A Codevasf e a empresa francesa Dagris, maior produtora de algodão do mundo, criam grupo de trabalho para, no prazo de 15 dias, apresentarem proposta de intenções de parceria. A reunião contou com a presença do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, do representante da Dagris no Brasil, Gerard Sceerb, do superintendente regional da Codevasf de Bom Jesus da Lapa, Jonas Paulo, e de ténicos da empresa.
2005
O presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, foi um dos civis agraciados com a Medalha do Pacificador na Guarnição de Brasília outorgada pelo Exército Brasileiro. A solenidade de condecoração fez parte das comemorações do Dia do Soldado, 25 de agosto, realizada no Quartel-General do Exército, Praça Duque de Caxias, em Brasília.
Os resultados que a Codevasf vem obtendo com seus Arranjos Produtivos Locais (APLs) na área de piscicultura no norte de Minas Gerais, com o cultivo de peixes em tanques-redes, vão ser mostrados no próximo dia 31, em Belo Horizonte, no Seminário "Cultivo de Peixes em Tanques-Redes". A exposição será feita pelo engenheiro de pesca Jackson de Souza Rosa, chefe da Estação de Piscicultura do Gorutuba, e responsável pelo programa dos APLs de Aqüicultura na Superintendência Regional de Montes Claros.
Terminou hoje(25), em Penedo (AL), a oficina de trabalho para definir o papel da Codevasf, dos distritos de irrigação e dos produtores na execução e gerenciamento das atividades ambientais dos perímetros irrigados de Alagoas e Sergipe. O evento teve início ontem (24).
O Programa de Desenvolvimento Florestal do Vale do Parnaíba é apresentado na Fiesp para empresários da área de celulose e papel. Com o auditório lotado, o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, fala sobre as vantagens do programa e suas prioridades. O governador do Piauí, Wellington Dias, declarou que o programa representa oportunidades e geração de emprego e renda para a região.
As unidades gestoras representantes das dioceses da região do Médio São Francisco baiano reuniram-se, na última segunda-feira (22), na Codevasf em Bom Jesus da Lapa, para definir os municípios que participarão do Programa de Cisternas de Captação de Água de Chuva do Governo Federal. Ficou acertado um número de 70 a serem beneficiados. A iniciativa, que contempla este ano cerca de 3 mil cisternas, poderá ser ampliada com mais 2 mil unidades, face à complementação a ser feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A CODEVASF, em parceria com as associações de produtores dos municípios de Belém do São Francisco, Itacuruba e Jatobá, está capacitando piscicultores da região sobre qualidade da água e manejo alimentar. O treinamento, que teve início ontem e vai até amanhã, acontece nas sedes das respectivas associações.
A abertura da exposição sobre o Projeto Amanhã foi prestigiada por dirigentes e funcionários da empresa, além de convidados. A mostra, que vai até a próxima sexta-feira (26), está montada no Espaço Cultura Codevasf no hall de entrada do auditório, andar térreo.
Acontece hoje (terça-feira), às 16h, a abertura da exposição sobre o Projeto Amanhã com a presença do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias. A iniciativa representa uma oportunidade de levar ao conhecimento dos funcionários e visitantes da Codevasf as ações que vêm sendo implementadas pelo Projeto. A exposição faz parte do Projeto Cultura da Codevasf e estará aberta até o dia 29 de agosto.
A Revista Globo Rural, em sua edição de agosto, destaca a atuação da Codevasf no Piauí. O assunto abordado é a produção de tilápia no sul do Estado, no Projeto de Piscicultura desenvolvido em tanques-redes e viveiros nos municípios de Bocaína, São João do Piauí e Valença.
A Superintendência Regional da Codevasf de Petrolina está reunindo representantes de organizações de produtores dos Perímetros de Irrigação Senador Nilo Coelho, Área Maria Tereza e Bebedouro para definição do perfil dos técnicos a serem contratados e representantes da Planatec Engenharia e Planejamento LTDA, empresa que prestará os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER.
A Codevasf, por meio da sua 7ª Superintendência Regional, em Teresina, marca presença na XXIV EXPOAPA – Exposição e Feira Agropecuária de Parnaíba, que acontecerá de 21 a 28 de agosto, no Parque de Exposição Francisco Borges dos Santos. A realização é do Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Superintendência de Desenvolvimento Rural, e da Prefeitura de Municipal de Parnaíba.
Acontece durante toda a tarde de hoje (18), na sede da Codevasf, em Brasília, o Seminário “Cidades e Desenvolvimento Regional: Uma Tipologia das Cidades Brasileiras para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU”. O objetivo do evento é apresentar e discutir a tipologia das cidades brasileiras e o PNDU. A abertura dos trabalhos foi feita pelo secretário de Política de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Antonio Carlos Galvão, acompanhado do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, e Diretor Geral da Adene, José Zenóbio Vasconcelos.
As Superintendências Regionais da Codevasf em Alagoas e na Bahia participaram da instalação da Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Socioambiental (COLMEIA) de Paulo Afonso – Xingó, composta dos vários segmentos que atuam na bacia do São Francisco. Para representar a Codevasf, foi escolhida a chefe do Núcleo de Paulo Afonso, Gilca Dias de Santana. O evento, que aconteceu na última segunda-feira, foi promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, sob a liderança do coordenador para a revitalização no São Francisco, Maurício Laxe.
O levantamento dos usuários da bacia do Velho Chico já chega a 50 mil cadastros registrados nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Alagoas. A previsão é de que até o final do mês de setembro sejam concluídos os trabalhos de levantamento de campo, segundo informações do coordenador de Área de Apoio à Produção da Codevasf, Ubirajara Gomes.
A Biblioteca Geraldo Rocha informa que foi concluída a restauração de uma obra rara mantida em seu acervo histórico. Trata-se do livro “Hydrographie du Haut San-Francisco et du Rio das Velhas” elaborado por Emmanuel Liais no século XIX. O trabalho está exposto na Sala de Usuários onde todos podem constatar a enorme importância da preservação do patrimônio histórico da Codevasf.
Uma turma de 30 jovens, filhos de produtores rurais, estão participando do curso básico de horticultura no âmbito do Projeto Amanhã na Unidade de Capacitação de Arapiraca. As atividades tiveram início no final de julho com palestras proferidas pelo procurador-geral do município de Arapiraca, Dr. José Soares da Silva, e pela coordenadora pedagógica da unidade, Ednalva Pinheiro.
A exposição “Viagem Pitoresca pelo Rio Parnaíba” foi aberta hoje na Câmara dos Deputados com a presença do Presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias. A exposição itinerante, inspirada no rio que divide os estados do Piauí e Maranhão, é composta por pinturas de Otoniel Fernandes Neto e fotografias de Eduardo Peixoto. As fotos e pinturas ficarão no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, entre os dias 15 e 19 de agosto. Depois, seguirá para a Sede da Codevasf, na 601 Norte, onde ficará até o dia 16 de setembro.
Produtores de frutas in natura e produtos derivados dos vales do São Francisco e do Parnaíba terão a oportunidade de participar de duas rodadas de negócios com empresários europeus, uma em Fortaleza (CE), no mês de setembro, e outra em Juazeiro (BA), em outubro. Os encontros são integrantes de dois grandes eventos nas áreas de fruticultura e agricultura irrigada, respectivamente, Frutal 2005 e XVI Fenagri.
A Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, em parceria com o Sebrae e DNOCS, realizam, no próximo dia 17 (quarta-feira), o segundo povoamento dos tanques-redes localizados em Valença (PI), na barragem Mesa de Pedra, situada a 170km de Teresina. A iniciativa faz parte das atividades referentes ao Convênio firmado entre a Codevasf no Piauí e Sebrae/PI, cujo objetivo é a Implantação dos Projetos de Piscicultura em Tanques-Redes nos municípios de Valença do Piauí, São João do Piauí e Bocaina.