Notícias
Grupo de agricultoras conhece produção agroecológica em Sergipe
Um grupo de mulheres de diversas comunidades do município de Neópolis (SE) visitou, nesta quarta-feira (05), a área do Projeto Amanhã no perímetro de irrigação Betume. O objetivo foi conhecer a unidade de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que representa um modelo para produção de alimentos sem agrotóxicos, além de servir para capacitação de produtores familiares interessados nesse tipo de atividade. A visita também teve a participação de representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Endagro).
As agricultoras já trabalham com produção orgânica de hortaliças que, a cada 15 dias, são comercializadas em uma feira em Neópolis. Com a visita, elas buscaram ampliar seus conhecimentos na área, aprendendo algumas práticas utilizadas na agroecologia como adubação verde, compostagem, irrigação por gotejamento, criação de aves e minhocas.
A próxima etapa será a participação do grupo em um curso de Introdução à Agroecologia, ministrado pelo engenheiro agrônomo Júlio Silva ainda neste mês de setembro. “Nesse curso, serão ensinadas boas práticas agrícolas para que essas mulheres possam introduzir os conhecimentos em suas propriedades. A visita de hoje também foi importante, pois, vendo a experiência na prática, é mais fácil aprender”, afirmou o engenheiro.
Em Sergipe, o PAIS foi implantado em maio de 2009. Ao todo, já foram instaladas 73 unidades em todo o estado, algumas em parceria com o Sebrae. A produção atende ao consumo próprio das famílias dos agricultores, e o excedente é comercializado em feiras ou é destinado à merenda escolar, por exemplo.