Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Estudantes participam de curso de construções para aquicultura promovido pela Codevasf
conteúdo

Notícias

Estudantes participam de curso de construções para aquicultura promovido pela Codevasf

A Codevasf promoveu um curso sobre construções para aquicultura voltado a estudantes universitários. A capacitação foi realizada nessa quarta-feira (09), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, e reuniu 14 alunos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As atividades tiveram como foco o aprimoramento de técnicas e a identificação de localidades para o cultivo de peixes e alevinos.
publicado: 10/03/2016 16h51, última modificação: 01/11/2022 14h36

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu um curso sobre construções para aquicultura voltado a estudantes universitários. A capacitação foi realizada nessa quarta-feira (09), no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, e reuniu 14 alunos do curso de engenharia de pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). As atividades tiveram como foco o aprimoramento de técnicas e a identificação de localidades para o cultivo de peixes e alevinos.

O curso abordou temas como planos de negócios para aquicultura, discutindo aspectos como sistemas de produção e custos, e a infraestrutura necessária para a produção, a exemplo de abastecimento de água, viveiros, depósito de ração, entre outros itens. Após as discussões teóricas, os participantes realizaram atividades práticas nas dependências do centro, obtendo informações sobre técnicas e apetrechos. O treinamento teve oito horas de duração. Uma nova turma deverá ser aberta em breve.

A realização do curso atendeu a uma demanda apresentada pela própria Ufal, instituição parceira da Codevasf e com a qual são realizadas, de forma conjunta, capacitações, eventos e pesquisas científicas. O treinamento foi ministrado pelos engenheiros de pesca da Codevasf Ana Helena Gomes da Silva, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, e Iru Guimarães.

A engenheira de pesca Ana Helena Gomes da Silva afirmou que a ação consolida a Codevasf como uma referência na área de recursos pesqueiros. “O objetivo principal desse curso é a transmissão de conhecimento relativo ao uso e implantação de projetos que respeitem o meio ambiente para a futura comunidade técnica e científica, além de promover o fortalecimento da parceria com a Ufal”, explicou Ana Helena.

O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, Said Schoucair, destacou o papel desempenhado pelo centro integrado de Betume na região do Baixo São Francisco sergipano. “A unidade é responsável pela realização de peixamentos e pela doação de alevinos a pequenos produtores, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a geração de renda para a região”, declarou.

No final de fevereiro, a Codevasf reinaugurou o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume. A solenidade marcou a conclusão da primeira etapa das obras de ampliação e modernização da unidade, nas quais foram investidos recursos da ordem de R$ 1,1 milhão. Estão em andamento as obras referentes à segunda etapa, que representa um investimento de R$ 2,7 milhões da Codevasf.

As obras já concluídas incluem a reforma da sede, de laboratórios, do galpão de manejo de alevinos, do auditório, dos alojamentos, entre outros itens. As obras referentes à segunda etapa, com previsão de conclusão para junho de 2016, incluem a construção e reforma de viveiros, a pavimentação de vias de circulação internas, a reabilitação do sistema de captação e a reforma do reservatório de compensação. Ao final das obras, a capacidade de produção da unidade deve ser ampliada de 4 milhões para 8 milhões de alevinos por ano.

Veja fotografias ilustrativas no Flickr da Codevasf:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157663387069054

Ouça a Rádio Codevasf:

https://soundcloud.com/codevasf