Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Codevasf em Petrolina em alerta permanente contra o Aedes Aegypit
conteúdo

Notícias

Codevasf em Petrolina em alerta permanente contra o Aedes Aegypit

Ao longo do último mês, a Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem trabalhado fortemente no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunya e do zika vírus.
publicado: 11/03/2016 10h05, última modificação: 01/11/2022 14h36

Ao longo do último mês, a Superintendência Regional da Codevasf em Pernambuco tem trabalhado fortemente no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunya e do zika vírus.

O primeiro ato na sede da Superintendência, em Petrolina, foi a realização de palestra de conscientização dada pela diretora da área de Vigilância em saúde da prefeitura, Silvana Mudo. Enquanto ela ministrava e tirava as dúvidas dos funcionários a respeito do combate ao mosquito e dos sintomas da dengue, chicungunya e zika, os técnicos vistoriavam todo o prédio a procura de potenciais focos do mosquito.

O trabalho de vistoria e de conscientização não ficou restrito ao prédio da Companhia e a seus funcionários. A Codevasf promoveu um dia de palestras na sede do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, onde o conselho do perímetro recebeu formação sobre prevenção e combate ao mosquito e ficou incumbido de repassar essas informações a todos os produtores da região. Em breve, haverá visita a lotes dos perímetros de irrigação públicos de Petrolina para que os produtores aprendam a identificar locais propícios a procriação do mosquito e erradicá-los.

Além disso, técnicos visitaram o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB), mantido pela Codevasf, procurando focos do mosquito e também orientando os responsáveis pelo local sobre como evitar que os locais com acúmulo de água se tornem áreas propícias a procriação do mosquito.

O CIB, aliás, foi responsável por uma das principais ações da Codevasf no combate ao Aedes Aegypti durante este ano. Em parceria com a prefeitura municipal de Petrolina, a Codevasf tem inserido peixes em locais onde ocorreu acúmulo de água, devido às chuvas de verão, e formaram-se pequenos lagos. Esses peixes se alimentam das larvas dos mosquitos que acabam se proliferando nessas áreas. Durante o último mês foram realizados ações de peixamento em áreas de foco do mosquito. Ao todo, foram cerca de 30 mil alevinos de tilápia distribuídos em diversas áreas do município.

De acordo com o engenheiro de pesca da Codevasf em Pernambuco, Rozzano Figueiredo, estudos comprovam que peixamentos como esse são importantes aliados na eliminação de larvas de mosquitos. “Nós estamos usando alevinos de tilápia, que é uma espécie bastante resistente a baixos níveis de oxigênio e a altas temperaturas, e que se alimenta de larvas de mosquitos. Além disso, era a espécie que tínhamos em maior quantidade e em condições ideais no Centro de Recursos Pesqueiros. Como essa é uma ação urgente, não poderíamos esperar que outras espécies se desenvolvessem para que pudéssemos iniciar esse trabalho”, explica.

A expectativa da Codevasf e da prefeitura de Petrolina é de que sejam realizados novos peixamentos caso haja mais áreas com necessidade de alevinos ou os locais alagados permaneçam assim por muito tempo.


Ouça a Rádio Codevasf:
https://soundcloud.com/codevasf

Veja fotografias no perfil da Codevasf no Flickr:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157664103459915