O Água para Todos avança, nesta semana, no norte da Bahia. O destaque da programação é o fornecimento de 350 cisternas de polietileno em Umburanas e 245 em Santa Brígida, totalizando 595 reservatórios, os quais serão armazenados em local específico para posterior instalação. Também haverá atividades do programa em Chorrochó e Uauá.
2007
A piscicultura como atividade econômica para geração de renda de jovens empreendedores no Baixo São Francisco alagoano já é uma realidade. Um grupo de 31 jovens rurais de Porto Real do Colégio (AL) está participando de um curso básico de piscicultura em tanques-rede oferecido pela unidade do Projeto Amanhã da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município.
Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto), a Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA) e a Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (ACAVASF), com o apoio de outras instituições preocupadas com o desenvolvimento do setor agropecuário na região, realizaram, nessa terça-feira (28), o Dia do Campo Limpo no canteiro de obras do Perímetro Irrigado Salitre. O evento contou com a participação de cerca de 300 produtores rurais de Juazeiro e cidades vizinhas, além de engenheiros, técnicos e empresários do setor.
O programa Repórter Brasil, exibido no último dia 23 na TV Brasil, apresentou uma reportagem sobre o trabalho da Codevasf no projeto-piloto sobre a “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”.
O programa Água para Todos dá continuidade às atividades no Maranhão e no Piauí nesta semana. No Maranhão, 100 famílias receberão da Codevasf cisternas de consumo, enquanto no Piauí outras 100 famílias serão beneficiadas com os reservatórios.
Contribuir para a revitalização da bacia do rio São Francisco. Esse é o principal objetivo dos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura operados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Essas unidades são resultado da estruturação das antigas estações de piscicultura implantadas pela empresa e hoje têm se tornado referência em atividades como pesquisa e reprodução de peixes para repovoamento do rio e fomento à aquicultura comercial.
A Codevasf intensifica suas ações nas cadeias produtivas do caju e do mel no Piauí, fortalecendo a parceria entre a Companhia, o Ministério da Integração Nacional e o governo do estado.
As ações do programa Água para Todos prosseguem em Sergipe e em Minas Gerais. No estado mineiro, as atividades da semana estão sendo voltadas para cadastramento e capacitação de famílias. Em Sergipe, que já conta com 962 cisternas, a previsão é instalar mais 50 reservatórios até esta sexta (31), todos no município de Canindé de São Francisco.
O programa Água para Todos está avançando nas ações que visam garantir o recurso hídrico para produção agrícola e alimentar, a “segunda água”, na região do Médio São Francisco baiano.
Começaram nesta semana os primeiros testes em equipamentos da Adutora do Algodão, a maior obra em andamento na região de Guanambi, oeste da Bahia, no Médio São Francisco.
O programa Água para Todos está avançando nas ações que visam garantir o recurso hídrico para produção agrícola e alimentar, a “segunda água”, na região do Médio São Francisco baiano. A Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa está executando 20 barreiros nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Matina, Bom Jesus da Lapa e Pindaí.
O programa Água para Todos marca presença entre as atrações da 56ª Exposição Agropecuária do Maranhão, que vai até o dia 9 de setembro, no Parque Independência, em São Luís (MA).
O programa Água para Todos continua com as atividades no semiárido de Alagoas e Minas Gerais, capacitando e cadastrando as famílias que receberão as cisternas de consumo humano de água. No município de São João das Missões, em Minas, 340 famílias serão cadastradas para receber as cisternas, enquanto em Alagoas famílias dos municípios de Sítio Barraca, Sítio Presença, Sítio Novo, Sítio Alto da Vila, Sítio Santo Antônio e Assentamento São José serão cadastradas e receberão a capacitação.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI) -, irá contratar 143 novos empregados para atuar em diversas áreas, todos provenientes do último concurso público realizado pela Companhia. A autorização, que permite a contratação imediata, foi concedida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia de 19 de agosto.
Um grupo de mulheres de diversas comunidades do município de Neópolis (SE) visitou, nesta quarta-feira (05), a área do Projeto Amanhã no perímetro de irrigação Betume. O objetivo foi conhecer a unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que representa um modelo para produção de alimentos sem agrotóxicos, além de servir para capacitação de produtores familiares interessados nesse tipo de atividade.
A I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR) avança na promoção de um debate de âmbito nacional, do qual resulte princípios e diretrizes para a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR.
Uma comissão do Distrito de Nupeba e Riacho Grande (DNR), em Barreiras (BA), foi recebida nesta quarta pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, em Brasilia. O tema da reunião foi a possibilidade de remanejamento de produtores irrigantes do perímetro de Mirorós, no município baiano de Ibipeba, para os perímetros de Nupeba e Riacho Grande. O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, explicou à comissão que um estudo técnico está sendo feito no sentido de se avaliar a aptidão do perímetro de Nupeba para a agricultura irrigada. O relatório final desse estudo deverá estar concluído na primeira quinzena de outubro, e trará a identificação das áreas potenciais para o remanejamento de produtores. Elmo Vaz informou ainda à comissão que deverá visitar a área dos perímetros de Nupeba e Riacho Grande no próximo dia 13, quinta-feira.
Nesta semana, as equipes do programa Água para Todos estão dando atenção especial ao cadastramento de mais beneficiários da região norte da Bahia, que receberão o sistema para captação e armazenamento de água. Na área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, localizada em Juazeiro, 3.725 beneficiários já foram cadastrados para o recebimento de cisternas de polietileno.
O programa Água para Todos continua com atividades em Sergipe. Já foram instaladas no estado 1.063 cisternas de polietileno e, nesta semana, haverá instalação de mais 110 reservatórios nos municípios Porto da Folha e Canindé do São Francisco. Ao todo, o programa tem como meta beneficiar 3.507 famílias sergipanas com acesso à água para consumo humano.
Com o objetivo de ampliar a capacidade de processamento do coco macaúba, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), está investindo recursos da ordem de R$ 165 mil em equipamentos e materiais para a unidade de produção e beneficiamento instalada pela empresa na comunidade Riacho D'anta, em Montes Claros (MG).