Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2005
Águas subterrâneas são destaque no XV Conird por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

“Parcerias Público-Privadas na Agricultura Irrigada”. Esse será o tema da conferência inaugural do XV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem – Conird que irá apresentar uma série de conferências, todas relacionadas às formas de utilização da água. O Congresso acontece de 16 a 21 de outubro, em Teresina (PI). O XV Conird irá sediar também o Simpósio Internacional de Uso das Águas Subterrâneas na Agricultura Irrigada. O evento recebe o apoio da Codevasf, com a participação da Sétima Superintendência da Companhia.

Convênio com Prefeitura de Matões (MA) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf assinou convênio com a Prefeitura Municipal de Matões, no Maranhão, para implantação de dois sistemas de abastecimento de água nos povoados de Pedreiras e Boa Esperança, na zona rural do município. A assinatura aconteceu hoje (14) com a presença do presidente da Empresa, Luiz Carlos Everton de Farias.

Selo em homenagem ao Rio São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em evento conjunto com a Codevasf, lançou no dia 11 de outubro em Penedo-AL, o selo “São Francisco – O Rio da Integração Nacional”. O lançamento foi no Restaurante Forte da Rocheira, localizado no alto do rochedo que deu nome à cidade de Penedo, a primeira povoação do vale do São Francisco, fundada em 1560.

Zoneamento ecológico para Bacia do Parnaíba por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Aconteceu agora pela manhã (13/10) na Universidade Federal do Maranhão solenidade de assinatura de contrato com o objetivo de garantir o desenvolvimento regional da Planície Litorânea da Bacia do Parnaíba. A assinatura do contrato entre a Codevasf e a UFMA contou com a presença de várias autoridades do governo do Estado, entre elas, secretário de Ciência e Tecnologia, de Cidades, Agricultura, representantes de São Luís, capital do Maranhão, técnicos, políticos e professores.

Reconhecimento na área social por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf, por meio do Projeto Amanhã, foi uma das empresas certificadas como parceira do Fome Zero durante o evento Mostra Brasil Fome Zero ocorrido hoje (11), no Palácio do Planalto. O presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, recebeu o certificado das mãos do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e diversas autoridades, faz parte da programação da Semana Mundial da Alimentação, promovida pelo Consea - Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Convênio para revitalização na Semana do São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Bom Jesus da Lapa (BA) participou da Semana do Rio São Francisco – A revitalização que queremos - organizada pela Câmara Consultiva Setorial do Médio São Francisco. O Evento teve como objetivo a discussão das ações do Governo Federal no Programa de Revitalização do Rio São Francisco e foi realizado nos dias 7 e 8 de outubro, em Ibotirama (BA).

Capacitação para o desenvolvimento regional por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

A Diretoria da Área de Administração da Codevasf inicia o trabalho de reestruturação da Empresa através do Programa de Capacitação para o Desenvolvimento Regional. O objetivo é formar profissionais que possam atuar como transformadores e consultores em organizações públicas. Através da capacitação, os profissionais formados devem ter condições de oferecer aos clientes governamentais da Codevasf produtos e serviços de qualidade que atendam as especificidades da Companhia. “Nós iremos rever nossa estrutura e vamos trabalhar uma nova gestão de recursos humanos, consequentemente, precisamos capacitar melhor nossos profissionais”, explica a Diretora da Área de Administração da Codevasf, Ana Lourdes Nogueira Almeida.

Distribuição de peixes a entidades carentes por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Petrolina começa a distribuir, hoje (07), meia tonelada de peixes produzida na Estação de Piscicultura de Bebedouro a instituições assistenciais de Petrolina, dentre elas a Casa Lar e Ágape. Essa ação segue até o final da próxima semana.

Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Durante o dia de hoje (07), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura reúne-se na sede da Codevasf, em Brasília. Na pauta da reunião, constam a apresentação e discussão de modelos de organização para comercialização de frutas frescas e para agroindustrialização das frutas.

Codevasf no Fórum das Cidades do Vale do São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O desenvolvimento sustentável das cidades foi o tema de abertura do Fórum das Cidades do Vale do São Francisco que aconteceu no dia 29 de setembro, em Juazeiro (BA). As Superintendências Regionais da Codevasf Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) marcaram presença no evento com a divulgação das ações desenvolvidas em todo o Vale.

Codevasf na comemoração do aniversário do Velho Chico por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf participou ontem (04) em Penedo (AL), do dia comemorativo ao rio São Francisco, quando destacou o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Houve uma grande caminhada pelas principais ruas do Centro Histórico de Penedo, com a presença de cerca de mil pessoas, saindo próximo da sede da Codevasf, terminando à margem do rio São Francisco, onde foi realizado pela Codevasf um peixamento com juvenis de comprimento médio de 15 cm, de espécies nativas (Matrinxã e Curimatã-pacu), como um ato simbólico pela preservação da vida no rio.

Pescado no Semi-Árido piauiense por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

No dia 07 de outubro, será realizada a primeira despesca do projeto de piscicultura em tanques-redes, na Barragem de Bocaina (PI), a 324 quilômetros de Teresina. Esse projeto é executado por meio de Convênio entre a Codevasf, no Vale do Parnaíba, e o SEBRAE (PI), beneficiando, somente nesse município 40 famílias.

Água para Barragem Amargosa por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf concluiu as obras dos aquedutos 04 e 05, localizados no canal principal do Projeto Pontal (PE), e no dia 01 de outubro abasteceu a barragem de Amargosa com as águas do rio São Francisco por meio de dois bombeamentos consecutivos.

Unidade de Beneficiamento de Pescado em Propriá (SE) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Foi inaugurada hoje (03), no município de Propriá, localizado no Baixo São Francisco sergipano, uma Unidade de Beneficiamento de Pescado com capacidade para processar 5 toneladas de peixes por dia. Estiveram presentes o ministro da Pesca e da Aqüicultura, José Fritsch, o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, a diretora da Área de Administração, Ana Lourdes Nogueira Almeida, o superintendente da Codevasf em Sergipe, Paulo Viana, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson Oliveira, entre outras autoridades. A Unidade beneficiará 300 piscicultores da região.

Fundação Banco do Brasil certifica Projeto Marrecas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Projeto Comunitário de Irrigação de Marrecas, no município de São João do Piauí, foi um dos 105 escolhidos de um total de 658 outras ações que concorreram ao certificado do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais. O banco integra soluções que podem ser conhecidas e consultadas por tema, área de atuação, entidade executora, público-alvo, região, estado, problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários.

Cisternas beneficiam Norte de Minas por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Pelo menos 33 municípios do Norte de Minas serão beneficiados com a construção de 1.500 cisternas. O anúncio será feito sexta-feira (30/09) pelo presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias. Essa ação tem como parceiros o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Articulação no Semi-Árido (ASA). A programação inclui também a participação na 3ª Reunião Ordinária da Diretoria Plena, em Janaúba, da Associação Mineira de Municípios e na 1ª Festa do Produtor do Vale do Gorutuba, em Nova Porterinha, com a presença do prefeito Vilmar Soares de Oliveira. Nos dois eventos, o dirigente da Codevasf falará sobre a revitalização do rio São Francisco, além de investimentos previstos para ampliação e recuperação do Projeto Gorutuba.

Codevasf em simpósio internacional em Maceió por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Até o próximo sábado (01/10), Maceió (AL) está sediando o Simpósio Jardim Planetário 05 – Prospectivas das Savanas (Cerrado e Caatinga). A Codevasf participa do evento com stand para divulgação dos projetos desenvolvidos na região, com destaque para fruticultura irrigada, Projeto Amanhã, ações ambientais e piscicultura. Além da exposição, a Empresa participa de mesa- redonda sobre pesquisa de desenvolvimento do semi-árido e o assessor de promoção, marketing e comunicação em Alagoas, Eduardo Jorge Motta, profere palestra sobre a atuação da Companhia. O tema geral do simpósio é a gestão sustentável dos ecossistemas.

Codevasf participa de evento em Valença (PI) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A 22ª Exposição e Feira Agropecuária de Valença, no Piauí, terminou no domingo com uma avaliação positiva do evento. A Feira, que já integra o calendário do agronegócio piauiense, mobilizou toda microrregião de Valença por meio da venda e exposição de animais e produtos agrícolas. A Superintendência da Codevasf no Piauí marcou presença no evento fazendo a divulgação das ações que a empresa desenvolve nessa região.

Projeto Amanhã em Oeiras (PI) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Durante o 22º Congresso dos Jovens e Lavradores Rurais da Microrregião de Oeiras, no Piauí, aconteceu a inauguração das novas instalações da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (Funded), objeto de convênio firmado entre a Superintendêcia Regional da Codevasf no Piauí e a Fundação. Além da reforma, a parceria contemplou ações de capacitação nas áreas de organização social, apicultura, artesanato, dentre outros no âmbito do Projeto Amanhã.

Curso de Manejo e Conservação do Solo e da Água por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Começa amanhã (27), em Juazeiro (BA), o curso de Manejo e conservação do solo e da água, que tem apoio da Codevasf. O objetivo é capacitar técnicos da região e difundir tecnologias sobre manejo de solo e água; potencial e limitações do uso agrícola dos solos e implicações do uso inadequado do solo e água. O curso segue até o dia 29 deste mês.