Notícias
Rodadas de negócios em Fortaleza e Juazeiro
Produtores de frutas in natura e produtos derivados dos vales do São Francisco e do Parnaíba terão a oportunidade de participar de duas rodadas de negócios com empresários europeus, uma em Fortaleza (CE), no mês de setembro, e outra em Juazeiro (BA), em outubro. Os encontros são integrantes de dois grandes eventos nas áreas de fruticultura e agricultura irrigada, respectivamente, Frutal 2005 e XVI Fenagri.
As rodadas de negócio têm como público alvo empresários da cadeia da fruticultura interessados em comercializar produtos na Europa e/ou adquirir serviços de logística e tecnologia daquele continente para melhorar produtos, processos e serviços. As iniciativas, das quais a Codevasf é colaboradora, serão promovidas no âmbito do Programa Al-Invest da Comissão Européia.
Na Frutal 2005, o encontro Fruit Brasil 2005 - Tecnologias Aplicadas à Cadeia Produtiva de Frutas, organizado pelo Eurocentro FIEC, será uma oportunidade para estreitar laços comerciais entre o Brasil e a União Européia, buscando compartilhar métodos e tecnologias aplicáveis às atividades produtivas (processamento, rotulagem, conservação) desse segmento.
Por sua vez, o Brazilian Fruits 2005, organizado pelos Eurocentros Citpar e PROMO Bahia, dentro da programação da XVI Fenagri, busca aproximar pequenas e médias empresas brasileiras de empresas européias no intuito de alavancar relações comerciais entre as mesmas. “Espera-se que o encontro possa gerar um aumento das exportações de frutas brasileiras para a Europa, principalmente por parte das pequenas e médias empresas”, explica Bernardo Costa, gerente de atendimento empresarial do PROMO Bahia.
Os interessados em participar das rodadas de negócios devem solicitar o formulário de inscrição na Codevasf em seu estado, ou diretamente com o Eurocentro Codevasf, em Brasília, por telefone 61 3312-4758, fax 61 3223-8819, ou e-mail: eurocentro@codevasf.gov.br.
O Al-Invest é uma iniciativa da Comissão Européia. O objetivo é impulsionar e fortalecer a cooperação econômica entre as empresas européias e latino-americanas promovendo os investimentos e o fluxo comercial entre as regiões. Desde seu início, em 1994, mais de 30 mil companhias foram beneficiadas através dos 380 encontros realizados até a atualidade, os quais geraram negócios de mais de 350 milhões de euros.