Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Superintendência da Codevasf intensifica ação de combate ao Aedes Aegypti em mobilização da Administração Pública Federal
conteúdo

Notícias

Superintendência da Codevasf intensifica ação de combate ao Aedes Aegypti em mobilização da Administração Pública Federal

A 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA), está fazendo parte da mobilização nacional do governo federal para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, junto com as outras superintendências e a sede da Companhia. As atividades da ação que está sendo chamada de “faxinaço” estão previstas para acontecerem desta sexta-feira (29/01) até a quinta-feira (04/02), mas já foram iniciadas na sede da 2ª Superintendência nesta quinta-feira (28/01).
publicado: 28/01/2016 19h24, última modificação: 01/11/2022 14h36

A 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA),  está fazendo parte da mobilização nacional do governo federal para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, junto com as outras superintendências e a sede da Companhia. As atividades da ação que está sendo chamada de “faxinaço” e estão previstas para acontecerem desta sexta-feira (29/01) até a quinta-feira (04/02), mas já foram iniciadas na sede da Superintendência nesta quinta-feira (28/01).

O mosquito Aedes Aegypti transmite doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. Além dos problemas provenientes diretamente das três doenças, a sociedade está alarmada por causa da possível associação entre o zika vírus e o aumento do número de casos de microcefalia em recém-nascidos em todo o País. Por isso, o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, iniciou a campanha no âmbito da Companhia, atendendo a chamado do Ministro Gilberto Occhi, do Ministério da Integração, que convocou todos os assessores e os dirigentes das empresas vinculadas ao Ministério da Integração pedindo total adesão à campanha deflagrada pela Presidenta Dilma Rousseff.

O ponto de partida para a ação na área de atuação da 2ª Superintendência Regional foi uma palestra, realizada, na tarde desta quinta-feira (28/01), no auditório da sede da superintendência, em Bom Jesus da Lapa, pela diretora de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde do município, Laís Correia, sobre o combate ao que Aedes Aegypti. Os empregados da Companhia assistiram a tudo atentamente e fizeram perguntas.

A enfermeira sanitarista tratou sobre temas importantes, como: as diferenças entre os sintomas das doenças – dengue, chikungunya e as causadas pelo zika vírus -; os cuidados durante o tratamento, incluindo alguns medicamentos que devem ser evitados; a importância de serem notificadas todas as suspeitas de ocorrência da doença para que sejam feitas intervenções nos locais onde estiverem acontecendo as contaminações; dicas para identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito; a conscientização sobre a necessidade de eliminar o mosquito, vetor das doenças; e a relação entre o zika vírus e a microcefalia.   

Na manhã desta sexta-feira (29/01), as atividades prosseguem com um mutirão realizado na sede da superintendência, e em todo o quarteirão, com o acompanhamento dos agentes municipais de endemias para identificação de potenciais focos do mosquito e as formas de combatê-los. “Os empregados participarão da vistoria. E essa participação é fundamental já que esse cuidado vai continuar sendo necessário no futuro. Eles aprenderão o que é importante ser observado e depois é preciso que fiquem atentos o tempo inteiro”, disse Laís Correia.

As ações não acontecem somente na sede da Superintendência, mas em toda a sua área de atuação. Palestras e vistorias acontecerão nas áreas dos Escritórios de Apoio da Codevasf – em Santa Maria da Vitória, Guanambi, Barreiras e Irecê -, das Unidades de Piscicultura – em Xique-Xique e Guanambi -, nos canteiros de obras em andamento e nos perímetros irrigados.

No perímetro irrigado de Formoso, por exemplo, as atividades começam na segunda-feira (01/02), às 15h, quando será realizada uma palestra sobre o tema, no auditório do Distrito de Irrigação Formoso. A palestra também será ministrada por Laís Correia. Na terça-feira (02/02) e na quarta-feira (03/02), acontecerão mutirões semelhantes ao que será realizado na sede da superintendência, nos dois locais de maior concentração populacional no perímetro, os setores 4 e 33.

“Essa parceria com a Codevasf no combate ao mosquito é muito bem-vinda. Importante para ampliar nossas condições de sensibilizar as pessoas que o combate é feito todos os dias. A gente precisa evitar a formação de criadouros e que os mosquitos se proliferem, contaminando as pessoas. A ação, junto com a Codevasf, no Projeto Formoso, vem a somar porque vamos intensificar o combate em uma área que já teve um grande número de casos positivos de dengue em 2009. E com o apoio da Codevasf o nosso trabalho ficará ainda melhor”, disse Laís Correia, diretora de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa.

“Nós já fazemos normalmente um trabalho de combate ao Aedes Aegypti. Só que, cada vez mais, a gente tem percebido que ele tem ganhado força. E tomou uma proporção muito grande. É um trabalho contínuo e nós precisamos, neste momento, da participação de toda a sociedade. Toda. Por isso, estamos nesta parceria, em caráter de guerra, com a Codevasf, e outros órgãos federais, estaduais ou municipais. Todos devem estar imbuídos de acabar com o Aedes Aegypti. Todo mundo deve fazer a sua parte porque não adianta educar, conscientizar, fazer um mutirão, se os cuidados não forem mantidos ao longo do tempo”, disse Marcélio Magno da Silva, secretário de Saúde, de Bom Jesus da Lapa.

Os empregados da Codevasf lotados no Escritório de Irecê também já assistiram a uma palestra realizada pela Secretaria de Saúde do município de Irecê, na tarde desta quinta-feira (28/01).

Programação:

Sede da 2ª Superintendência Regional

Sexta-feira (29/01), pela manhã – será realizado, na sede da 2ª SR, mutirão, com o acompanhamento dos agentes municipais de endemias e participação dos empregados, para identificação e eliminação de potenciais focos do mosquito.

Segunda-feira (01/02), às 15h - será realizada uma palestra sobre o tema, no auditório do Distrito de Irrigação Formoso.

Terça-feira (02/02) e quarta-feira (03/02) - acontecerão mutirões semelhantes ao que será realizado na sede da superintendência, nos dois locais de maior concentração populacional no perímetro.

Escritório de Guanambi

Sexta-feira (29/1), pela manhã – será realizada uma vistoria, em conjunto com a Secretaria de Saúde do município de Sebastião Laranjeiras, na Sede do Distrito de Irrigação de Estreito e no Núcleo Habitacional 3 do Distrito.

Segunda-feira (01/02), a partir das 8h – No escritório de Guanambi, será realizada, por representantes da equipe de Vigilância Sanitária de Guanambi, uma palestra para os funcionários do Escritório. Também será realizada vistoria na área do Escritório.

Segunda-feira (01/02), pela tarde – No perímetro de Ceraíma, a mesma equipe realizará palestra para os produtores na sede da Cooperativa Agrícola de Ceraíma.

Terça-feira (02/02), pela manhã – No perímetro de Estreito, será realizada palestra, pela Secretaria de Saúde de Urandi, para os irrigantes dos Núcleos Habitacionais 1 e 2 do perímetro de Estreito. No mesmo dia, será realizada vistoria no Núcleo Habitacional 2.

Escritório de Santa Maria da Vitória 

Sexta-feira (29/01) – Acontecerá um mutirão com a participação de todos os funcionários para identificação e eliminação de possíveis pontos de foco dentro da área do Escritório de Santa Maria da Vitória.  

Terça-feira (02/01) – Serão realizadas, pela Secretaria de Saúde do município de Coribe, palestras no Povoado de Colônia de Formoso e no Perímetro de Formosinho. Também será encaminhado, à Secretaria de Saúde, documento de solicitação para a contratação de agentes de endemia que passem a atuar no Povoado de Colônia de Formoso, algo que não existe atualmente.

Escritório de Irecê

Sexta-feira (29/01) – Na sede do Escritório de Irecê, será realizado um mutirão, com acompanhamento dos agentes municipais de endemias, para identificação de focos do mosquito e as formas de combatê-los, com a participação de todos os funcionários.

OBS: As ações no Baixio de Irecê, no perímetro de Mirorós e no Cebatsa acontecerão após o período da campanha, em virtude das fortes e constantes chuvas, que caem na região desde o início do ano e com previsão de continuidade, impossibilitando o acesso a esses locais.

Escritório de Barreiras

Entre sexta-feira (29/01) e quinta-feira (04/02), serão realizados mutirões para identificação e eliminação de possíveis focos, com a participação dos funcionários e de representantes das secretarias de saúde dos municípios, na sede do Escritório e nas sedes dos Distritos de Nupeba, Riacho Grande, Barreiras Norte e São Desidério/Barreiras Sul. As datas ainda não estão definidas.

Também será solicitada, à Secretaria de Saúde de Barreiras, a limpeza de um canal que passa na área da sede do Escritório de Barreiras.

Veja fotografias ilustrativas no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157664072069045

Ouça a Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf