Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005
conteúdo

2005

por admin publicado 01/07/2022 14h03, última modificação 01/11/2022 13h56
Notícias de 2005
Projeto Amanhã capacita jovens em apicultura por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Sergipe, por meio do Projeto Amanhã, está capacitando 30 jovens dos povoados de Aningas, Aguilhadas, Lagoa Redonda, Alagamar e Santa Isabel, município de Pirambu (SE), na área de apicultura. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Organização San Rafael, Petrobras, por meio do Programa Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC) e Sebrae do estado. Segundo o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, coordenador da ação, a expectativa é de que na região pelo menos 50% dos jovens ingressem de forma profissional na atividade apícola e sejam recuperados, no mínimo, 50 hectares de áreas florestais. Todo o processo produtivo será monitorado pela Codevasf de Sergipe.

Instalação da Ufba em Barreiras (BA) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf, por meio da Superintendência de Bom Jesus da Lapa, participou nesta semana, de reunião técnica para definição dos cursos e da localização do campus da Universidade Federal da Bahia. Participaram da reunião o superintendente de Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, o prefeito de Barreiras (BA), Saulo Pedrosa, a vice-prefeita de Barreiras Nilza Lima, o vice-reitor da (UFBA), Francisco José Gomes Mesquita, o pró–reitor de Graduação, Maerbal Marinho, a diretora do Instituto de Geociências da UFBA, Yeda de Andrade, professores da UFBA e representantes da sociedade civil.

Missão alemã em Juazeiro (BA) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Codevasf de Juazeiro (BA) recebeu a visita de cientistas alemães de vários Centros de Pesquisa (Institute for Technology in the Tropics-ITT, University of Applied Sciences Cologne, International Bureau of the Federal Ministry of Educacion and Research) daquele país, interessados em conhecer os investimentos na região. O objetivo é viabilizar acordos de cooperação técnica.

Turismo Sustentável no Baixo São Francisco por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Encerrou, nesta semana, em Propriá (SE), o Seminário “Plano de Ações Estratégicas e Integradas para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Baixo São Francisco”. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a partir dessa oficina realizada, concluiu o Plano de Ações para o Turismo Sustentável no Baixo São Francisco e a previsão é de que em outubro ele seja editado e distribuído pela ministra Marina Silva. Esse plano irá nortear os futuros projetos e financiamentos na área de turismo para a região.

Teste de bombeamento no Baixio de Irecê por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Com a presença do diretor da Área de Engenharia da Codevasf, Clementino Coelho, o superintendente de Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, consultores de irrigação, investidores da produção do dendê – Adendê (direcionada para o Biodiesel) e autoridades da região foram realizados testes da Estação de Bombeamento do Baixio de Irecê.

Aula inaugural no Projeto Formoso por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O Projeto Amanhã/Centro de Capacitação de Agricultores Familiares Irrigantes (Cecafi) do Projeto Formoso realizou, no último dia 19, a aula inaugural do segundo semestre deste ano, com a presença de autoridades, palestrantes, produtores e corpo técnico do Distrito de Irrigação, Assistência Técnica e do próprio Projeto Amanhã.

Saneamento básico em Pirapora (MG) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O convênio assinado entre a prefeitura de Pirapora (MG) e a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba irá garantir esgoto tratado e beneficiará centenas de famílias da região. O ato de assinatura aconteceu na sede da Companhia, em Brasília, com a presença do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, do prefeito de Pirapora, Warmillon Fonseca Braga (PFL), do superintendente da Companhia em Montes Claros (MG), Anderson de Vasconcelos Chaves, e do deputado federal, Cleuber Carneiro (PTB/MG).

Mamona e biodiesel do Vale por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Começou hoje (20), o I Seminário sobre Mamona e Biodiesel do Vale do São Francisco, em Petrolina (PE). Participaram da abertura a superintendente da Codevasf em Petrolina, Isabel Cristina de Oliveira, o superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Manoel Alcides Modesto, e o diretor geral da Embrapa Semi-árido, Pedro Gama.

Codevasf na Semana do Peixe por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Até o próximo dia 30, a Codevasf de Sergipe participa da Semana do Peixe. O evento, que começou na última quinta-feira (15), é promovido pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em Sergipe (SEAP/SE), e tem como objetivo ampliar a margem de consumo de peixe pela população.

Presidente recebe diretor do CFC por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, recebeu nesta tarde (19) o diretor gerente do CFC - Common Fund for Commodities, Ali Mchumo, para falar sobre o projeto de desenvolvimento do beneficiamento e do marketing da tilápia no São Francisco. O CFC está financiando esse projeto em parceria com a Codevasf e a Infopesca.

Opções de negócios por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Matéria divulgada no “Jornal da Cidade”, Sergipe Texto: Max Augusto O rio São Francisco é uma dádiva para o Nordeste. Infelizmente, o assunto mais em voga tem sido a transposição das suas águas, polêmica que vem envolvendo mais política do que discussões técnicas. Enquanto isso, os governantes esquecem de aproveitar aquele manancial, viabilizando o desenvolvimento sustentável da região, através do turismo e outras atividades.Mas, alguns pequenos empreendedores estão acordando para este potencial econômico que as águas do Velho Chico trazem consigo. Apoiados por instituições como o Sebrae e a Codevasf, eles estão desenvolvendo negócios que exigem um baixo investimento e podem ser uma excelente alternativa para as comunidades da região.

Escolas e estradas para Formoso (BA) por Walter Moura Costa — última modificação 01/11/2022 14h04

Nas instalações do antigo canteiro de obras do Projeto Formoso, foi realizada a cerimônia de inauguração da Escola Municipal de Bom Jesus da Lapa “Aparecida Velino”, que atenderá aos filhos de produtores recém assentados pela Codevasf no Projeto Formoso. No imóvel, cedido pela empresa, a capacidade é para 140 alunos, já matriculados.

Exposição sobre rio Parnaíba agrada crianças por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Um grupo de 24 alunos, na faixa etária de 06 e 07 anos, da Escola Pedacinho do Céu, localizada no Guará, em Brasília, visitou a exposição “Viagem Pitoresca pelo Rio Parnaíba” montada na sede da Codevasf, onde estão expostas pinturas e fotografias que retratam paisagens ao longo do rio. As crianças foram recebidas pelo artista plástico Otoniel Neto, que expõe seus quadros juntamente com as fotos de Eduardo Peixoto.

III Semana Nacional do Peixe por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

Amanhã (16), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República lançará oficialmente no Piauí a III Semana Nacional de Incentivo ao Consumo do Peixe, a realizar-se às 14h, no Auditório da Superintendência Federal de Agricultura.

Produtores em piscicultura são capacitados por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A Superintendência Regional de Petrolina (PE), por meio do Programa dos Arranjos Produtivos Locais, realiza a última etapa da capacitação em piscicultura, com as comunidades de Itacuruba, Belém do São Francisco e Jatobá, municípios de Pernambuco. O evento acontece nas sedes das associações envolvidas no Programa e beneficia cerca de 70 famílias.

Ações do APL de Apicultura em Dormentes (PE) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

No I Seminário Municipal para o Desenvolvimento da Apicultura, organizado pelo Banco do Nordeste (BNB), foram discutidos os resultados produzidos pelas ações da regional da Codevasf em Petrolina (PE) por meio do Programa de Apoio ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura. O evento, que aconteceu ontem, no município de Dormentes (PE), teve caráter interinstitucional e contou com a presença de representantes de órgãos governamentais, organizações não governamentais, além de sindicatos, associações e cooperativas.

Frutal gera negócios por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

A abertura da 12ª edição da Frutal (12/09), no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza (CE) contou com a participação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, do secretário de Agricultura do Estado do Ceará, Carlos Matos, do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, e outras autoridades. A feira reúne produtores de frutas e flores de vários estados e empresários europeus.

Saneamento básico para Penedo (AL) por Anoushe Duarte Silveira — última modificação 01/11/2022 14h04

O convênio, no valor de um milhão 426 mil reais, foi assinado na sede da Codevasf, na presença no presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, do diretor de Engenharia, Clementino Coelho e do prefeito de Penedo (AL), Macius Beltrão Siqueira (PSB). Com o recurso, a cidade irá ganhar a construção da rede de esgoto do Centro Histório. “A assinatura representa a maior obra da cidade, pois o saneamento básico é essencial para o desenvolvimento social e a prevenção de doenças”, afirmou o prefeito.