Notícias
Fundação Banco do Brasil certifica Projeto Marrecas
O Projeto Comunitário de Irrigação de Marrecas, no município de São João do Piauí, foi um dos 105 escolhidos de um total de 658 outras ações que concorreram ao certificado do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais. O banco integra soluções que podem ser conhecidas e consultadas por tema, área de atuação, entidade executora, público-alvo, região, estado, problemas solucionados, municípios atendidos, recursos necessários.
Desenvolvido a partir do empenho inicial do superintendente da Codevasf no Piauí, Hildo Diniz, o poço tubular profundo que jorrava 180 mil metros cúbicos de água diariamente, foi contido através de tubulações e registros.
A Codevasf construiu adutoras, chafarizes, bebedouros na caatinga, lavanderia e áreas de irrigação, e agora, sem nenhum gasto com energia, utilizando somente a pressão natural do poço, a fonte é utilizada de maneira racional no fornecimento hídrico para famílias da comunidade Marrecas. Hoje, as cerca de 250 famílias poderão ampliar seus rebanhos, pois têm a garantia de mantê-los, nas épocas secas, tanto no que tange à dessedentação animal quanto na irrigação de pastagens.
Os pequenos agricultores também se beneficiaram com a irrigação de diversas culturas agrícolas, podem cultivar espécies vegetais mais nobres e rentáveis, como a goiabeira, maracujá e até mesmo a uva. Além desses benefícios, a saúde daquela população está melhor atendida, pois tem acesso a uma água de características minerais. O resultado do concurso foi divulgado pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás e Unesco, e as informações estarão disponibilizadas, inclusive com as traduções para o inglês e o espanhol, no site www.tecnologiasocial.org.br .