Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2007 > TV Brasil exibe reportagem sobre industrialização do caranguejo-uçá
conteúdo

Notícias

TV Brasil exibe reportagem sobre industrialização do caranguejo-uçá

O programa Repórter Brasil, exibido no último dia 23 na TV Brasil, apresentou uma reportagem sobre o trabalho da Codevasf no projeto-piloto sobre a “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”.
publicado: 29/08/2012 11h47, última modificação: 06/10/2023 17h10


O programa Repórter Brasil, exibido no último dia 23 na TV Brasil, apresentou uma reportagem sobre o trabalho da Codevasf no projeto-piloto sobre a “Industrialização do caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba”.

O estudo da Companhia objetiva desenvolver produtos com maior valor agregado, reduzir de forma significativa a mortalidade que ocorre ao longo da cadeia produtiva pelo aproveitamento industrial do caranguejo-uçá na própria região e, como consequência, reduzir o esforço de captura e melhorar a sustentabilidade da exploração do caranguejo-uçá. Além disso, visa incrementar a renda e a profissionalização do setor, melhorando as condições de vida das populações dedicadas a essa atividade extrativista.

Na matéria, a emissora entrevista o engenheiro de pesca Albert Rosa, técnico da Codevasf e coordenador do projeto, que explica que a industrialização do caranguejo-uçá é altamente viável. Além disso, traz depoimentos de catadores da região.

O “Projeto piloto de industrialização do caranguejo-uçá no território da planície litorânea do Parnaíba, nos estados do Piauí e do Maranhão” contou com recursos do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais, tendo como um dos executores o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). É também uma parceria firmada entre a Codevasf, a Fundação de Educação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) e a Secom Aquicultura, Indústria e Comércio S.A, localizada em Luís Correia (PI) que disponibilizou seu frigorífico e adaptou suas instalações para o desenvolvimento de tecnologia de industrialização de caranguejo.

Veja mais detalhes da reportagem da TV Brasil clicando no link http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil-manha/episodio/producao-de-caranguejos-passa-por-industrializacao-no-piaui