que transmite a dengue, a febre chicungunya e o zika vírus. Os visitantes receberam panfletos com informações educativas.

O presidente Felipe Mendes fez um pronunciamento convocando os empregados para serem agentes multiplicadores. “Hoje é mais um dia de mobilização, mas todos os dias são dias de atuação contra esse mosquito. Em todo o país, a Codevasf está integrada nesse esforço do governo federal e eu, mais uma vez, conclamo os servidores, os seus familiares, os vizinhos, para que continuemos nessa luta, nesta campanha, porque, como diz o lema, um mosquito não pode derrotar uma nação”, afirmou Mendes.

O gerente da Área de Gestão Administrativa e Suporte Logístico, Ivã Barreto, é o coordenador das equipes formadas nas Superintendências e na Sede da Codevasf para o controle sanitário e atividades de combate ao mosquito. Barreto informa que foram incorporadas ações preventivas e educativas no dia a dia da empresa.

 “Nossos empregados receberam orientações em palestras, material informativo impresso e por meio digital, e têm correspondido às convocações de nosso presidente Felipe Mendes no sentido de divulgarem essas informações em seus meios de convivência”, afirmou o gerente. Todas as superintendências regionais têm prestado informações regulares sobre as ações executadas, à coordenação na Sede.

tilápiaCodevasf usa tilápias para combater larvas de Aedes aegypti

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, mantido pela Codevasf em Pernambuco, iniciou uma importante ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor de doenças como a Dengue, a Chikungunya e a do vírus Zika. A ação consiste em inserir peixes que se alimentam de larvas do mosquito em locais onde ocorreu acúmulo de água da chuva e formaram-se de pequenos lagos, para que esses peixes as eliminem.

Segundo o superintendente regional da Codevasf, Luciano Albuquerque, essa é uma atividade realizada em parceria com a prefeitura municipal de Petrolina. “Inicialmente nós estamos fornecendo 10 mil alevinos. Posteriormente poderemos fornecer mais. A prefeitura irá entrar com a parte logística, identificando os pontos de alagamento com foco do mosquito e levando os alevinos até esses locais”, afirma.

Sistema de tratamento de água desenvolvido pela Codevasf auxilia no combate ao Aedes aegypti

No norte baiano, uma tecnologia testada pela Codevasf, voltada para captação e tratamento de água de chuva, também é importante aliada para o combate ao mosquito. O sistema foi desenvolvido por técnicos da superintendência regional da Companhia em Juazeiro.

“Esse sistema de captação, armazenamento e tratamento de água de chuva foi desenvolvido no âmbito do Programa Água para Todos do governo federal. Ele é composto por um reservatório para o armazenamento da água da chuva e diversos dispositivos que proporcionam o tratamento de água para que ela atinja o padrão de potabilidade. O sistema foi desenvolvido para impedir a entrada de insetos que possam causar danos à saúde humana”, ressalta o analista em desenvolvimento regional Joselito Menezes de Souza.

Os dispositivos e acessórios são de baixo custo de instalação e manutenção, além de facilidade na sua operação, por isso não necessitam de treinamento específico para operá-los. Trata-se de uma tecnologia social que visa assegurar a qualidade da água para fins de potabilidade, que pode auxiliar produtores, cooperativas e outras entidades no atendimento de exigências e recomendações dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Codevasf em Alagoas faz faxinaço em Unidade Eletromecânica e canteiros de obras

A 5ª Superintendência Regional da Codevasf, em Penedo (AL), fez um faxinaço na Unidade Eletromecânica, mantida pela Companhia na zona rural de Penedo. Outras unidades e canteiros de obras executadas pela empresa em municípios alagoanos também receberam ações para eliminar potenciais focos de proliferação do mosquito.

O “faxinaço” na Unidade Eletromecânica retirou entulho e equipamentos obsoletos, além de reduzir a vegetação que poderia servir para acumulo de água e, consequentemente, proliferação do mosquito. Para isso, foram utilizadas máquinas como trator, motoniveladora, caçamba e caminhão Munck.

“Desde o dia em que foi determinado pelo presidente da Codevasf Felipe Mendes para que iniciássemos o faxinaço, nós percorremos todos os prédios vinculados à Companhia para verificar como seria nosso plano de ação. Visitamos também nossas obras nos municípios para isso”, pontuou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas.

Para ele, a mobilização deve ser permanente e durante todo o ano para que se possa vencer a ameaça do Aedes aegypti. “Estamos colocando nossa estrutura de logística à disposição dos municípios na área de atuação da Codevasf em Alagoas para que essa campanha dure o ano inteiro”, disse o superintendente.

professoraCodevasf em Juazeiro distribui material impresso em escola

A 6ª Superintendência Regional da Codevasf, com sede em Juazeiro, no norte da Bahia, iniciou uma nova fase da campanha de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 500 panfletos foram entregues pela Assessoria Regional de Comunicação da Codevasf à direção do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), instituição de ensino médio que atende mais de 800 alunos do bairro de Piranga, localizado na zona leste da cidade.

O material, fornecido pelo Ministério da Saúde, contém informações para evitar a proliferação do mosquito, que pode transmitir a dengue, a chikungunya e o zika vírus.

“Vamos usar esse material em nossas aulas, principalmente na matéria de biologia, na qual os professores devem repassar esse assunto para os alunos”, afirmou o diretor da instituição de ensino, o professor Josemar Rodrigues dos Santos. A ideia do diretor é fazer com que os estudantes sejam agentes multiplicadores dos cuidados necessários para eliminar os focos de proliferação do mosquito dentro da comunidade onde vivem.

O material didático aborda, de forma clara e simples, algumas atitudes periódicas para eliminar os criadouros do mosquito nas residências, como manter sempre tampados os reservatórios de água; e evitar o acúmulo de água em lugares como vasos de plantas, garrafas, ralos e outros locais como folhas secas e até tampas de garrafas.

Parte desse material foi repassado pelo diretor Josemar Rodrigues para a professora Elba Maria Campos Loureiro, que leciona também no Colégio Estadual Jutahy Magalhães, localizado no mesmo bairro, onde estudam mais de 470 alunos do ensino fundamental (séries finais) e cerca de 245 integrantes do ensino médio. A professora Elba já iniciou um trabalho dentro das classes, e espera que, numa próxima avaliação, os resultados sejam considerados positivos.

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157663946973496

Confira o depoimento do presidente da Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf/presidente-felipe-mendes-convoca-empregados-da-codevasf-para-luta-contra-o-aedes